Catarata congênita: você sabe o que é?

catarata congênita afeta visão de bebês

A catarata é uma doença de origem multifatorial que se caracteriza pela perda de transparência do cristalino, que são as “lentes” naturais do olho responsáveis pela focalização das imagens. À medida que a condição avança, essa estrutura se torna mais opaca, causando perda parcial ou mesmo total da visão.

De fato, a catarata é a principal causa de cegueira reversível em todo o mundo, sendo responsável por quase 50% dos casos registrados, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A catarata pode ser causada por diferentes fatores, podendo ser congênita ou adquirida. Nesse sentido, a causa mais comum é o envelhecimento do cristalino em decorrência da idade, chamada de catarata senil.
Porém, a catarata congênita também merece muita atenção, já que é uma das principais responsáveis pela cegueira infantil. E é sobre ela que falaremos hoje.

O que é catarata congênita?

Trata-se uma má-formação do cristalino que pode ocorrer ainda durante a gestação. Sendo assim, a criança pode nascer com essa condição, ou desenvolver ao longo do primeiro ano de vida do bebê.

A catarata congênita pode afetar somente um como ambos os olhos, sendo dificilmente notada sem a realização dos exames adequados.

Quais as principais causas e sintomas da catarata congênita?

A catarata congênita pode se dar por fatores hereditários, por conta de anomalias no desenvolvimento do bebê ou ainda por intercorrências ao longo da gestação, como infecções, doenças contraídas pela mãe – como rubéola, toxoplasmose e sífilis materna -, excesso de radiação ou ainda pelo consumo de álcool e tabaco.

Em muitos casos, a dificuldade em se perceber a catarata nas crianças faz com que a doença passe despercebida. Nessas situações, o desenvolvimento da criança pode ser sofrer graves prejuízos.

O sintoma mais característico da catarata congênita é o embranquecimento do olho, como se houvesse uma película sobre o globo ocular, criando a sensação de pupila opaca. No entanto, condições como estrabismo e movimento não coordenado dos olhos também podem indicar a presença de catarata congênita.

Além disso, é importante atentar para outras características. Você pode ficar atento a sintomas de catarata como: alta rejeição à luz, dificuldade em encontrar itens pequenos enquanto engatinha e alterações na maneira de tatear e pegar brinquedos e outros objetos.

A principal forma de diagnóstico da catarata congênita por meio do exame do reflexo vermelho, também conhecido teste do olhinho. O exame consiste na projeção de uma luz especial sobre o olho da criança, permitindo ao oftalmologista observar quaisquer alterações nas estruturas oculares e ajudando na prevenção à cegueira irreversível.

O exame deve ser realizado, preferencialmente, nas primeiras horas de vida ou antes mesmo que o bebê deixe a maternidade. Depois, é fundamental que haja acompanhamento constante por parte do médico nas consultas de rotina que devem ser feitas durante o primeiro ano de vida.

Catarata congênita tem cura?

Apesar de novas formas estarem sendo testadas, a melhor alternativa para o tratamento da catarata congênita é a cirurgia de extração da doença. Nesse caso, o oftalmologista faz uma pequena incisão no olho para a remoção do cristalino afetado e a colocação de lentes intraoculares, que podem ser de plástico ou silicone.

Ao contrário do que acontecia há até poucos anos – em que se esperava a doença progredir antes de realizar a cirurgia – hoje a operação de catarata deve ser feita ainda nos primeiros estágios da doença, logo que for detectada na criança. Isso acontece porque os resultados costumam ser mais satisfatórios quando a intervenção é feita nas primeiras 12 semanas de vida.

Nesse sentido, fica clara a importância do acompanhamento oftalmológico periódico para um eventual diagnóstico precoce. Sendo a catarata congênita o principal fator que leva à cegueira infantil, é preciso se prevenir.

Por fim, após a operação, é necessário administrar colírios receitados pelo oftalmologista, indicados para aliviar o desconforto e evitar infecções.

Por que você deve procurar por um bom especialista

É necessário analisar a reputação e experiência do médico responsável que realizará o procedimento, afinal a cirurgia de catarata ainda pode trazer riscos e complicações pós-operatórias, por vezes decorridas de uma operação mal executada.

Para encontrar um oftalmologista bem conceituado busque referências, pesquise, veja as avaliações de outros pacientes, observe o currículo e a especialidade do profissional.

O mesmo cuidado vale na hora de escolher uma clínica. Analise indicações e depoimentos de pessoas que já fizeram tratamentos no local, veja a reputação da instituição, conheça o corpo clínico, o nível de especialização e o histórico profissional dos médicos.

Vale, também, frisar que saúde deve ser sempre uma prioridade, ainda mais quando nos referimos ao sentido mais importante do corpo humano. Lembre-se: a saúde do seu bebê vem em primeiro lugar (e sua também)!

Tratamento com a Clínica de Oftalmologia Integrada

Na Clínica de Oftalmologia Integrada, o tratamento é feito com tecnologia de última geração. A instituição conta com corpo clínico altamente qualificado, equipamentos modernos, centro cirúrgico próprio e muito bem estruturado.

Nela, você é tratado com respeito, humanidade e excelência no atendimento. Todos os profissionais estão preparados para examinar, diagnosticar e cuidar de qualquer problema oftalmológico, sempre priorizando o bem-estar do paciente.

Dentre os diversos tratamentos oferecidos, os mais procurados são cirurgia de catarata e cirurgia refrativa a laser — para casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Não adie mais os cuidados com a saúde dos seus olhos. Seja para realizar a cirurgia de catarata, seja para tratar qualquer outro problema oftalmológico, busque acompanhamento especializado e melhore a sua qualidade de vida.
__

Se você quiser saber ainda mais sobre catarata, você pode baixar gratuitamente o nosso Guia Definitivo da Catarata e tirar todas as suas dúvidas, ou ainda, agendar uma consulta com um de nossos especialistas em nossa clínica, localizada na Zona Oeste do RJ!

Dr. Guilherme Quinellato

Dr. Guilherme Quinellato

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários