Onde encontrar cirurgia de catarata com preço popular no RJ

Cirurgião usa máscara durante cirurgia

Quando se trata de cirurgia de catarata a preço popular, é importante que o paciente entenda quais são as opções disponíveis e qual é melhor para o seu orçamento.  

A catarata é uma condição onde ocorre a perda de transparência do cristalino do olho e é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo. 

Felizmente, ela pode ser curada por meio de procedimento cirúrgico. Inclusive, é possível fazer a cirurgia de catarata a preço popular no Rio de Janeiro e em outros estados. 

Na maioria das vezes, a catarata se desenvolve ao longo do tempo, de forma lenta, e provoca alguns sintomas como a visão embaçada. Isso acontece justamente porque o cristalino — que normalmente é transparente — fica embaçado. 

Os olhos conseguem enxergar devido ao processo da luz passar por uma lente transparente, que fica localizada atrás da íris (parte colorida dos olhos). 

A catarata cobre essa lente e o olho não consegue focalizar a luz que passa por ela. É isso que provoca a visão embaçada e, em alguns casos, a perda de visão. 

A cirurgia para catarata pode ser feita a partir do momento em que a condição começa a provocar problemas que afetam a segurança e o bem-estar. Por exemplo, quando a pessoa passa a ter dificuldade para dirigir ou ler. 

No entanto, não são todas as pessoas que podem pagar pela cirurgia. Nesse caso, é possível realizar o procedimento cirúrgico pelo SUS ou até mesmo buscar por clínicas com preço popular

Continue a leitura para saber mais sobre a cirurgia de catarata pelo SUS e como também é possível realizá-la de forma acessível. 

Boa leitura! 

Como a cirurgia de catarata é feita? 

Geralmente, a catarata começa a se desenvolver  por volta dos 40 anos. Porém, os sintomas costumam ser notados em torno dos 60, sendo uma doença comum nos idosos. 

Para realizar a cirurgia de catarata não existe uma idade ideal. No entanto, quanto antes ela for feita, mais rápido a condição será removida e a saúde dos olhos melhorada. 

Quanto mais o paciente demora para realizar o procedimento, mais a sua visão pode ser afetada, o que também pode gerar maiores complicações. 

A cirurgia é realizada por um cirurgião oftalmologista que, basicamente, faz uma pequena incisão no olho (ou olhos) para remover o cristalino opaco e, no lugar dele, colocar uma lente artificial — também conhecida como lente intraocular

Qual o valor da cirurgia de catarata? 

O valor da cirurgia de catarata varia bastante de acordo com a clínica que é escolhida para a realização do procedimento. 

O que pode fazer uma grande diferença no valor final é a escolha da lente intraocular que será introduzida no olho do paciente, bem como a técnica que é utilizada. 

No caso da cidade do Rio de Janeiro, a cirurgia pode variar entre 4 e 10 mil reais. E estamos falando do valor cobrado por cada olho.  

Como já citamos, o valor da cirurgia vai depender muito de alguns fatores. Caso você tenha interesse em realizá-la de forma particular, é muito importante pesquisar por clínicas que oferecem a cirurgia em um valor que caiba no seu bolso.

Caso não tenha condições de realizar a cirurgia de catarata de forma particular, existe a possibilidade de realizá-la pelo SUS. 

Se você mora no Rio de Janeiro, e gostaria de um orçamento para cirurgia de catarata, entre em contato conosco pelo Whatsapp!

Como é feita a cirurgia de catarata pelo SUS?

Para as pessoas que não podem pagar uma cirurgia de catarata, podem realizá-la pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para fazer o procedimento, é necessário que o paciente procure por um oftalmologista do próprio SUS. Ou seja, da rede pública. 

Esse médico precisa verificar qual é o caso do paciente. Ao identificar que a cirurgia é necessária, ele indicará que ela seja realizada. 

Infelizmente, fazer a cirurgia de catarata pelo SUS tem uma grande desvantagem: a fila de espera. 

O tempo que o paciente precisa esperar para realizar o procedimento — ou até mesmo outros tipos de cirurgias, exames ou consultas — pode ser longo e varia de acordo com cada cidade. 

Segundo o Datafolha, 45% dos pacientes que participaram de uma pesquisa realizada em 2020 disseram que já estavam na fila de espera do SUS há mais de 6 meses, aguardando por uma consulta, cirurgia ou exame. Já para 29% dos pacientes, o tempo de espera passa para 12 meses. 

Por mais que exista essa questão da demora para atendimento e realização do procedimento, a cirurgia de catarata costuma ser feita com frequência pelo SUS e tem boa qualidade. 

Quais são os cuidados depois da cirurgia? 

Depois que a cirurgia de catarata é feita, o indicado é que o paciente seja acomodado em algum local confortável e permaneça sentado. 

A recuperação costuma ser tranquila e, geralmente, a visão começa a voltar ao normal depois de algumas horas. Após alguns dias, o paciente já pode voltar a sua rotina. 

Mas, claro, é fundamental seguir todas as recomendações de cuidados feitas pelo médico. 

Também é importante que aplique corretamente os colírios que serão prescritos e que ajudam a evitar infecções, e seguir o repouso indicado. 

A cirurgia é contra indicada para alguém? 

Sim, a cirurgia de catarata não é indicada para pessoas que possuem determinadas doenças que não estão controladas, como a hipertensão e diabetes. O procedimento não deve ser realizado até que a doença seja controlada.

Além disso, algumas condições oculares também devem ser tratadas antes da cirurgia, como infecções oculares, por exemplo. 

Como conseguir a cirurgia a preço popular? 

Agora que você já sabe que pode optar por pagar para fazer a cirurgia de forma particular — e os valores podem variar bastante —, ou realizá-la de forma gratuita pelo SUS, é importante que conheça outra opção: cirurgia de catarata a preço popular

Essa opção é um meio termo para quem não pode pagar caro na cirurgia, mas também não quer ficar muito tempo na fila de espera do SUS, especialmente quando se trata de uma caso mais avançado.

Hoje em dia, é possível encontrar clínicas que oferecem consultas, exames e cirurgias em diferentes especialidades médicas, tudo a preço popular (acessível). 

Se você não quer esperar pelo SUS, mas também quer fazer cirurgia de catarata pelo menor preço, vale a pena considerar essa opção. 

Aqui na COI você tem acesso a diversos serviços oftalmológicos, tudo com preço acessível. 

Para agendar um check-up oftalmológico com um de nossos especialistas e saber mais sobre a cirurgia de catarata, clique no link abaixo! 

>> QUERO AGENDAR MINHA CONSULTA

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários