O que causa Catarata?

cinco fatores que influenciam o aparecimento da catarata ocular

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil há cerca de 2 milhões de portadores da catarata, que apesar de afetar mais pessoas idosas, também pode aparecer em jovens e até crianças. Mas, o que causa catarata ainda é uma pergunta muito comum.

O surgimento da catarata ocorre quando o cristalino, a lente que se encontra atrás da pupila e da íris, se torna opaco dificultando a visão.

Cristalino normal e cristalino com catarata
Cristalino normal e cristalino com catarata

A catarata é uma das causas mais comuns de perda da visão nas pessoas com mais de 40 anos de idade, e também considerada a principal causa de cegueira no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença causa cerca de 51% da cegueira de todo o mundo, atingindo cerca de 20 milhões de pessoas. Por isso ainda existem diversas dúvidas sobre essa condição.

Entender o que causa a catarata é muito importante para tentar prevenir a doença ou ficar alerta para possíveis sintomas, buscando assim o tratamento adequado o mais rápido possível.

5 fatores que podem causar a catarata

Veja a seguir os principais fatores que podem causar a catarata em diversas idades!

1. Hereditariedade

A hereditariedade é o principal fator determinante para saber se um indivíduo desenvolverá catarata, ou seja, se um indivíduo possui catarata, existe 70% de chances de que seus filhos venham a desenvolver catarata também. Mas além do fator genético, existem o que chamamos de fatores externos, que são situações em que as pessoas se expõem e que contribuem para o surgimento da catarata.

2. Tabagismo e uso do álcool

O hábito de fumar se relaciona com o surgimento da catarata, por causar a diminuição das defesas do organismo, o que gera a condição propícia para o desenvolvimento da doença ocular. O alcoolismo, pelo mesmo motivo, também está relacionado ao aparecimento da catarata.

cuidado com saúde dos olhos

3. Exposição aos raios ultravioleta

A exposição constante à radiação ultravioleta pode resultar no surgimento da catarata. A OMS tem uma estimativa de que até 20% dos casos de cegueira mundial sejam decorrentes da exposição constante à radiação UV. E, por isso, a recomendação é o uso de chapéus e bonés com abas largas, óculos de sol apropriados e a redução da exposição aos raios ultravioleta, especialmente, nos horários de maior intensidade.

4. Diabetes

Acredita-se que até 4% de todos os casos de catarata sejam atribuídos ao diabetes, devido aos problemas circulatórios que a doença causa, e outros, como a retinopatia diabética.

5. Esteroides

O uso prolongado de esteroides e medicamentos à base de cortisona também é um dos fatores que podem influenciar no surgimento da catarata.

Como prevenir o surgimento da catarata?

Existem diversas medidas preventivas para evitar a catarata. Entre elas, a alimentação pode fazer a diferença.

Consumir alimentos ricos em vitamina E, como semente de girassol, amêndoas e espinafre auxiliam e fortalecem a visão, bem como outros alimentos que sejam fontes de luteína, como espinafre, couve e outras verduras previne contra o aparecimento da doença.

Além disso, estudos mostram que vitaminas antioxidantes como a Vitamina C e os alimentos que contém ácidos graxos podem reduzir o risco de catarata.

Leia também: Alimentos bom para os olhos. 12 para o seu dia a dia

Qual o tratamento indicado para a catarata?

Quando os sintomas começam a aparecer, você pode ser capaz de melhorar a sua visão por um tempo usando óculos novos, ampliação, iluminação adequada ou outros recursos visuais.

Porém o tratamento eficaz é a cirurgia de catarata, fortemente recomendada para quando a doença evoluir o suficiente para prejudicar seriamente a sua visão e afetar sua vida diária.

Muitas pessoas consideram má visão um fato inevitável do envelhecimento, mas a cirurgia de catarata é um procedimento simples, relativamente indolor e de recuperação rápida.

Os riscos durante a cirurgia são muito pequenos, desde que realizado um pré-operatório eficaz e seguro. Durante a cirurgia, o cirurgião retira a catarata e a substitui por uma lente intraocula artificial. E após esse procedimento não existe a reincidência da catarata.

Se você quiser saber ainda mais sobre catarata, você pode baixar gratuitamente o nosso Guia Definitivo da Catarata e tirar todas as suas dúvidas, ou ainda, agendar uma consulta com um de nossos especialistas em nossa clínica, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro!

 

Saiba mais sobre a Catarata

Perguntas Frequentes sobre Catarata

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários