Tudo sobre a cirurgia de catarata: vantagens e riscos do procedimento

Exame oftalmológico sendo realizado em uma mulher

A cirurgia de catarata é um procedimento seguro que pode ser realizado com diferentes técnicas e lentes intraoculares. Entenda como essa operação é realizada.

A catarata é um problema crônico de saúde. Caso não seja tratada, essa doença pode levar a perda total de visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 51% dos casos de cegueira no planeta sejam causados pela catarata. 

O único tratamento disponível para essa doença é a cirurgia de catarata. Entender como esse procedimento é feito e quando ele é indicado é importante para que o paciente se sinta mais seguro antes, durante e depois da operação.

Por isso, neste artigo, explicaremos como esse procedimento é realizado, quais suas vantagens e riscos, e o que esperar do pós-operatório.

O que é catarata?

A catarata é uma doença ocular que torna o cristalino opaco. O cristalino é a lente natural do olho, estrutura responsável por permitir que a luz que entra no olho alcance a retina, onde as imagens são formadas. 

Se o cristalino se torna opaco, a luz não consegue chegar como deveria à retina. Por isso, a pessoa começa a sentir a visão embaçada ou turva. Normalmente, essa doença progride lentamente, podendo afetar primeiro um olho e depois o outro.

A principal causa dessa doença é o envelhecimento natural do cristalino. Nesse caso, ela recebe o nome de catarata senil. No entanto, esse não é o único tipo de catarata que a pessoa pode desenvolver.

O uso prolongado de certos medicamentos, diabetes, traumas oculares e até condições congênitas podem causar esse problema ocular. 

Quais são os sintomas da catarata?

O principal sintoma da catarata é a visão embaçada ou turva. A pessoa também pode desenvolver outros sinais da doença, como o aumento da sensibilidade à luz, visão dupla ou fantasma e dificuldade para enxergar à noite. 

Os portadores da doença também podem perceber que as cores das imagens estão desbotadas e que consegue enxergar halos ao redor da luz.

À medida que a doença avança, esses sintomas se agravam. Com o tempo, ela pode perder a vontade de fazer atividades simples, como ler, costurar e até caminhar, já que problemas de visão torna a pessoa mais suscetível a quedas.

Caso essa pessoa não faça o tratamento correto para a doença, seu quadro pode evoluir para a perda parcial ou completa da visão. 

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é o único tratamento eficiente disponível para curar a doença e restaurar a capacidade visual e a qualidade de vida do paciente. 

Durante o procedimento, o cristalino é removido e substituído por uma lente artificial transparente, também conhecida como lente intraocular.

Quando a cirurgia de catarata é indicada?

O procedimento cirúrgico é indicado quando os sintomas da catarata prejudicam a rotina e a qualidade de vida do portador da doença. 

Essa indicação deve ser feita pelo médico oftalmologista. Baseado nessas informações e nos seus exames oftalmológicos, o oftalmologista avalia se é necessário fazer o procedimento cirúrgico para a remoção da catarata e quando o paciente deve operar.

Como é o procedimento cirúrgico de remoção de catarata?

A primeira etapa da cirurgia de catarata consiste na realização da anestesia do paciente. Esse procedimento pode ser realizado com colírios anestésicos e anestesia local. Em seguida, o cirurgião deve iniciar a operação, que pode ser realizada com diferentes técnicas. 

As mais comuns são a técnica de extração extracapsular do cristalino (EECC) e de facoemulsificação (FACO). Embora essa extração extracapsular ainda seja adotada, a facoemulsificação é a técnica cirúrgica mais utilizada pelos oftalmologistas.

Essa técnica utiliza uma sonda de ultrassom. Após fazer uma pequena incisão no globo ocular, ele introduz uma cânula, um tubinho que vai permitir que a sonda chegue ao cristalino. 

Em seguida, o equipamento faz micro rupturas no cristalino, que é fragmentado e aspirado. Depois disso, o médico implanta a lente intraocular, que ficará no lugar do cristalino removido.

Para finalizar, é feito um curativo com gaze, tampão de acrílico ou óculos escuros, a depender da técnica e da preferência do médico e do paciente.

O tempo de duração da operação de catarata pode variar conforme o quadro do paciente. Normalmente, a cirurgia ocorre sem grandes complicações e dura, em média, 20 minutos.

Quais tipos de lentes intraoculares podem ser utilizados na cirurgia?

A lente intraocular implantada no paciente durante a cirurgia é personalizada, criada exclusivamente para se adequar ao formato do olho da pessoa. 

Ela também pode ter diferentes características e até funções adicionais. Dependendo do quadro da doença e das expectativas do paciente, o médico pode escolher entre lentes rígidas e flexíveis.

As lentes rígidas são pouco utilizadas e têm até sido evitadas. Isso porque elas exigem grandes incisões para a sua implantação e têm um pós-operatório mais complexo, que envolve uma recuperação mais lenta.

Já as lentes flexíveis utilizam uma tecnologia mais avançada, o que permite que elas sejam dobráveis. 

Por esse motivo, a incisão necessária para a sua implantação é menor, dispensando a necessidade de pontos. Além disso, a lente flexível pode ser utilizada na correção de erros de refração que o paciente já apresentava antes da cirurgia. 

Para isso, é possível escolher entre lentes monofocais (tóricas ou não-tóricas) e multifocais (tóricas ou não-tóricas e acomodativas). Cada uma delas é indicada para a correção de diferentes problemas oculares.

A recomendação é que o paciente converse com o oftalmologista antes da cirurgia da catarata para entender quais tipos de lentes são indicados para o seu caso.

Quais são os riscos da cirurgia de catarata?

Qualquer operação oferece riscos, incluindo a cirurgia de catarata. Embora seja raro, existem casos de pacientes que apresentaram alguns sintomas após a cirurgia. 

Esses sintomas incluem sangramento no olho, infecção ocular, descolamento de retina, olho roxo, visão embaçada, entre outros problemas.

No entanto, o desenvolvimento desses sinais é extremamente raro. Na verdade, a taxa geral de sucesso desse procedimento é estimada varia entre 90% e 95%

Quais os resultados esperados da cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata devolve a visão normal do paciente, ou seja, ele cura a doença. Por isso, a realização desse procedimento permite que a pessoa volte a fazer suas atividades rotineiras sem dificuldade e sem auxílio de outra pessoa. 

E dependendo da lente intraocular implantada, a dependência de uma correção óptica será menor. Outra vantagem associada a esse procedimento é o aumento da expectativa de vida do paciente. 

Segundo uma pesquisa publicada na revista JAMA Ophthalmology, considerada uma das mais importantes da área de oftalmologia, a cirurgia de catarata pode aumentar a longevidade dos portadores em cerca de 5 anos.

A pesquisa também mostrou que os pacientes operados apresentaram menor mortalidade associada a doenças vasculares, neurológicas, pulmonares, infecciosas e câncer. Além disso, por permitir que o paciente volte a enxergar melhor, a cirurgia também reduz o risco de queda, frequente na terceira idade.

Em outras palavras, a operação devolve a autonomia e qualidade de vida ao paciente, que recupera sua capacidade visual.

Como é a recuperação pós-cirúrgica do paciente?

Comparado a outras cirurgias oculares, a recuperação da cirurgia de catarata é notavelmente rápida. Embora o tempo de recuperação possa variar de acordo com o paciente, muitos indivíduos submetidos ao procedimento relatam uma melhora significativa na visão já nas primeiras 24 horas após a operação.

No entanto, a cura completa será alcançada apenas de 4 a 6 semanas depois da cirurgia. Apesar disso, não é necessário passar todo esse tempo de repouso. 

A recomendação é que o paciente tire de um a três dias de folga do trabalho para ter tempo suficiente para descansar e se recuperar bem da cirurgia. A maioria dos pacientes retoma muitas de suas atividades normais dentro de alguns dias.

Diversões simples, como ler, assistir TV, escrever e caminhar, podem ser retomadas assim que o paciente se sentir bem após a cirurgia ocular.

Ainda assim, o processo de cicatrização precisa seguir seu curso e a visão pode flutuar levemente nas primeiras semanas antes de se estabilizar totalmente.

Quais os cuidados pós-operatórios?

Para garantir que a recuperação pós-cirúrgica seja bem-sucedida, o paciente deve seguir algumas recomendações e cuidados prescritos pelo médico. Essas recomendações incluem:

  • Não dirigir antes do primeiro dia após a cirurgia;
  • Não fazer atividades pesadas ou extenuantes;
  • Não esfregar o(s) olho(s) após a cirurgia;
  • Não usar maquiagem nos olhos, nem cremes ou loções para o rosto;
  • Evitar ambientes com níveis mais altos de poeira, vento, pólen e sujeira;
  • Usar óculos escuros em dias claros;
  • Usar os colírios prescritos pelo médico;
  • Evitar colocar água ou sabão diretamente nos olhos.

Vale lembrar que o diagnóstico precoce também influencia no sucesso da operação de catarata. Por isso, fazer consultas regulares ao médico oftalmologista é essencial para monitorar a saúde ocular e iniciar o tratamento, caso necessário. 

Ficou com alguma dúvida ou precisa de um atendimento especializado? Entre em contato com a equipe da Clínica de Oftalmologia Integrada e agende já sua consulta!

Banner com o botão de agende sua consulta
Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários