Topografia de córnea: saiba tudo sobre o exame!

ceratoscopia computadorizada (topografia de córnea)

Atualmente, os avanços tecnológicos na medicina têm possibilitado aos pacientes cuidar da saúde com qualidade e exames mais eficientes. No campo da oftalmologia, a topografia de córnea é uma dessas novas possibilidades.

É sempre bom saber que, cada vez mais, a nossa saúde pode contar com equipamentos mais modernos e tratamentos menos invasivos. Ainda assim, visitar um bom oftalmologista com regularidade é um cuidado importante para prevenir doenças que podem levar à cegueira.

Neste post, descubra o que é a topografia de córnea, como ela é realizada e para quais casos é indicada. Confira!

 

O que é a topografia córneana?

A topografia de corneana, também denominada topografia de córnea é um exame que avalia a curvatura do olho em toda a sua extensão, desde o centro, até o seu entorno. O exame analisa as modificações da superfície, como a simetria e a regularidade, facilitando a identificação de astigmatismos bem como de outras imperfeições, como o ceratocone.

Agende, hoje, seu exame oftalmológico com a COI!

Quando o exame é indicado?

O exame é recomendado para o diagnóstico ou acompanhamento de doenças na córnea, como degenerações, ceratocone, distrofias, astigmatismos, miopia, erros refrativos, entre outros.

O exame também é indicado antes e após cirurgias refrativas e de catarata, transplante de córnea e durante a acomodação de lentes de contato — especialmente as lentes mais rígidas. Confira outros objetivos do exame:

  • avaliação de astigmatismo irregular;
  • maior controle para retirar pontos após os transplantes;
  • diagnóstico de edemas, cicatrizes e opacidades da córnea.

Os candidatos à cirurgia refrativa passam por uma avaliação pré-operatória na qual a topografia corneana, junto com outros exames, avalia os formatos e padrões da córnea. Os dados obtidos servirão para orientar os parâmetros do laser que norteará a cirurgia.

 

Como é realizado o exame?

Atualmente, o exame é feito com o auxílio de um computador, que coleta medições em vários pontos do olho para realizar a análise. O uso da tecnologia, além de prevenir doenças, ainda permite aprofundar o estudo da córnea, o que antes não era possível.

Para obter uma leitura mais fácil, a topografia corneana pode ser demonstrada em formato de gráficos coloridos. Os dados ficam gravados para poder estabelecer uma comparação entre exames anteriores, analisar os efeitos de uma cirurgia ou a evolução de uma doença.

Geralmente, a topografia da córnea é realizada nos dois olhos (bilateral), denominada de topografia corneana binocular. Caso seja realizada em apenas um dos olhos (unilateral), denomina-se topografia corneana monocular.

 

Quanto custa e onde fazer a topografia de córnea?

A topografia corneana deve ser feita em uma clínica médica oftalmológica, que possa oferecer equipamentos e profissionais qualificados para a realização do exame. O preço do exame, geralmente, é a partir de R$ 200,00 — mas pode variar, dependendo do local.

A topografia de córnea é um exame importante para diagnosticar doenças oftalmológicas em estágios iniciais. Por isso, o ideal é que seja realizada periodicamente — sempre com o acompanhamento de um profissional especializado.

E então, gostou deste texto? Agora que você já sabe mais sobre a topografia de córnea, aprenda também sobre as causas, sintomas e tratamentos do astigmatismo.

Dr. Mario Filippo

Dr. Mario Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários