3 cuidados com os olhos para colocar em prática em 2020  

Começo do ano sempre traz aquela vontade de começar novos hábitos. E que tal fazer isso com a saúde dos seus olhos? Assim como qualquer outra parte do nosso corpo, precisamos de cuidados com os nossos olhos. Isso pode evitar irritações, alergias, infecções e até mesmo doenças mais graves.

Colocar em prática hábitos simples e diários podem proteger a saúde dos olhos. E isso não é tão difícil de se fazer, certo? Para te ajudar, separamos 3 cuidados com os olhos para colocar em prática nesse ano novo. Confira a seguir.  

1. Cuidado ao tocar nos olhos

Por ser um local extremamente sensível, é preciso ter muito cuidado ao tocar os olhos. A primeira dica, então, é manter as mãos limpas, caso seja necessário tocar nesse local. Isso vai evitar problemas como infecções. Aliás, muitas vezes coçamos os nossos olhos sem nem ver. Para estar prevenido, a higiene deve vir em primeiro lugar. 

A conjuntivite é uma dessas infecções que podem ser causadas pelo toque. Os principais sintomas dessa doença são a sensação de poeira ou areia nos olhos, pálpebras inchadas e olhos avermelhados. 

Como a conjuntivite é um problema causado por vírus e bactérias, ela pode facilmente ser transmitida por contato. Dessa forma, andar com um álcool gel na bolsa pode valer a pena. 

Outra dica é não dividir toalhas, lençóis e fronhas com outras pessoas, principalmente em períodos em que a conjuntivite está mais incidente. 

Além disso, quando os dedos pressionam demais os olhos, no momento de coçar, pode aumentar a vermelhidão e ainda deslocar a retina. Caso a coceira continue, o ideal é buscar um oftalmologista, que irá receitar o tratamento adequado.  

Pessoas que utilizam lentes de contato precisam redobrar a atenção no momento de toca-las. Inclusive, há um líquido específico de limpeza de lentes. Não utilize água corrente, álcool e nem sabonete para essa limpeza! 

2. Cuidado com a dieta

Você sabia que alguns alimentos fazem muito bem para a saúde dos olhos? Por isso, uma das formas de cuidar bem deles é se alimentando corretamente e com muitos alimentos que contenham vitaminas A, C, D e zinco. 

Alguns alimentos que contém esses nutrientes são: 

  • Fígado – Vitamina A e D 
  • Óleos de peixes – Vitamina A
  • Acerola – Vitamina C
  • Goiaba – Vitamina C
  • Laranja – Vitamina C
  • Salmão – Vitamina D
  • Leite – Vitamina D
  • Cogumelos – Vitamina D
  • Mariscos – Zinco
  • Ostras – Zinco
  • Carnes vermelhas – Zinco

Além disso, nutrientes como a luteína e a zeaxantina, que são substâncias antioxidantes presentes na gema do ovo, ajudam a prevenir a catarata.

3. Não se automedique 

Um dos erros mais comuns das pessoas é se automedicar. Portanto, um dos cuidados que devem ser redobrados em 2020 é esse. Evite passar colírios ou medicamentos caseiros sem antes saber o que está acontecendo. 

Tudo isso pode acarretar em uma piora radical nos sintomas e, até mesmo, causar danos irreversíveis. Consulte um especialista para quaisquer dúvidas e problemas. 

Por que é importante ter cuidados com os olhos?   

De acordo com uma pesquisa do Ibope, 34% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista. Isso significa que a saúde da vista, apesar de ser um dos cinco sentidos do corpo humano, é muito negligenciada. 

Outro dado que chama atenção é que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das doenças oculares poderiam ser evitadas com alguns cuidados diários. Além disso, cerca de 64% dos brasileiros, ainda de acordo com a OMS, têm alguma deficiência ocular. 

Pequenas atitudes, como essas três que citamos acima, e outras tantas (como usar óculos solares, não dormir de maquiagem e evitar exposição à luz de aparelhos eletrônicos) podem fazer a diferença na saúde dos olhos. 

A catarata, por exemplo, está relacionada com a exposição diária à luz solar. Por conta disso, o ideal é investir em bons óculos escuros para proteger os olhos. Inclusive, o câncer ocular também pode ser prevenido dessa forma. 

Isso porque os raios UV, vindos do Sol, podem causar muitos danos aos olhos. O cristalito, parte específica do órgão ocular, não tem a capacidade de substituir e reparar células danificadas, ao contrário do restante do nosso corpo. 

Dessa forma, os raios UV atingem diretamente esse local, fazendo com que os danos sejam permanentes. Outro dano é no centro da retina (local chamado de “mácula”), que se deteriora por conta da radiação.

Para aqueles que utilizam óculos de grau, uma boa dica é limpá-los com frequência e estar sempre em contato com um médico. Além disso, utilizar lentes solares fotossensíveis também pode ser necessário, dependendo do tipo de doença que a pessoa tiver. 

Você tem alguma dúvida em relação a doenças nos olhos e como realizar sua proteção? A Clínica de Oftalmologia Integrada (COI) pode auxiliar você. Entre em contato com um de nossos atendentes. Não adie um cuidado importante como esse. Estamos esperando.

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários