Como saber se óculos de sol tem proteção UV

imagem ampliada do rosto de uma mulher abaixando um pouco o óculos de sol

Ao comprar óculos de sol, fique atento se eles têm a proteção necessária para os seus olhos

Pensando em aproveitar o sol, pegar uma praia, piscina? Ou quem sabe fazer um esporte ao ar livre como uma corrida? Ou que tal só fazer uma caminhada tranquila? Qualquer que seja a sua escolha, não esqueça de se proteger pois, manter a saúde e a segurança é fundamental.

Precisamos nos proteger dos raios UV provenientes do sol. Por isso é preciso atenção ao filtro solar para usar na pele, chapéus e bonés, roupas especiais e os óculos que usamos. Mas como saber se óculos de sol têm proteção UV? Vamos explicar tudo que você precisa saber para escolher o certo.

óculos de sol sobre uma superfície cinza

Danos causados pelos raios UV

No Brasil, a incidência de sol é alta o ano inteiro, em quase todas as regiões. Por isso, é preciso manter os cuidados mesmo quando não estamos no verão. O sol é fundamental para nossa saúde, mas a exposição prolongada e sem a devida proteção pode causar danos para a pele e para os olhos.

Os raios UV (ultravioleta) podem ser do tipo UVA, que atingem camadas mais superficiais da pele ou UVB, que penetram em camadas mais profundas. São importantes para a produção de substâncias importantes para nosso corpo como a vitamina D, mas sem cuidado podem ter efeitos nocivos.

Os danos causados pelos raios UV nos olhos nem sempre podem ser percebidos imediatamente, isso porque alguns efeitos são cumulativos e os resultados aparecem posteriormente. Podem causar desde dores de cabeça, ardência nos olhos ou, a longo prazo, em doenças como pterígio e a catarata. 

O que é proteção UV?

A proteção UV é uma espécie de camada que vai blindar e proteger dos efeitos negativos dos raios solares. Ela deve estar presente nos filtros solares corporais, em roupas para praticar esportes ao ar livre, chapéus e também nos óculos.

Dessa forma, é possível aproveitar os momentos de exposição e ainda cuidar da saúde. Caso não seja oferecida essa camada protetora contra os raios UV, sua pele e seus olhos vão receber diretamente os efeitos deles, o que pode causar desconforto imediato ou, com a regularidade, doenças sérias.

Como é a proteção nos óculos de sol

Os óculos de sol funcionam como uma barreira de proteção contra agentes físicos, como vento, água, poeira e outras partículas que, em contato com os olhos, podem causar dores e incômodos e outros problemas. É por isso que até mesmo as crianças devem usar óculos de sol.

Mas, para que a proteção seja completa, as lentes escolhidas precisam ter proteção especial contra os raios UV, para diminuir a intensidade da radiação recebida. Se não, ao invés de proteger, podem acabar prejudicando a visão,  abrindo espaços para doenças ou agravando problemas existentes.

Pela cor escura das lentes, as pupilas tendem a dilatar, o que acontece quando estamos em ambientes com pouca luminosidade e assim, se tornam mais sensíveis. Se as lentes dos óculos não têm proteção adequada, os olhos estão mais expostos, e podem até sofrer queimaduras.

Como saber se óculos de sol têm proteção UV?

Na hora de escolher os óculos, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que você está levando um modelo que vai cumprir com o que promete. Afinal, mais do que um acessório, este precisa ser um item que ofereça segurança para a saúde. 

Mas, como saber se a lente do óculos tem proteção UV? Preparamos uma lista de cuidados que você deve tomar na hora da compra. Siga essas dicas para que você não se engane ao escolher seus novos óculos de sol.

óculos de sol em compartimentos para serem vendidos

1. Não compre em qualquer lugar:

Comprar pela internet ou em outros lugares, como na praia, pode ser tentador, afinal, aquele modelo lindo que você está de olho há um tempão está bem mais barato. Mas esse é o problema ao comprar óculos falsificados: eles não têm a proteção necessária e não oferecem nenhuma garantia.

Por isso, dê preferência a lojas, óticas e marcas de confiança, pois além de comprar um produto de qualidade, que provavelmente vai durar mais tempo, você tem meios de verificar se aquela marca tem a proteção que você precisa.

2. Procure um certificado de proteção:

Quando optar pelos óculos de sol com proteção UVA e UVB eles devem vir com um certificado de proteção, que informa que aquele modelo segue todos os parâmetros recomendados. Dessa forma, é possível saber que aqueles óculos são de qualidade.

Esse certificado também pode vir na forma de um selo. É apresentada uma garantia de que o fabricante atesta que os óculos foram feitos  para promover não apenas beleza, mas segurança e, em caso de desconforto ao usar, você tem onde buscar informações. 

3. Peça para fazer o teste:

As óticas dispõem de um equipamento chamado lensômetro, que verifica se o grau de um óculos está correto. Mas ele também certifica se existe barreira contra os raios UV e qual o nível dessa proteção. É necessário pelo menos 98% de proteção para os óculos serem considerados eficazes.

Agora que você já tem como saber se óculos de sol tem proteção UV, não perca tempo e faça a escolha certa para proteger seus olhos da melhor forma. Caso tenha dúvidas, não deixe de consultar um oftalmologista de confiança. Procure o COI, Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro com especialistas em diversas áreas!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários