Oftalmologia: como a cegueira pode ser evitada?

o que é oftalmologia

À medida que envelhecemos, nosso organismo passa por diversas mudanças e alterações e, dentre elas, podemos experimentar deficiências na visão, como catarata, glaucoma e até mesmo a cegueira.

Talvez você já tenha desenvolvido algum problema ocular ou tem alguém próximo que sofra de alguma dessas condições, sabendo, portanto, quão importante é buscar por uma boa saúde dos olhos.

Pequenas medidas preventivas, como usar óculos escuros e seguir uma dieta balanceada, são alguns exemplos aliados da oftalmologia.

Para ajudar você nesse cuidado para toda a vida, listamos aqui 6 maneiras de reduzir e evitar problemas oculares como a cegueira e ter uma visão boa e duradoura. Acompanhe!

1. Use óculos de sol

Usar óculos escuros, que bloqueiam 100% dos raios ultravioletas, pode atrasar o desenvolvimento de catarata e proteger os olhos da luz solar direta, uma das principais responsáveis por gerar traumas na retina e problemas sérios como a cegueira.

Os óculos de sol também protegem a delicada pele da pálpebra e reduzem o risco de rugas e câncer de pele ao redor do olho. Certifique-se de que o modelo escolhido bloqueie tanto os raios UVA quanto os UVB.

2. Não fume

O tabagismo está diretamente relacionado a muitos efeitos nocivos à saúde, incluindo a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Estudos mostram que fumantes atuais e ex-fumantes têm maior probabilidade de sofrer com essa condição, que pode levar à cegueira, do que pessoas que nunca fumaram, além de terem também maiores chances de desenvolver catarata.

3. Mantenha uma alimentação equilibrada

Uma deficiência de vitaminas e minerais pode prejudicar e muito a função da retina. O ditado de que comer cenouras melhora a visão é verdadeiro, mas uma variedade de outros vegetais deve ser parte fundamental da sua dieta.

Pessoas que têm uma alimentação com níveis altos de vitaminas C e E, zinco, luteína, e ômega-3 têm menor probabilidade de desenvolver a cegueira. Portanto inclua peixes, castanhas, ovos, espinafre, brócolis e grãos integrais nas suas refeições diárias.

4. Mantenha seus exames de rotina em dia

Adultos sem sinais ou fatores de risco para doenças oculares, como a cegueira, devem manter seus exames de rotina em dia e dar mais atenção a exames específicos a partir dos 40 anos (idade em que podem ocorrer sinais iniciais de perda de visão). Com base nos resultados desses exames, o oftalmologista prescreverá os intervalos necessários para exames de acompanhamento.

No entanto, se você tem sintomas ou histórico familiar de doença ocular, diabetes ou pressão alta, deve ficar atento ainda mais cedo e ter a oftalmologia como uma de suas prioridades, pois a propensão ao desenvolvimento de problemas nos olhos é maior.

5. Use equipamentos de proteção

Além da idade e das propensões genéticas, a cegueira pode ser causada por outros fatores, como as lesões oriundas de trabalhos e esportes que apresentam perigo aos olhos. Muitos acidentes podem ser evitados simplesmente com o uso de equipamentos de proteção adequada para os olhos. Um óculos de segurança com vedação lateral cumpre bem a função e previne fatalidades.

6. Conheça seu oftalmologista

Quando você vai checar a saúde da visão, há uma variedade de provedores de cuidados oculares disponíveis.

Os oftalmologistas desempenham um papel importante na prestação de serviços de cuidados oculares aos pacientes e, apesar de atuarem todos na mesma área, cada profissional tem um nível diferente de formação e conhecimentos.

Portanto, verifique se você está procurando o médico mais indicado para a sua condição ou tratamento. Os oftalmologistas são especialmente treinados para instruir sobre medidas preventivas e fornecer todo o espectro de cuidados com os olhos, desde a prescrição de óculos e lentes de contato até cirurgias complexas e delicadas.

Adotar um estilo de vida equilibrado, tomar algumas atitudes simples e eliminar os maus hábitos é garantia de saúde para todo o corpo, e, como você viu, tudo isso contribui para uma boa visão por muitos e muitos anos.

Esperamos que este artigo sobre como evitar a cegueira motive você a cuidar bem dos seus olhos. Se gostou, não deixe de compartilhar conosco as suas opiniões comentando abaixo!

E não deixe de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários