Presbiopia: causas, tratamentos e sintomas

saiba tudo sobre a vista cansada

A presbiopia, também conhecida como vista cansada, é um dos problemas de visão mais comuns atualmente, afetando pessoas a partir dos 40 anos de idade e provocando a terrível síndrome dos braços curtos.

O que é presbiopia?

A presbiopia, também conhecida como vista cansada, é a piora na visão natural da idade avançada. Conforme a idade vai avançando, é natural que as pessoas comecem a ter dificuldade de enxergar de perto, e esse “cansaço” da vista é chamado de presbiopia.

Dentro do olho temos um cristalino, que normalmente engrossa para focar em objetos próximos ao olho. Conforme vamos ficando mais velhos, esse cristalino endurece, perdendo a elasticidade. Por a imagem ser formada após a retina, e o cristalino não ter a flexibilidade para focar nos objetos, que o indivíduo acaba vendo desfocado de perto.

Assista nosso vídeo exclusivo sobre o que é a presbiopia em nosso canal do youtube:

Quais as causas da presbiopia?

A presbiopia, basicamente, é provocada por um processo natural do envelhecimento, no qual o cristalino — a “lente” do olho” — e os músculos que o controlam se degeneram, perdendo gradualmente a sua flexibilidade.

Como é necessário que o cristalino mude sua forma para alterar o foco e permitir que a visão fique nítida a diferentes distâncias, a presbiopia faz com que os objetos próximos dos olhos fiquem embaçados.

Quem tem esse problema?

A presbiopia resulta do envelhecimento, logo, ela costuma aparecer na meia idade, por volta dos 40 anos. Ela pode se sobrepôr a problemas antigos de visão, ou surgir em indivíduos que, até então, não precisavam de óculos.

O esperado é que, em algum ponto da vida, todo mundo sofra de presbiopia. Ainda assim, doenças como anemia, diabetes e esclerose múltipla, bem como o uso de alguns medicamentos e histórico de cirurgias intraoculares prévias aumentam a chance de a presbiopia surgir precocemente.

Quais são os principais sintomas da presbiopia?

Como a visão de perto é a mais prejudicada, essa dificuldade se torna mais óbvia no momento da leitura de um livro, um jornal, ou mesmo de uma mensagem no celular. Isso faz com que a pessoa tenha que afastar o objeto a ser lido, esticando o braço para a frente.

Inclusive, é esse padrão característico que faz com que a doença seja descrita como síndrome do braço esticado, ou síndrome do braço curto, embora também seja conhecida apenas como “vista cansada”.

Além disso, como qualquer outro problema de visão, a presbiopia pode gerar desconforto, dor de cabeça, dor nos olhos e fadiga ocular.

Presbiopia é a igual à hipermetropia?

Embora as duas doenças provoquem dificuldade em visualizar objetos próximos dos olhos — ao contrário da miopia, que provoca dificuldade em visualizar objetos distantes — a presbiopia e a hipermetropia são patologias distintas.

Como já dissemos, a presbiopia surge na segunda metade da vida, como consequência do envelhecimento, enquanto a hipermetropia é provocada por uma alteração anatômica específica, sendo diagnosticada durante a infância ou adolescência.

Como é feito o diagnóstico da presbiopia?

Além de analisar a típica história de piora progressiva da visão na hora da leitura, o oftalmologista faz um exame físico para avaliar a acuidade visual, a capacidade de refração e a flexibilidade do cristalino de se adaptar a diferentes distâncias. Depois disso, já consegue dar o diagnóstico.

Como tratar?

O tratamento mais simples é a correção da visão com o uso do óculos na hora da leitura ou do uso do computador, sendo necessário que o oftalmologista prescreva o grau indicado em cada lente.

Para quem quer uma solução mais definitiva, é possível realizar a cirurgia LASIK, que molda a córnea de forma a compensar a rigidez do cristalino e permitir que as imagens sejam geradas com mais nitidez. Ou a cirurgia focorefrativa, que substitui o cristalino por uma lente interna artificial.

Quais são os cuidados que uma pessoa com presbiopia deve ter no dia a dia?

É importante utilizar óculos ou lentes corretivas adequadas, evitar esforço excessivo dos olhos e realizar pausas frequentes durante atividades que exigem foco próximo por períodos prolongados.

Pessoas jovens também podem ter problemas de presbiopia?

Sim, embora seja mais comum em pessoas mais velhas, a presbiopia pode afetar também pessoas jovens, especialmente aquelas com histórico familiar da condição. Isso é conhecido como presbiopia precoce. 

Consultar um oftalmologista é importante para diagnosticar e gerenciar qualquer problema de visão, independentemente da idade.

 

A presbiopia traz algum risco à saúde?

A princípio, o único problema seria a vista embaçada na hora de visualizar objetos próximos. O curso natural da doença é que o problema vá piorando até por volta dos 65 anos, demandando óculos com grau cada vez mais alto, e, então, estabilize.

Porém, vale lembrar que a presbiopia nada mais é que o processo natural do envelhecimento do organismo. Portanto, não traz risco algum a saúde, devendo apenas ser corrigido por profissionais habilitados em uma clínica oftalmológica especializada.

Se você está localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro e tem alguns dos sintomas que comentamos ao longo texto ou simplesmente gostaria de marcar uma consulta de rotina, agende um horário com a COI pelo site e tenha um diagnóstico completo feito por nossos especialistas. Agende agora mesmo!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários