Saúde Ocular: dicas de como cuidar de seus olhos

A realização de exames  é essencial para detectar mudanças na visão e manter os cuidados adequados com a saúde ocular

Os cuidados com a saúde dos olhos devem fazer parte de sua rotina. É importante ter hábitos saudáveis e consultar um oftalmologista regularmente, para detectar logo no início qualquer problema que possa aparecer.

Pesquisa realizada pelo Ibope – encomendada pela Alcon – com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), mostra que 34% da população brasileira adulta nunca foi ao oftalmologista.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de brasileiros convivem com algum tipo de distúrbio de visão. 

Cerca de 75% dos casos de cegueira poderiam ser evitados, com medidas preventivas que favorecem o diagnóstico precoce.

Além de entender a importância de realizar exames de rotina e consultas oftalmológicas, confira alguns cuidados com os olhos que podem ser adotados em casa.

5 mitos e verdades sobre saúde dos olhos

1. Ficar muito tempo no computador afeta a nossa visão.

Verdade! O momento de distanciamento social que passamos faz com que o uso de telas em nossa rotina seja maior do que costumávamos ter antes da pandemia. 

O computador, por exemplo, é uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas, porém, passar duas horas ou mais em frente à tela pode ser prejudicial. O uso exacerbado pode ocasionar a chamada “Síndrome Visual do Computador”.

Para evitar os riscos do uso intenso de telas, a cada duas horas procure descansar cinco minutos, fechando os olhos ou focando em objetos à distância, como olhar por uma janela, por exemplo. Cuide da saúde de seus olhos

2. Devo ir ao oftalmologista apenas quando aparecer algum incômodo na visão.

Mito! Visitar o especialista regularmente ajuda a prevenir doenças nos olhos ou tratá-las de maneira adequada. Jovens, crianças e idosos podem desenvolver problemas oculares, mesmo sem predisposição anterior. Síndrome do olho seco e glaucoma, por exemplo, se não forem diagnosticados e tratados de maneira adequada, podem levar à cegueira.

3. Posso usar saliva para lubrificar os olhos.

Mito! A saliva não exerce a função de lubrificar os olhos. Ela é mais ácida do que as lágrimas e pode irritar os olhos. A lágrima contém as substâncias adequadas para hidratar os olhos, assim como a saliva tem a composição certa para a boca. Ainda, passar o dedo no olho pode prejudicar a córnea e levar bactérias para a região, podendo causar conjuntivite. 

4. Emprestar óculos de grau de outra pessoa faz mal.

Verdade! Para fazer óculos, é preciso passar por uma avaliação médica adequada. Só depois disso, o especialista irá receitar o produto que deverá ser usado. Cada pessoa terá recomendações personalizadas. 

Usar óculos de outra pessoa ou comprar modelos prontos em camelôs, podem causar incômodos como dores de cabeça e fadiga, além de não ajudarem a enxergar direito.

5. Colírios podem ser usados sem receita médica.

Mito! Colírios devem ser usados com prescrição médica. O uso incorreto ou indiscriminado, pode causar danos à saúde da visão. Alguns desses medicamentos possuem corticoide, e outras fórmulas atuam especialmente para um tipo de doença.

olho aberto de pessoa com a íris cor de mel

O que é bom para manter a saúde dos olhos?

Alguns cuidados simples em nosso dia a dia podem fazer a diferença para manter a saúde dos olhos:

Evite passar o dedo nos olhos

O hábito de coçar os olhos com o dedo pode causar prejuízos à visão em longo prazo, como o desenvolvimento do ceratocone ou da conjuntivite. 

Remova a maquiagem antes de dormir

Lembre-se de retirar toda a maquiagem antes de dormir. Ficar com produtos de beleza nos olhos pode provocar irritação e inflamação na região ocular.

Especialistas recomendam a troca dos produtos de maquiagem para os olhos após três meses de uso. Isso porque as bactérias que se acumulam neles podem causar infecções oculares. Verificar a data de validade deles é muito importante também!

Lave os olhos corretamente

Pode parecer simples, mas lavar bem a região dos olhos, incluindo as pálpebras e cílios é essencial para remover impurezas e secreções que possam provocar irritações ou até mesmo uma conjuntivite.

Use óculos de sol

Os óculos de sol foram criados para proteger a visão. Por isso, é muito importante ter atenção hora de escolhê-los para não acabar comprando itens falsificados. Produtos originais com garantia de fábrica, que atestem proteção contra os raios UVA e UVB, impedem os danos causados por esses raios.

Cuidados com as lentes de contato

É importante lavar bem suas mãos sempre que for colocar ou retirar suas lentes de contato. Isso porque elas podem se tornar veículos para a transmissão de infecções e bactérias para os olhos.

As próprias lentes de contato, além do estojo, devem ser higienizadas com produtos indicados pelo oftalmologista. 

Mantenha uma boa alimentação

O que comemos influencia diretamente na saúde de uma forma geral e, inclusive, dos olhos. Refeições bem coloridas, com alimentos naturais, podem contribuir para a manutenção da saúde ocular. 

Invista em alimentos ricos em vitaminas A, E e C, como abóbora, jabuticaba e mamão. Coloque em seu cardápio substâncias como luteína e zeaxantina, presentes no milho, ervilha, rúcula, nectarina, laranja, pêssego, brócolis e couve-flor. Lembre-se também de comer peixes, nozes, sementes de linhaça e de chia, que são ricos em ômega 3.

Evite alguns tipos de alimentos 

Para cuidar da saúde dos olhos devemos evitar alimentos que contenham corantes, conservantes, realçadores de sabor (glutamato monossódico) e àqueles que contêm gordura trans – biscoitos recheados, macarrão instantâneo, margarina, pipoca de micro-ondas, e sorvetes industrializados.

Durma bem

Dormir bem é importante para a hidratação e descanso dos nossos olhos. O ideal é ter entre sete e oito horas de sono, e, evitar problemas como olhos secos ou vermelhidão. 

Como saber se o olho está saudável?

Manter a rotina de consultas periódicas ao oftalmologista é o primeiro passo para manter a saúde dos olhos em dia. Com a orientação do especialista, você poderá realizar exames como verificação de grau, pressão ocular, função dos ductos lacrimais, entre outros.

Esses exames podem ajudar a prevenir problemas graves e auxiliar no tratamento daqueles que são detectados logo no início. Algumas doenças na visão causam incômodos, mas outras se manifestam de maneira silenciosa. 

É importante visitar regularmente o oftalmologista para cuidar da saúde de seus olhos. A COI conta com profissionais capacitados para diagnosticar e tratar as principais doenças na visão, em todas as idades. Agende sua consulta!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários