4 cuidados que você precisa ter com lentes de contato

lentes de contato rígidas, gelatinosas, escleral

Enxergar bem é algo desejável para qualquer pessoa, pois a visão é um sentido essencial para a nossa relação com o meio externo e o mundo que vivemos. Os problemas oftalmológicos são muito comuns nos dias de hoje e causam bastante desconforto na vida dos portadores. No entanto, essa realidade vem mudando, pois os métodos de correção evoluíram consideravelmente.

Atualmente, é possível ter uma vida totalmente normal utilizando óculos de grau ou, em especial, as lentes de contato. Cada vez mais eficientes e imperceptíveis, elas permitem que você faça suas atividades corriqueiras e até pratique esportes sem nenhum tipo de problema ou restrição, conferindo uma qualidade visual excelente.

Porém, as lentes de contato também exigem certos cuidados para que durem o tempo indicado pelo fabricante sem colocar a saúde do usuário em risco. Que tal conhecer esses cuidados no texto de hoje?

Use as soluções de limpeza apropriadas

Não lave suas lentes de contato com nenhum tipo de solução que não tenha sido feita e indicada exatamente para o tipo de alternativa que você está utilizando.

Cada tipo, lente rígida ou gelatinosa, exige um produto de limpeza específico, que vai eliminar micro-organismos, proteínas e enzimas que possam causar doenças ou irritação. Jamais use água da torneira, pois ela contém protozoários que podem até levar a cegueira.

Depois é só limpar com a solução adequada (peça a opinião de seu oftalmologista) e pronto.

Mantenha o estojinho limpo

Não adianta limpar as lentes com os produtos e soluções adequados se o estojinho onde você as guarda estiver sujo. Use água, sabão e uma escova de dente nova para higienizar esse item sempre que possível.

Depois de fazer a limpeza, não se esqueça de secá-lo bem. Para isso use uma toalhinha ou flanela limpas ou deixe secar naturalmente.

Respeite o prazo de validade

Mesmo que você faça todos os procedimentos da maneira correta, a lente não vai durar para sempre. Cada uma tem um prazo de validade especifico. Existem alternativas diárias, quinzenais, mensais, anuais ou até que duram dois anos seguidos. No entanto, é imprescindível respeitar a data que o fabricante indica para o descarte.

Mesmo com todos os produtos de limpeza, a lente acaba acumulando proteínas, perdendo sua capacidade de hidratação e fica cada vez mais incômoda para o usuário. Quando isso acontecer, lembre-se de que a saúde dos seus olhos é muito importante, compre outro par e livre-se do antigo no tempo certo ou até antes, caso comecem a irritar sua vista precocemente. Não se esqueça de que, se a irritação se tornar corriqueira, o ideal é consultar seu oftalmologista para verificar se não há nada de errado.

Não durma de lentes de contato

As lentes se tornaram tão eficazes e bem toleradas que muitas pessoas se acostumaram a dormir com elas. No entanto, por mais que seja possível fazer isso por um tempo sem grandes complicações, o ideal é que o usuário retire-as dos olhos antes de ir para a cama.

Quando nossas pálpebras estão fechadas, a córnea fica menos oxigenada e por, mais moderno que seja o fabricante, isso pode ocasionar problemas, especialmente em longo prazo. Se você pegar no sono com elas, acalme-se: elas ficarão ressecadas, mas bastam algumas gotas de colírio lubrificante e em alguns minutos elas poderão ser retiradas facilmente.

Esses são os principais cuidados que você precisa tomar com suas lentes de contato. Elas são um produto incrível e cada vez mais moderno, mas o usuário precisa fazer sua parte para não colocar a saúde dos seus olhos em risco.

Você usa ou quer usar lentes de contato? Tire suas dúvidas conosco através dos comentários!

E não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente !

Drª. Amanda Straub

Drª. Amanda Straub

Graduada em Medicina pela Faculdade Souza Marques. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários