Curiosidade: você sabe por que os olhos lacrimejam?

é normal os olhos lacrimejarem?

Você já parou para se perguntar por que olhos lacrimejam? Não apenas o choro provocado por emoções como alegria, tristeza ou raiva. Estamos falando do lacrimejamento que ocorre de vez em quando, com algum estímulo do ambiente ao seu redor.

Esse “efeito” do corpo humano é totalmente natural e pode acontecer devido a uma série de circunstâncias. Quer saber quais são elas? Continue a leitura e confira!

Por que os olhos lacrimejam?

Antes de tudo, é interessante que você saiba que há três tipos de lágrimas: basais, reflexivas e emocionais.

1. Lágrimas basais

As lágrimas basais lubrificam os olhos, mantendo as córneas umedecidas e auxiliando no combate à poeira, por exemplo. Esse é um dos principais motivos por que olhos lacrimejam: manter a córnea lubrificada e expulsar corpos estranhos dos olhos.

Esse tipo de lágrima é produzido diversas vezes ao dia e compõe-se de água, proteínas, sais minerais e gordura. Vale ressaltar que essas lágrimas são parte importante do sistema imunológico, já que auxiliam a combater infecções. Quando uma pessoa não produz lágrimas suficientes, os colírios lubrificantes ajudam a diminuir o desconforto.

2. Lágrimas reflexivas

Em resposta a determinadas substâncias, as lágrimas reflexivas são secretadas quando partículas estranhas causam a irritação dos olhos. Vapores ácidos da cebola, de fumaça e dos sprays de pimenta são alguns exemplos. Então você já sabe por que olhos lacrimejam nessas situações: as lágrimas ajudam a expulsar os “invasores” dos olhos e evitam danos maiores.

Além disso, há sensações e estímulos que também podem motivar a saída dessas lágrimas. Confira alguns exemplos:

  • luzes fortes e brilhantes;
  • bocejos;
  • tosses mais vigorosas;
  • vômito;
  • comidas quentes ou apimentadas;
  • alergias e coceiras.

3. Lágrimas emocionais

Como o próprio nome já sugere, essas são lágrimas relacionadas às emoções. Chorar de alegria, tristeza ou dor são as principais causas dessas lágrimas.

Um dado interessante: as lágrimas de forma geral escoam dos olhos (ou seja, saem dos olhos) através de um minúsculo furinho no canto interno dos olhos, chamado canal lacrimal.

É normal os olhos lacrimejarem muito e de forma constante?

Se seus olhos começarem a lacrimejar constantemente e sem nenhum motivo aparente, é possível que haja algum problema. Algumas das causas são:

  • conjuntivite;
  • triquíase (cílios que crescem em direção ao globo ocular);
  • blefarite (inflamação da pálpebra);
  • alergias;
  • infecção do canal lacrimal;
  • uso de determinados medicamentos;
  • canais lacrimais obstruídos;
  • pálpebras viradas para dentro ou para fora;
  • glaucoma (tensão ocular elevada).

Quando procurar um médico?

Felizmente é improvável que o lacrimejar anormal dos olhos se torne uma emergência. O importante aqui é observar a frequência e o tempo que essa “anormalidade” vem sendo experimentada: se o lacrimejamento for constante e por um período mais prolongado, consulte um oftalmologista para averiguar a situação.

Contudo, procure ajuda profissional de imediato caso esteja sentindo dor, especialmente se seus olhos estiveram em contato com algum produto químico. Isso pode evitar uma lesão ou até mesmo a perda da visão se for algo mais grave.

Agora que você já sabe por que olhos lacrimejam, que tal deixar um comentário sobre o artigo aqui para gente? Compartilhe conosco suas experiências!

Se você está localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro e tem alguns dos sintomas que comentamos ao longo texto ou simplesmente gostaria de marcar uma consulta de rotina, agende um horário com a COI pelo site e tenha um diagnóstico completo feito por nossos especialistas. Agende agora mesmo!

Dr. Andre Cezar

Dr. Andre Cezar

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre minha experiência na área, clique aqui.

Comentários