O que você precisa saber a respeito do botox facial

botox facial na testa

O botox é uma espécie de toxina produzida por uma bactéria conhecida por Clostridium Botulinum. A toxina botulínica desse microrganismo é causadora de uma doença chamada botulismo, mas a partir da manipulação feita pela indústria farmacêutica, descobriu-se o seu potencial para realizar procedimentos estéticos, como o botox facial.

Quando a toxina botulínica é aplicada em doses corretas por um médico especialista, provoca o relaxamento da musculatura da região — no caso do rosto, nos músculos faciais. No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso do botox para esses procedimentos em 1992, sendo completamente seguros.

Você sabe como é feito a aplicação da toxina botulínica e quais os benefícios estéticos em usar o botox facial? Sabe quais são as indicações para o procedimento? Então continue acompanhando, vamos falar melhor sobre tudo isso a seguir!

Como é feito o tratamento estético com o botox facial?

A aplicação da toxina botulínica é um procedimento relativamente rápido (cerca de 15 minutos), feito no próprio consultório médico. É realizado por meios de microagulhas introduzidas nas camadas da pele até a musculatura, onde a substância exerce o seu mecanismo de ação, a paralisia do músculo temporariamente.

O efeito do botox não é permanente, durando de seis meses a um ano após o procedimento, sendo necessárias novas aplicações. Isso ocorre porque a toxina botulínica vai sendo absorvida pelo organismo, semelhante ao que acontece como o ácido hialurônico — outro produto muito utilizado na área da estética para o preenchimento facial.

Após a aplicação, o paciente é liberado de imediato e pode retornar a sua rotina normalmente. Os resultados logo também são percebidos.

Quais os benefícios do botox facial?

Como dissemos, a toxina botulínica age relaxando os músculos da face. E, quanto menos a musculatura se mexe, menos rugas são formadas pelas expressões faciais, como levantar a testa, sobrancelhas e áreas perto dos olhos, onde aparecerem os famosos pés de galinha. Em virtude disso, o botox facial é utilizado para atenuar as linhas de expressão.

A região em torno dos olhos merece atenção. Muitos dos movimentos e expressões faciais trabalham com essa musculatura, como sorrir, chorar, contrair na presença de claridade, passar muito tempo olhando a tela de celulares, TV ou computadores etc. Somado a isso, está a ação natural do envelhecimento, que deixa a pele mais flácida pela perda progressiva de colágeno.

Então, para levantar o olhar e atenuar a formação dos vincos sem interferir na movimentação da musculatura, dando aquele aspecto de expressão artificial, o ideal é a aplicação do botox em pequenas quantidades na região das sobrancelhas e em volta dos olhos.

Existem outras indicações para o botox facial?

Por ter uma ação direta sobre a contração muscular, bloqueando um neurotransmissor chamado de acetilcolina, a toxina botulínica tem outras indicações médicas, como o uso terapêutico no tratamento da rigidez muscular excessiva, espasmos faciais e blefaroespasmo.

É importante ressaltar a importância de procurar um oftalmologista antes de fazer a aplicação do botox facial, uma vez que é profissional mais capacitado a utilizar a toxina corretamente para o tratamento dessas condições.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a ele!

Dr. Andre Cezar

Dr. Andre Cezar

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre minha experiência na área, clique aqui.

Comentários