Teste de Rosa Bengala

Esse exame é indicado para pessoas com olhos secos para avaliar o grau de debilitação das células superficiais da córnea e da conjuntiva.

O nome se dá devido ao uso, durante o procedimento, de um produto (corante) que leva esse nome.

A rosa bengala é um corante vital, utilizado no estudo do olho seco.

No entanto, é dada preferência hoje em dia ao uso da lissamina verde, por causar menos desconforto ao paciente e ser mais eficaz.

Orientações ao paciente<

O paciente usuário de lentes de contato deve suspender o uso 2 dias antes do exame de teste de Rosa Bengala.

– Duração do exame de aproximadamente 10 minutos
– Não há necessidade de dilatação
– Não há necessidade de vir acompanhado

Dúvidas sobre o Teste de Rosa Bengala

O teste de rosa bengala é indicado para pacientes com suspeita de olho seco e pacientes com suspeitas de  algumas doenças reumatológicas (como a síndrome de Sjogren, por exemplo).

O teste de rosa bengala serve para avaliar o grau de comprometimento das células do epitélio corneano e da superfície da conjuntiva, secundário ao olho seco (falta de lubrificação ocular).

Portanto, o teste de rosa bengala serve para auxiliar no diagnóstico da síndrome do olho seco.

O teste de rosa bengala é feito através da instilação no olho de um corante vital chamado rosa bengala, é avaliada a alteração ou não das células superficiais da córnea e conjuntiva secundárias ao olho seco.

A importância do teste de rosa bengala consiste no seu grande auxílio no diagnóstico do olho seco, secundário ou não a doenças reumatológicas.

Quanto custa o teste de Rosa Bengala?

O valor do teste de rosa bengala (ambos os olhos) costuma variar entre R$100,00 e R$300,00 reais, dependendo do serviço ou profissional escolhido.