Qual a melhor técnica, PRK ou LASIK ou iLASIK (SMILE)? (VÍDEO)
Tanto a cirurgia refrativa PRK quanto o LASIK e o iLasik são igualmente eficazes e possuem taxas iguais de eficácia e eficiência. Ou seja, apesar de diferentes tecnicamente, o resultado final da cirurgia é idêntico com qualquer uma das técnicas. Portanto, a opção entre as 3 técnicas deve partir do oftalmologista especializado.
Assista agora mesmo nosso vídeo exclusivo mostrando a diferença entre as 3 diferentes técnicas cirúrgicas para a operação refrativa a laser (PRK, LASIK e iLASIK):
Posso ser submetido a Cirurgia Refrativa a Laser?
A Cirurgia Refrativa a Laser pode ser realizada por qualquer pessoa acima dos 18 anos de idade com o grau estabilizado. Além disso é recomendado um exame oftalmológico completo. O paciente não pode possuir também contra-indicações ao procedimento.
Recomendamos que somente se submetam a essa operação pacientes que estejam devidamente estimulados. Além disso, é importante que estejam também bem esclarecidos sobre as reais expectativas de eliminação dos óculos.
O que a operação a laser trata?
O laser é capaz de tratar pacientes com miopia, hipermetropia e astigmatismo, isolados ou em associação.
Vou ficar internado antes ou depois da cirurgia rcorretiva a laser?
Não, como a anestesia é através de colírios, não é necessário internação nem antes e nem depois da cirurgia. Assim que o procedimento termina, o paciente é imediatamente liberado para ir para casa com seu acompanhante.
Quais exames devo fazer antes da operação refrativa a laser?
Além de um exame oftalmológico completo e minucioso, são necessários os seguintes exames complementares pré-operatórios: topografia ou tomografia de córnea, paquimetria ultrassônica, mapeamento de retina e microscopia especular de córnea.
Tenho 25 anos, posso precisar de óculos após a cirurgia quando estiver mais velho?
Por volta dos 40 anos de idade, o mecanismo do cristalino já não funciona tão bem e todos nós teremos a presbiopia (vista cansada). Ela, nada mais é do que é a dificuldade de enxergarmos objetos de perto. Portanto, todas as pessoas necessitarão de óculos para leitura após os 40 anos de idade, mesmo aqueles submetidos a essa cirurgia.
Tenho 50 anos e uso óculos multifocais, posso ser submetido a cirurgia a laser?
Pacientes com idade superior a 40 anos possuem além do grau de longe, o grau para perto associado, devido a presbiopia ou vista cansada. A cirurgia refrativa a laser é capaz de tratar apenas o grau para longe. Logo, o paciente deve estar ciente da necessidade do uso de óculos para leitura mesmo após a operação.
Alternativamente, pode ser feito o procedimento chamado de báscula ou monovisão. Essa técnica consiste em deixar um dos olhos para longe (dominante) e o outro olho para perto. Através desse método, de fato o paciente acima de 50 anos pode ficar independente do uso dos óculos. Porém, é importante salientar que o uso dessa técnica deve ser muito bem conversada e analisada antes pelo cirurgião oftalmológico e o paciente.
Quanto tempo dura a cirurgia ocular a laser?
A cirurgia dura em média 10 a 15 minutos, porém a etapa de aplicação do laser dura por volta de 30 segundos.
Quais são as principais contra-indicações a Cirurgia Refrativa a Laser?
– Doenças oculares em atividade, tais como conjuntivite, herpes, blefarite ou úlcera de córnea;
– Doenças degenerativas de córnea, tais como ceratocone;
– Mulheres em gravidez ou amamentando;
– Portadores de doenças sistêmicas do colágeno, auto-imunes ou imunodeficiências.
Vou sentir dor durante a cirurgia a laser?
Não, a operação refrativa a laser é totalmente indolor. Isso porque antes da mesma pingamos algumas gotas de anestésico que impede qualquer sensação dolorosa. Durante a aplicação do laser, o máximo que irá sentir é um leve cheiro de “queimado” devido a ação do laser na córnea.
O meu grau pode voltar após a cirurgia a laser de miopia?
Na verdade o grau não volta, o que pode acontecer é o paciente operar os olhos sem que o grau esteja estabilizado e o mesmo avançar após a cirurgia de miopia. Portanto, o grau iria aumentar de qualquer maneira, independente da cirurgia. Por isso, realizamos a operação de miopia apenas em pacientes com o grau estabilizado.
Quanto tempo devo ficar sem as lentes de contato antes da consulta pré-operatória?
Caso você seja usuário de lentes de contato gelatinosas, é recomendado cerca de dois dias sem as mesmas antes de sua primeira avaliação. No caso de lentes de contato rígidas, o recomendado é ficar cerca de 5 a 7 dias sem as mesmas.
Posso realizar a Cirurgia Refrativa a Laser nos 2 olhos ao mesmo tempo?
Sim, já é possível realizar a cirurgia nos dois olhos no mesmo dia, devido a crescente segurança e eficácia desse procedimento.
Como sei se meu grau está estabilizado e posso operar?
Consideramos que o grau está estabilizado se não houve aumento de mais de 0,5 dioptrias no último ano ou mais de 1 dioptria nos últimos dois anos.
E se eu movimentar os olhos durante a cirurgia?
Não se preocupe, pois a maioria dos aparelhos de Excimer Laser dispõem da tecnologia chamada Eye Tracker. Portanto, caso você sem querer movimente os olhos durante a cirurgia refrativa a laser, o Eye Tracker cuida de seguir o movimento do seus olhos e disparar os feixes de laser sempre na direção correta.
Na pior das hipóteses, caso haja um movimento mais brusco, o Excimer Laser interrompe o disparo por alguns instantes e retorna somente quando puder fazê-lo com segurança e precisão. Esse procediemento de segurança garante o sucesso da operação refrativa a laser.
E se eu piscar durante a cirurgia de correção a laser?
Isso não tem como acontecer. Isso é verdade pois antes de iniciarmos a aplicação do laser, é colocado um aparelho entre as pálpebras do paciente (blefarostato). Esse dispositivo impede que o paciente feche os olhos durante a cirurgia.
Com qual técnica cirúrgica irei fazer minha cirurgia?
A escolha da técnica cirúrgica é feita de acordo com a opção do cirurgião oftalmológico. O mesmo irá utilizar como critérios o exame oftalmológico do paciente, além de seus exames complementares pré-operatórios. Portanto, essa é uma decisão técnica e não deve e nem pode ser influenciada por decisões pessoais particulares.
Se eu realizar a cirurgia a laser não poderei nunca mais usar lentes de contato no futuro?
Essa informação não procede e é falsa. Antigamente, com a antiga cirurgia corretiva chamada ceratotomia radial (abandonada atualmente), havia uma dificuldade grande na adaptação da lente de contato após esse procedimento, devido a grande mudança de curvatura da córnea que acontecia após esse procedimento.
No entanto, com a moderna cirurgia refrativa a laser que realizamos atualmente, esse problema não ocorre mais e é sim possível utilizar lentes de contato após a operação refrativa a laser.
Qualquer paciente candidato a cirurgia refrativa a laser pode optar pela cirurgia personalizada?
Não, pois nem todo paciente que irá se submeter a cirurgia ocular a laser tem indicação da cirurgia personalizada. Para o paciente ser submetido a cirurgia personalizada, o mesmo deve ser submetido a um exame com o aparelho de wavefront (aberrometria). Além disso, deve também preencher critérios oftalmológicos específicos.
Damos preferência à técnica personalizada nos casos de pessoas com aberrações de alta ordem significativas (observadas no wavefront), miopia ou astigmatismo altos ou pacientes em retratamento.
Vou zerar o meu grau após a cirurgia refrativa a laser?
Essa pergunta não pode ser respondida antes da cirurgia refrativa a laser. Porém, o que podemos esclarecer é que mais de 95% dos pacientes ficam independentes dos óculos ou lentes de contato após a operação refrativa a laser. Caso fique um grau residual, há a opção de se realizar um “retoque” (retratamento) alguns meses após o procedimento inicial, a fim de corrigir o grau residual.
Estou grávida, posso operar? E depois da gestação, se estiver ainda amamentando?
Não. Mulheres grávidas ou amamentando não podem se submeter a cirurgia refrativa a laser, uma vez que estão com diversas mudanças hormonais em seu corpo. Essas mudanças hormonais além de atrapalharem a correta aferição do cálculo do grau a ser corrigido na cirurgia também podem ser a causa de problemas de cicatrização após o procedimento, cursando com resultados piores do que o esperado em condições normais.
Qual a melhor técnica, PRK ou LASIK ou iLASIK (SMILE)?
Tanto a cirurgia refrativa PRK quanto o LASIK e o iLasik são igualmente eficazes e possuem taxas iguais de eficácia e eficiência. Ou seja, apesar de diferentes tecnicamente, o resultado final da cirurgia é idêntico com qualquer uma das técnicas. Portanto, a opção entre as 3 técnicas deve partir do oftalmologista especializado em cirurgia refrativa, que analisará qual a opção é mais adequada para cada paciente.
Quais são os resultados da cirurgia refrativa a laser?
A cirurgia refrativa a laser é muito segura e precisa. Desde respeitadas as indicações para o procedimento e tendo sido feito o pré-operatório de maneira correta, conseguimos atingir a visão de 20-40 (visão necessária para dirigir sem nenhum recurso óptico e para conseguir a carteira de habilitação, segundo o DETRAN) em mais de 98% dos casos após um mês da cirurgia.
Se eu operar a laser terei algum problema no futuro quando precisar operar a catarata?
Não, de maneira alguma. O paciente que se submeteu à cirurgia refrativa a laser não possuirá nenhuma contra-indicação ou complicação relacionada a cirurgia de catarata.
Esse conceito é errado e vem da antiga cirurgia refrativa pela abandonada técnica de ceratotomia radial. Nessa técnica que já caiu em desuso, realmente havia uma dificuldade no cálculo da lente intra-ocular durante a operação de catarata no futuro.