O que é o teste do olhinho?
O Teste do Reflexo Vermelho, popularmente conhecido por teste do olhinho, é um exame oftalmológico simples que consiste na utilização de um feixe de luz para iluminar o olho do bebê, estimulando a produção de um reflexo vermelho natural no globo ocular.
A produção desse reflexo, sem nenhum tipo de obstáculo ou formação de coloração branca, é sinal de que a criança apresenta uma visão saudável.
Orientações ao paciente
– Duração do exame de aproximadamente 10 minutos
– Há necessidade de dilatação
– Há necessidade de vir acompanhado
Dúvidas sobre o Teste do Reflexo Vermelho
Quando fazer o teste do reflexo vermelho?
Recomenda-se a realização do teste do reflexo vermelho logo após o nascimento do bebê por um oftalmologista ou um pediatra. Se não for possível fazer o teste do olhinho nesse momento, ele pode ser realizado na primeira consulta da criança ao médico e aplicado novamente nas visitas seguintes ao consultório, caso exista alguma suspeita de problemas na visão. O tratamento dos quadros clínicos detectados é realizado por um oftalmologista.
Quais as doenças detectadas no teste do olhinho?
O teste do olhinho é feito para ajudar a prevenir e diagnosticar doenças relacionadas com a saúde ocular, como a catarata congênita, o glaucoma, infecções, cegueira, retinoblastoma e outros quadros clínicos que podem ser desenvolvidos ainda na infância. Em muitas crianças, essas doenças só são diagnosticadas em uma idade muito avançada, situação que dificulta o tratamento de qualquer um desses quadros clínicos, resultando em graves problemas de visão. A intenção do teste do olhinho é detectar precocemente os problemas para poder, quando necessário, começar o tratamento imediatamente.
O teste do olhinho dói?
O teste do olhinho não dói e é muito rápido e simples de ser realizado. Sua duração é de, no máximo, dez minutos, e é necessário somente um oftalmoscópio para a realização do teste.