Cirurgia de Ceratocone

Oftalmologista fazendo exame de ceratocone em paciente

Especialistas em Cirurgia de Ceratocone

O corpo clínico de oftalmologistas do COI Oftalmologia é especializado no diagnóstico, no tratamento e em cirurgia de Ceratocone no Rio de Janeiro. Contamos com os mais avançados aparelhos para a identificação da doença.

Além da alta tecnologia, também prezamos o bom atendimento, que vai desde a pontualidade até a atenção e cuidado total ao paciente.

O que é ceratocone?

O ceratocone é uma doença que afeta a córnea, que é a membrana transparente que reveste os olhos. O ceratocone ocorre quando a córnea desenvolve um formato de cone ao invés de seu formato esférico habitual. Essa disposição da córnea acaba por distorcer e embaçar a visão com graus variáveis de miopia e astigmatismo.

Como surge o Ceratocone?

O ceratocone costuma surgir entre a infância e a adolescência, podendo evoluir com o passar dos anos, embora tenda a estabilizar-se na fase adulta. Trata-se de uma doença de caráter genético e hereditário, cujas causas ainda seguem sem uma definição concreta. Sabe-se, no entanto, que o hábito de coçar, esfregar e apertar os olhos contribui diretamente para a deformação da córnea e consequente aparecimento da doença.

Qual a causa do ceratocone?

A causa do ceratocone é multifatorial (ou seja, possui diversos fatores causais). Porém, possui um componente genético bastante importante. É muito comum encontrarmos familiares de portadores do ceratocone com a doença, muitas das vezes sem ter sequer manifestado sintomas. É denominado de ceratocone frustro, ou seja, que não “vingou”.
Outro fator fortemente associado ao desenvolvimento e progressão do ceratocone é o ato de coçar os olhos. Esse hábito é mais comum em pessoas alérgicas. A fricção da superfície ocular serve de estímulo para que haja o remodelamento da córnea e assim a progressão do ceratocone.

Como é a cirurgia de ceratocone?

Existem algumas cirurgias corretivas para ceratocone, como o crosslinking, em que é aplicada radiação ultravioleta na córnea, embebida em vitamina B2. Com esse procedimento, é possível fortalecer a córnea e impedir a mudança de forma causada pelo ceratocone. Além disso, é possível fazer a cirurgia de implante do anel de Ferrara, corrigindo o ceratocone. Outra cirurgia possível, em último caso, é o transplante de córnea, realizando a substituição total ou parcial da córnea com a condição.

Ceratocone tem cura?

Não existe cura para o ceratocone. No entanto, há tratamento em todos os seus estágios, desde os mais leves até mesmo nos mais avançados. Nas doenças leves cuidamos para evitar a sua progressão para estágios mais avançados. Já nos estágios moderado a avançados, tratamos-a regularizando a sua superfície corneana ou retirando qualquer opacidade em sua superfície para que melhore a sua visão.

Nossos especialistas em cirurgia de ceratocone

Para a cirurgia de ceratocone, você e seu médico trabalham em equipe, por isso você precisa de um especialista em ceratocone, para você ter os melhores resultados possíveis com uma recuperação rápida e segura. Temos uma equipe composta por médicos oftalmologistas renomados e especialistas em ceratocone, com uma extensa experiência clínica prontos para lhe ajudar.

Nossos tratamentos de Ceratocone

Aqui no COI Oftalmologia, contamos com uma equipe médica especialista no tratamento, afinal seu acompanhamento deve ser feito por um profissional especializado em ceratocone ou doenças da córnea.

Dúvidas sobre o Ceratocone

O primeiro sintoma do ceratocone é a necessidade de aumentar frequentemente a gradação das lentes dos óculos, devido ao aumento do astigmatismo ou da miopia. Depois, o sintoma principal é a visão distorcida e borrada, tanto para perto quanto para longe.

Alguns pacientes podem relatar casos de visão duplicada, sensibilidade à luz, coceira frequente, percepção de múltiplas imagens de um mesmo objeto e manchas brancas na córnea. Esses sintomas são consequência das alterações estruturais que acontecem na região e que podem deixá-la mais sensível e fina.

Muitos casos são diagnosticados no exame de rotina por baixa visual que não melhora com a correção óptica. Casos suspeitos tem indicação de exame diagnóstico. A topografia de córnea e a paquimetria são os primeiros a serem realizados. Mesmo pessoas com visão normal podem ter ceratocone, e um especialista pode através do exame suspeitar e investigar. 

Há um exame mais completo, porém ainda pouco acessível, que é a Tomografia de córnea. Esse exame contempla a avaliação da superfície corneana anterior ( usualmente feita pela topografia convencional). Além disso, também dispõe do mapa de espessura corneana e ainda é capaz de avaliar a curvatura posterior da córnea.

Como comentado anteriormente, o ato de coçar os olhos é o principal fator de risco para a progressão do ceratocone. Portanto, a coceira deve ser tratada com rigor através do uso de colírios. Utilizamos nesses casos medicamentos antialérgicos (para casos de alergia ocular) e lubrificantes (nos casos de olho seco associado).

Logo, uma lição de extrema importância e que todos os portadores de ceratocone devem ter em mente é de que estão totalmente proibidos de coçar os seus olhos. Caso contrário, há uma chance grande de piora e evolução de sua doença.

Sim, porém deixamos bem claro que é extremamente rara essa condição. Atualmente, com o avanço da medicina e com os novos tratamentos do ceratocone, os portadores de ceratocone que possuem acesso ao sistema de saúde não precisam se desesperar, pois a cegueira é muito improvável.

Bom, o termo grave é subjetivo e fica difícil aqui classificarmos o ceratocone como grave ou não.

O que podemos dizer é que o ceratocone quando diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada, não costuma causar muitos problemas ao portador dessa condição.

No entanto, o ceratocone uma vez negligenciado e não tratado, pode cursar com prejuízos importantes para o seu portador, com consequentes sequelas visuais.

Sim, apesar de raro, o ceratocone pode aparecer em crianças pequenas. O mais comum é que surja após a infância, geralmente na adolescência.

A cirurgia de ceratocone é feita para substituir parte da córnea afetada por outra saudável, realizada por um médico oftalmologista especialista. Vale destacar que esse se trata de um dos procedimentos de transplante mais bem-sucedidos da medicina. Conheça nossa equipe de especialistas em cirurgia de ceratocone no Rio de Janeiro e agende sua consulta.

O tratamento para ceratocone pode ser feito de diversas maneiras, levando em consideração o estágio da doença e a indicação médica. Podem ser utilizados desde colírios especializados, anéis intracorneanos até cirurgias corretivas, como crosslinking, ou em último caso transplante de córnea. Portanto, o acompanhamento do seu oftalmologista especialista em ceratocone é essencial para escolher o melhor procedimento.

O uso da lente escleral para ceratocone é outra maneira de amenizar a deformação na córnea e restabelecer a visão normal. A lente para quem tem ceratocone proporciona maior conforto aos pacientes com a doença.

O valor médio de uma cirurgia de ceratocone varia entre R$3500 e R$7000

Como existem diferentes tipos de tratamentos de Ceratocone, o médico oftalmologista é quem pode dizer com propriedade a melhor ação a se tomar para melhorar o ceratocone.