Cirurgia Refrativa a Laser

Médico iniciando processo de cirurgia refrativa a laser em equipamento tecnológico

Especialistas em Cirurgia Refrativa

O corpo clínico de oftalmologistas do COI Oftalmologia é especializado na avaliação, no diagnóstico e em Cirurgia Refrativa no Rio de Janeiro. Contamos com especialistas e realizamos a cirurgia refrativa dos tipos LASIK, PRK e Personalizada.

Além da alta tecnologia, também prezamos o bom atendimento, que vai desde a pontualidade até a atenção e cuidado total ao paciente.

O que é cirurgia refrativa a laser?

A Cirurgia Refrativa a Laser é o tratamento cirúrgico para correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo, isolados ou em associação. É um procedimento bastante seguro, relativamente simples, feito através de um moderno aparelho chamado Excimer Laser.

Quais técnicas da cirurgia refrativa a laser?

Hoje contamos com diversas técnicas para realizar a operação refrativa a laser. As principais são: cirurgia refrativa por PRK e LASIK e i LASIK (smiles).

Indicações da Cirurgia Refrativa

Aqui no COI Oftalmologia, contamos com uma equipe médica especialista em cirurgia refrativa, afinal sua indicação deve ser feita por um profissional especializado. Confira abaixo as suas principais indicações.

Dúvidas sobre o Cirurgia Refrativa a Laser

Atualmente, com a diminuição do preço da operação de PRK a laser, pacientes de qualquer nível de renda podem se beneficiar dessa cirurgia corretiva. Isso é verdade principalmente com a possibilidade do pagamento parcelado em cartão de crédito.

Outro ponto a considerar antes da cirurgia refrativa de PRK é o quanto você deixará de gastar em óculos e lentes de contato ao realizar esse procedimento cirúrgico. Fazendo as contas, você perceberá que em poucos anos a sua operação refrativa de PRK se pagará.

Além disso, alguns planos de saúde cobrem parte ou até mesmo a totalidade dos custos referentes a cirurgia refrativa de PRK.

Outro ponto importante a se considerar é que todo o valor da operação refrativa de PRK a laser poderá ser reembolsada através da restituição de sua declaração de imposto de renda.

Nos primeiros dias de pós-operatório da cirurgia refrativa PRK, o paciente costuma sentir algum desconforto ocular . Os principais sintomas são sensação de areia, ardência, lacrimejamento e queimação.

No entanto, são prescritos colírios e comprimidos para amenizar e neutralizar ao máximo essas queixas oftalmológicas. Além disso, ainda temos a lente de contato terapêutica que é colocada com esse intuito.

Em cerca de 3 a 5 dias, já é possível o paciente retornar ao seu trabalho. Isso irá depender, obviamente, da atividade laborativa exercida pelo paciente.

Será prescrito para o paciente alguns colírios antibióticos e anti-inflamatórios por cerca de 14 a 28 dias após a cirurgia refrativa de PRK. Além dos colírios, costumamos prescrever 1 grama de vitamina C oral, por cerca de 1 mês.

Por cerca de 30 dias, o paciente estará proibido de frequentar piscinas, saunas, praias, cachoeiras ou lagos. Além dessas restrições, estará também inapto praticar esportes de contato como futebol, basquete, jiu-jitsu,etc.

Após a cirurgia refrativa de PRK, faz-se necessário a utilização de óculos escuros com proteção UVA e UVB em ambientes externos (dentro de casa e em ambientes internos não há necessidade do seu uso), por cerca de 6 meses a um ano após o procedimento.

A recuperação da cirurgia refrativa PRK é um pouco mais lenta que a da cirurgia refrativa por LASIK. Em geral, demora cerca de 15 dias para o paciente ter uma visão de cerca de 70%. Por volta de 3 meses o paciente chegará a 100% do potencial de visão que a cirurgia irá proporcionar.

Atualmente, com a diminuição do preço da operação refrativa de LASIK a laser, pacientes de qualquer nível de renda podem se beneficiar dessa cirurgia corretiva. Isso é verdade principalmente com a possibilidade do pagamento parcelado em cartão de crédito.

Outro ponto a considerar antes da cirurgia refrativa de LASIK é o quanto você deixará de gastar em óculos e lentes de contato. Fazendo as contas, você perceberá que em poucos anos a sua cirurgia refrativa de LASIK se pagará.

Além disso, alguns planos de saúde cobrem parte ou até mesmo a totalidade dos custos referentes a operação refrativa de LASIK.

Outro ponto importante a se considerar é que todo o valor da cirurgia refrativa de LASIK a laser poderá ser reembolsada através da restituição de sua declaração de imposto de renda.

A princípio não. O que pode ocorrer é uma complicação não muito comum do procedimento, chamado “haze”. O “haze” seria uma cicatrização anormal da córnea, principalmente após o procedimento de PRK.

Nesses casos, há tratamentos específicos para essa complicação, com boa taxa de sucesso. Porém, é importante ressaltar que em mais de 95% dos procedimentos a laser, nenhuma cicatriz ocorre, sendo esse o resultado normal esperado.

A cirurgia refrativa a laser é indicada para qualquer paciente acima de 18 anos, com grau estabilizado. Além disso, é importante que o paciente esteja motivado e queira diminuir sua dependência dos óculos e lentes de contato.

Realizada com laser, essa operação é simples, rápida e pouco invasiva, sendo feita por um médico oftalmologista especialista. Conheça nossa equipe de especialistas em cirurgia refrativa no Rio de Janeiro e agende sua consulta.