Sendo uma das doenças que mais causa cegueira no mundo, é importante saber identificar como é a catarata, ou seja, como ela aparece nos olhos, dependendo do tipo e causas.
Só no Brasil existem cerca de 2 milhões de pessoas com catarata, e a doença causa cerca de 51% da cegueira de todo o mundo, atingindo cerca de 20 milhões de pessoas, segunda dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas será que as pessoas sabem como é a catarata para identificá-la?
A catarata possui diferentes tipos e se desenvolve por diferentes razões. Nesse conteúdo vamos mostrar como é cada tipo, ou seja, como é a manifestação dessa doença nos olhos, para facilitar a percepção dos sinais.
Quando perceber os primeiros sinais do problema é recomendado procurar um oftalmologista especializado o mais rápido possível, garantindo o tratamento, geralmente por meio da cirurgia de catarata, e evitando a perda da visão.
Catarata Madura
Uma catarata madura significa que se tornou grande e densa (visto nesta foto como a área azulada/branca no meio do olho). Com uma catarata madura, a lente do olho é opaca (o que significa que você não pode ver através dela), limitando severamente a visão. Esta catarata é nuclear, o que significa que se forma profundamente no centro da lente (núcleo).
Catarata Congênita
Uma catarata congênita é encontrada no olho de um bebê ao nascer. Nesta imagem, é a área branca e circular no meio do olho. Os olhos e a visão das crianças continuam a se desenvolver até os 10 anos de idade. Se a doença não for tratada precocemente, a visão de uma criança pode ser afetada por toda a vida.
Catarata Diabética
A catarata diabética, ou “floco de neve”, acontece em casos raros, em pacientes com diabetes mellitus não controlada.
Pessoas com diabetes mellitus correm maior risco de desenvolver catarata devido aos níveis descontrolados de açúcar no sangue que levam a alterações na lente do olho.
Esse tipo de catarata é conhecido como floco de neve porque parece um ponto branco-acinzentado no centro do olho.
Catarata Traumática
Uma catarata pode se desenvolver após trauma no olho, seja por força contundente (como um golpe no olho) ou por algo penetrando no olho.
Ela pode ser vista como uma área branca e turva no meio do olho, na qual parte da íris é separada e surge uma área laranja-acastanhada no local.
Milhares de lesões oculares acontecem todos os dias, mas nove em cada 10 delas são evitáveis com o uso de óculos de segurança adequados.
Agora que você já sabe como é a catarata, fique atento aos primeiros sinais e sintomas da doença, e procura um oftalmologista para receber o tratamento adequado.
A COI é uma clínica que conta com especialistas em cirurgia de catarata. Se você quiser saber mais sobre catarata e tirar suas dúvidas, agende uma consulta com um de nossos especialistas em nossa Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro!
Fonte de pesquisa: American Academy of Ophthalmology – What Do Cataracts Look Like?