Calázio

Especialista em Cirurgia de Calázio examinando paciente

Especialistas em Cirurgia de Calázio

O corpo clínico de oftalmologistas do COI Oftalmologia é especializado na avaliação, no diagnóstico e em cirurgia de Calázio no Rio de Janeiro. Contamos com os mais avançados aparelhos para a identificação de doenças.

Além da alta tecnologia, também prezamos o bom atendimento, que vai desde a pontualidade até a atenção e cuidado total ao paciente.

O que é calázio?

O calázio, também chamado de cisto meibomiano, é uma lesão inflamatória crônica, granulomatosa e estéril. Apresenta-se como uma nodulação palpebral sem vermelhidão, pode ocorrer na pálpebra superior ou inferior.

É mais comum ocorrer na pálpebra superior, já que possuímos maior número de glândulas de meibômio (glândulas de gordura) nessa região.

Qual o tratamento cirúrgico do calázio?

A cirurgia do calázio é realizada através de uma incisão local e drenagem do conteúdo da lesão. Consiste em um procedimento rápido e de fácil cicatrização.

Dúvidas sobre o Cirurgia de Calázio

O calázio pode manifestar-se na pálpebra superior ou inferior e ser interno ou externo. Quando a nodulação é inflamada (associada a vermelhidão, dor e calor) chamamos de hordéolo.

Uma de suas complicações é uma cicatriz no local, sendo mais comum após a cirurgia, ocorrendo no local da incisão. Já a recidiva (calázio voltar) é a complicação mais comum.

Uma complicação rara é a infecção do local por uma bactéria (infecção secundária), extensão desta e evolução para uma infecção no rosto mais grave e perigosa chamada de celulite facial.

Em geral é aplicada uma anestesia no local na incisão, com a utilização de uma agulha ultra fina (agulha de insulina). Crianças ou pacientes portadores de necessidades especiais podem precisar de sedação.

A recuperação é rápida, em torno de 1 semana, e se dá com a regressão do inchaço local e cicatrização da ferida cirúrgica.

A cirurgia para desobstrução e remoção de calázio é uma das últimas medidas indicadas para resolução do problema e o procedimento é feito por um médico oftalmologista. Conheça nossa equipe de especialistas em cirurgia de calázio no Rio de Janeiro e agende sua consulta.