Cirurgia de Pterígio ao seu alcance
Faça sua cirurgia oftalmológica com médicos especialistas e preço acessível. Receba agora mesmo os valores.
Especialistas em Cirurgia de Pterígio
O corpo clínico de oftalmologistas do COI Oftalmologia é especializado no diagnóstico, no tratamento e cirurgia de Pterígio no bairro de Campo Grande e região, na cidade do Rio de Janeiro. Contamos com os mais avançados aparelhos para a identificação desta condição.
O que é o Pterígio?
O pterígio (popularmente conhecido como “carne no olho”) é uma membrana fibro-vascular que cresce a partir da conjuntiva em direção a superfície corneana do olho.
Trata-se de uma lesão benigna, em formato de triângulo e que nasce mais comumente no canto nasal (perto do nariz) mas podendo também avançar do lado temporal (lado do canto da orelha).
Qual a causa do Pterígio?
As causas do pterígio são multifatoriais (fatores hereditários e ambientais), apesar de não ser totalmente conhecida até hoje. Dentre elas temos:
- Herança genética (pais ou mães com pterígio);
- Exposição prolongada ao sol (radiação ultravioleta A e B – UVA e UVB);
- Exposição a vento, poeira, poluição;
- Exposição ao clima seco;
- História de traumatismo prévio no olho (pseudo-pterígio).
Quais os sintomas do Pterígio?
Os principais sinais são: olho vermelho e uma membrana cobrindo a parte colorida do olho. Já os principais sintomas são: ardência, coceira, queimação, lacrimejamento, sensação de cisco nos olhos, fotofobia (sensibilidade à luz) e visão embaçada.
Tratamentos e Cirurgias de Pterígio
O tratamento vai depender do estágio em que ele se encontra (ou seja, se está diminuindo ou não a visão do paciente) e também do grau de desconforto que ele causa no paciente (ou seja, se o desconforto está interferindo ou não em sua qualidade de vida).
Caso ele se encontre em um grau leve em que não esteja comprometendo a visão do paciente e nem esteja gerando desconforto ocular significativo, o tratamento é clínico apenas com colírios lubrificantes.
Por outro lado, se a doença está comprometendo a visão do paciente ou está causando um desconforto muito grande a ponto de interferir em sua qualidade de vida, então está indicada a cirurgia sem nenhuma dúvida.
Como funciona a Cirurgia de Pterígio?
A cirurgia de pterígio é um procedimento pouco complexo, tendo duração média de 30 a 40 minutos. Há diversas formas de fazer a operação, sendo que, no geral, é aplicada apenas uma anestesia local.
O médico remove o tecido carnoso que se formou nos olhos e pode adicionar ou não alguma membrana na região. Em alguns procedimentos, é feito um transplante de conjuntiva ou adicionada uma cola orgânica especial para fixar o tecido do olho.
Outra alternativa é transplantar a membrana amniótica para a região ocular após a remoção da membrana carnosa. Esse procedimento é bastante seguro porque esse tecido vindo da placenta tem propriedades anti-inflamatórias e antibióticas, o que evita a rejeição do enxerto. Pode ser feito juntamente um tratamento com radiação para auxiliar na recuperação.
Existe uma chance de recidiva da cirurgia. A técnica que oferece menos risco de acontecer isso é a que faz transplante de conjuntiva e utiliza a cola de fibrina. Não há idade mínima para a efetivação do procedimento cirúrgico.
Nossos especialistas em Pterígio
Para a cirurgia de pterígio, você e seu médico trabalham em equipe, por isso você precisa de um especialista em pterígio, para você ter os melhores resultados possíveis com uma recuperação rápida e segura. Temos uma equipe composta por médicos oftalmologistas renomados e especialistas em catarata, com uma extensa experiência clínica prontos para lhe ajudar.