Lentes de Contato Rígidas

Especialistas em Lentes de Contato Rígidas

O corpo clínico de oftalmologistas do COI Oftalmologia é especializado na confecção de Lentes de Contato Rígidas para Ceratocone. Contamos com os mais avançados aparelhos para a identificação da doença.

Além da alta tecnologia, também prezamos o bom atendimento, que vai desde a pontualidade até a atenção e cuidado total ao paciente.

Quando é indicado o uso de lente de contato no ceratocone?

A lente de contato no ceratocone passa a ter grande importância nos casos de baixa de visão mesmo com o uso de óculos, oferecendo uma qualidade visual semelhante a de uma pessoa sem ceratocone.

Obviamente que o portador de ceratocone inicial pode usar lente de contato para complementar ou revesar com o uso do óculos, mas recomenda-se sempre que a adaptação seja feita com um especialista.

A lente de contato cura ou estabiliza o ceratocone?

Não. A lente de contato não cura e nem estabiliza o ceratocone. Ela simplesmente consegue dar uma melhor visão por atuar regularizando a superfície do olho. Não existe até o dia de hoje cura para o ceratocone e o método indicado para estabilizar o ceratocone é o crosslinking de córnea.

Quais são as lentes de contato que o portador de ceratocone pode usar?

Os portadores de ceratocone podem utilizar tanto lentes de contato gelatinosas quanto lentes de contato rígidas gás permeáveis (esféricas, asféricas, dupla curva, lente de contato escleral).

Porém, somente o especialista em ceratocone e em lentes de contato poderá definir qual é a melhor opção para o seu caso.

Quais são as lentes rígidas para ceratocone?

Há diversas lentes rígidas para o ceratocone, sendo a adaptação sempre iniciada da lente mais simples para a mais complexa, pois cada estágio pode requerer uma lente diferente.

São lentes rígidas para ceratocone:

  • Esféricas (acompanha a curvatura de uma esfera);
  • Asféricas (formato que acompanha a anatomia da córnea);
  • Dupla curva (especiais para ceratocone, se encaixam no formato cônico da córnea);
  • Escleral (lentes grandes que apoiam na parte branca do olho).

Dúvidas sobre o Lentes de Contato Rígidas

Sim, é fácil, porém o que ocorre é um mito em torno dessa lente de que incomoda e é desconfortável.

Realmente, algumas pessoas enfrentam uma maior dificuldade em se acostumar com a lente rígida, mas isso é normal e esperado, e não passa de um mês. Em alguns casos em 15 dias a pessoa já está muito bem adaptada, e em outros vai até um pouco mais, reduzindo o desconforto gradualmente.

Além dos cuidados básicos de limpeza com produto específico toda vez que retirar a lente, armazenamento com imersão no produto, higiene das mãos toda vez que for manipular a lente (inclusive secar bem as mãos), a lente rígida exige um polimento de tempo em tempo e avaliação periódica com o oftalmologista especializado.

Durante o polimento é feito um trabalho para deixar a lente rígida com sua superfície lisa assim como quando ela é nova e remover qualquer resíduo proteico aderido a lente.

Dependendo de cada caso, é permitido sim dormir com a lente rígida gás permeável, por apresentar características únicas de qualidade de oxigenação e interferir bem pouco na fisiologia da córnea.

Obviamente, você nunca deverá dormir com sua lente rígida sem o consentimento de seu médico. Portanto, converse com seu especialista para saber se no seu caso existe essa possibilidade.

Em geral, desde que bem conservadas e cuidadas, o tempo de durabilidade de uma lente gás-permeável é de 2 anos. Esse prazo pode variar para mais ou para menos, dependendo da marca da mesma.

Existem três técnicas para a remoção da lente de contato rígida gás permeável:

  • Pressão vertical;
  • Pressão horizontal;
  • Através de ventosa.

 

O seu médico deverá te ensinar essas técnicas, para que você utilize a que julgue mais confortável e fácil.

Atualmente, com a diminuição do preço das lentes de contato rígidas para ceratocone, pacientes de qualquer nível de renda podem se beneficiar da adaptação das lentes de contato rígidas para o ceratocone, principalmente com a possibilidade do pagamento parcelado em cartão de crédito.

Outro ponto importante a se considerar é que todo o valor da adaptação da lente de contato rígida para ceratocone poderá ser reembolsada através da restituição de sua declaração de imposto de renda.