Exame de Retinografia
O Exame de Retinografia consiste em um exame de imagem onde são feitas fotografias do fundo do olho, das estruturas da retina, coroide, vasos sanguíneos e papila óptica.
As principais patologias que necessitam desse exame são: glaucoma, retinopatia diabética, oclusões vasculares da retina e degeneração macular.
Orientações ao paciente
O paciente usuário de lentes de contato deve suspender o uso no dia do exame de Retinografia.
– Duração do exame de aproximadamente 20 minutos
– Há necessidade de dilatação
– Há necessidade de vir acompanhado
O que é o exame de Retinografia?
– Retinografia é um exame que consiste no registro fotográfico do fundo de olho: retina, incluindo a mácula, disco óptico e vasos retinianos (veias e artérias).
Para que serve o exame de retinografia?
– O exame de retinografia serve para diagnosticar e acompanhar doenças da retina e do fundo de olho, tais como: glaucoma, retinopatia diabética, degeneração macular, tumores oculares, oclusões vasculares retinianas.
Como é realizado o exame de retinografia?
– No exame de retinografia, o paciente senta-se em frente ao aparelho, chamado retinógrafo, após ter sua pupila dilatada com colírios.
O retinógrafo fotografa o fundo de olho através de lentes de grande aumento.
O exame é simples, rápido e indolor.
Dúvidas sobre o Exame de Retinografia
– A retinografia é indicada para todos os pacientes que tenham suspeita de doenças na retina, a fim de diagnosticar e acompanhar essas doenças no fundo do olho.
– A retinografia é a fotografia do fundo de olho. Já o mapeamento de retina é o exame sem fotografia da retina inteira, incluindo o fundo de olho e a periferia da retina (área da retina mais distante do fundo de olho)
– A retinografia está com valor entre 120 e 250 reais, dependendo do local e do profissional escolhido.