Teste de Schirmer
O Teste de Schirmer, também conhecido como Teste do Olho Seco, busca avaliar se a produção de lágrimas pelos olhos é satisfatória para mantê-los suficientemente lubrificados.
Por isso, sua realização é indicada para pessoas com suspeita de olhos secos e também para auxiliar na detecção de algumas doenças reumatológicas.
O que é o Teste de Schirmer ou Teste do Olho Seco?
O Teste de Schirmer, ou Teste do Olho Seco, é um exame oftalmológico que determina a quantidade de lágrimas liberada pelos olhos, para identificar se tal quantidade é suficiente para manter os olhos lubrificados.
Para que serve o Teste de Schirmer ou Teste do Olho Seco?
O Teste do Olho Seco, serve para determinar se os olhos estão produzindo lágrimas o suficiente para lubrificar os mesmos.
Como é feito o Teste de Schirmer, ou Teste do Olho Seco?
O Teste de Schirmer, ou Teste do Olho Seco, é feito com uma pequena dobra de fita de papel colocada sob a pálpebra inferior (por cinco minutos), onde é medido o comprimento da fita que ficou umedecida para avaliar a quantidade de lágrimas liberada pelos olhos.
Orientações ao paciente
O paciente usuário de lentes de contato deve suspender o uso cerca de 2 dias antes do exame.
– Duração do exame de aproximadamente 10 minutos
– Não há necessidade de dilatação
– Não há necessidade de vir acompanhado
Dúvidas sobre o Exame de Biomicroscopia
Os testes para o olho seco são os Testes de Schirmer I e II e o Teste com Corantes, que são os testes Rosa Bengala e Fluoresceínica
O indicado é sempre procurar um oftalmologista, que poderá interpretrar o teste da melhor maneira. Mas em geral os parâmetros são:
Acima de 10mm: produção normal lacrimal
De 5 a 10mm: moderadamente seco
Abaixo de 5mm: olho seco