Ultrassonografia Ocular

Esse equipamento tem dois transdutores (modo A e modo B), que são as partes que ficam em contato direto com nosso olho, cada uma para uma finalidade: avaliar a parte posterior (modo B ) e a anterior do olho (modo A). Por meio da emissão de ondas, que atingem várias estruturas do olho, são captados sinais pelo equipamento. Esses sinais são posteriormente transformados em imagens bidimensionais do globo ocular. A ultrassonografia ocular tem como sua principal indicação os casos em que há qualquer patologia nos olhos em que impossibilite o exame direto do fundo de olho, retina e/ou vítreo.

Orientações ao paciente

O paciente usuário de lentes de contato deve suspender o uso no dia do exame.

– Duração do exame de aproximadamente 20 minutos

– Não há necessidade de dilatação – Não há necessidade de vir acompanhado

Dúvidas sobre Ultrassonografia Ocular

Ultrassonografia Ocular é um exame de ultrassom ocular (também conhecido como ecografia ocular) que é utilizado para avaliar as estruturas do olho, sobretudo as posteriores.

A ultrassonografia ocular é realizada através de uma caneta (transdutor) onde é colocado um gel que fica em contato com a região ocular e então são avaliadas as estruturas oculares através das imagens numa tela de computador.

A ultrassonografia ocular como é um exame que não utiliza radiação, é um exame totalmente seguro.

As principais contraindicações ao exame de ultrassonografia ocular são:

– Olho perfurado;
– Doenças infecciosas, tais como conjuntivite ou outras doenças infecto-contagiosas.

As principais indicações do exame de ultrassonografia ocular são:

– Pré-operatório de catarata, cirurgia de glaucoma, transplante de córnea e cirurgia de retina;
– Pacientes com sintomas de moscas volantes e flashes de luz;
– Tumores oculares;
– Descolamento de retina;
– Casos de opacidades de córnea ou catarata avançada, quando não é possível visualizar o fundo de olho, a ultrassonografia é importante para avaliar a região posterior do globo ocular.