Essa condição consiste na focalização da imagem em diferentes focos e eixos, atingido pontos distintos da retina, ao invés de um único. Pessoas astigmatas possuem visão embaçada tanto para longe quanto para perto.
Entenda um pouco mais sobre o astigmatismo no vídeo a seguir:
Quais são as suas causas?
As suas causas decorrem da irregularidade de curvatura dos meridianos principais da córnea (corneano) ou do cristalino (lenticular). Como consequência, temos a formação de imagens em diferentes pontos da retina.
Além disso, o astigmatismo pode ser regular ou irregular, baseado nos meridianos principais da córnea.
Quais são os sintomas do astigmatismo?
Os sintomas são visão borrada para longe e para perto, dor de cabeça (cefaléia), dor ao redor dos olhos, lacrimejamento e fadiga ocular.
Qual é o melhor exame para detectar o astigmatismo corneano?
O exame mais indicado para o seu diagnóstico é a tomografia ou topografia de córnea. Através desses exames, são feitas inúmeras medidas da córnea do paciente e através delas é construído um mapa colorido no computador.
Além disso, podemos também detectar o astigmatismo corneano através da ceratometria corneana, através do aparelho manual ou computadorizado.
Quais são as complicações do astigmatismo?
Uma de suas complicações possíveis, caso o mesmo não seja corrigido na infância (até os 8-10 anos de idade) é a ambliopia (olho preguiçoso). Essa condição consiste no não desenvolvimento total da visão.
Outra complicação pode ocorrer quando o paciente possui o hábito de coçar o olho repetidamente e de maneira brusca e forte. Esse hábito geralmente está associado a alergia ocular e pode dessa forma fazer evoluir o astigmatismo para um ceratocone.
Como posso prevenir o astigmatismo?
À princípio, não existe prevenção do astigmatismo. O mais importante é diagnosticar o problema o quanto antes e tratá-lo.
Outra medida importante para qualquer paciente, mas sobretudo nos portadores de astigmatismo, é jamais coçar os olhos, para evitar complicações e/ou piora do astigmatismo corneano.
Como diagnosticar o astigmatismo?
O diagnóstico é feito através de uma combinação de exames, dentre os quais se destacam: exame de acuidade visual, exame de refração, topografia/tomografia de córnea e ceratometria.
Existe, porém, um teste que nos dá uma ideia se possuímos ou não astigmatismo:
Como faço esse teste de astigmatismo?
Caso utilize lentes de contato ou óculos, coloque-os; Sente-se a cerca de 35-40 cm da tela de seu computador (evite telas pequenas de celular ou tablet); Tape um dos olhos e olhe para a imagem acima; Após faça o mesmo com o outro olho;
Resultado:
– Se você não é astigmata, terá visto todas as linhas do mesmo tamanho, na mesma cor e a mesma distância.
– Caso você seja astigmata, você terá visto alterações na imagem acima, tais como linhas tortas ou desfocadas ou algumas linhas mais claras ou escuras que as outras.
Quais são os fatores de risco pra desenvolver o astigmatismo?
Os principais fatores de risco são: História de alguém na família portadores desse erro de refração, hábito de coçar os olhos, ceratocone, miopia, origem asiática, hispânica, nativa-americana ou brasileira e trauma ocular ou cirurgia prévia.
Essa condição vem sempre sozinha ou pode vir associado a outro erro de refração?
Ele pode vir tanto sozinho quanto associado a outros erros de refração, tais como miopia e hipermetropia.
Astigmatismo tem cura?
Sim, possui cura. Através da moderna cirurgia refrativa de astigmatismo a laser, podemos tratar todo o grau do paciente candidato a esse procedimento através da aplicação de laser e consequente regularização da superfície refracional da córnea.
Qual o tratamento do astigmatismo?
O tratamento consiste na prescrição e lentes corretivas de óculos ou lentes de contato. No caso das lentes de contato, temos as seguintes opções: lentes de contato rígidas gás permeáveis ou lentes gelatinosas tóricas.
Essas duas modalidades citadas anteriormente são consideradas paliativas, uma vez que somente possuem efeito enquanto estiverem sendo utilizados (ao serem retirados os óculos ou as lentes de contato, o astigmatismo não estará mais sendo corrigido).
As lentes gelatinosas tóricas são mais confortáveis, indicadas para graus pequenos a médios de astigmatismo e do ponto de vista da saúde ocular, são menos seguras quando comparados as LC RGP, com maior chance de infecção, úlcera de córnea, alergia, olho seco, dentre outros.
Já as lentes de contato rígidas gás permeáveis são indicadas para graus médios a severos e apesar de menos confortáveis inicialmente (após cerca de 1 mês a adaptação já costuma está completa), são mais seguras, permitindo uma maior oxigenação da córnea, menores chances de infecção, ressecamento, úlcera de córnea e alergia.
A operação refrativa a laser é considerado simples, sem necessidade de internação hospitalar. Essa operação consiste no remodelamento e consequente regularização da curvatura central da córnea através do laser, corrigindo o grau e consequentemente normalizando a visão.
Tanto através das lentes corretivas dos óculos ou lentes de contato, quanto pela cirurgia refrativa a laser, o objetivo é o mesmo: redirecionar a imagem para que seja formada na retina (relembrando que no paciente astigmata a imagem é formada em diferentes pontos da retina, sendo esse o motivo da visão embaçada tanto para longe quanto para perto).
O calázio pode causar astigmatismo?
Sim. Como o calázio é formado por uma nodulação na pálpebra, a mesma pode deformar a córnea e causar essa condição.
Nesse caso, qual é o tratamento?
O tratamento nesse caso é a remoção cirúrgica do calázio ou através de injeção intra-lesional de corticóide.
O astigmatismo aumenta?
Essa resposta depende. O astigmatismo pode sim aumentar ao longo da vida da pessoa, principalmente na infância e adolescência. Porém, costuma estabilizar até os 18-21 anos de idade, quando não costuma mais nem diminuir e nem aumentar, ou seja, fica estabilizado.
O que é astigmatismo a favor da regra?
É considerado astigmatismo a favor da regra todo e qualquer astigmatismo entre os eixos de 20º e 160º.
E o que vem a ser astigmatismo contra a regra?
Já o astigmatismo contra a regra seria aquele astigmatismo entre os eixos de 70 e 110º.
Existe astigmatismo oblíquo?
Sim, existe. O astigmatismo obliquo é todo aquele astigmatismo em que o eixo se encontra entre 21º e 69º ou entre 111º e 159º.
O que é astigmatismo regular e irregular?
É regular quando os dois meridianos principais do olho são perpendiculares entre si. São os casos mais comuns de acontecer.
Já os astigmatismos irregulares acontecem quando os meridianos principais do olho não são perpendiculares uns aos outros. Isso acontece por exemplo nos casos de ceratocone e demais ectasias corneanas.
O que é astigmatismo simétrico e assimétrico?
É simétrico quando os meridianos principais (eixos) dos 2 olhos são simétricos e a soma dos eixos do astigmatismo dos dois olhos somam 180.
Já o assimétrico acontece quando os meridianos (eixos) dos 2 olhos não são simétricos e a soma dos eixos dos dois olhos é diferente de 180º.
Astigmatismo aumenta se não usar óculos?
Não, isso é mito! Ele não aumenta com a não utilização de óculos ou lentes de contato.
Geralmente o seu aumento está relacionado a programação genética do próprio indivíduo e nada tem a ver com o uso ou não dos seus óculos ou lentes corretivas.
Ou seja, se tiver que aumentar, irá aumentar de qualquer maneira. Um fator que está muito relacionado ao aumento do astigmatismo é o ato e coçar os olhos.
Portanto, esse ato está totalmente proibido e caso você sinta essa vontade, procure seu oftalmologista de confiança imediatamente para tratamento.
Astigmatismo atrapalha a visão a noite?
Sim, a visão fica muito prejudicada a noite nessa condição. Principalmente para aqueles pacientes que necessitam dirigir a noite, os faróis de carro costumam atrapalhar bastante.
Qual o CID do Astigmatismo?
O CID é o H 52.2.
O astigmatismo causa tontura?
Sim, pode causar tontura sim. Sobretudo naqueles pacientes com graus muito altos e sem correção adequada com lentes corretivas de óculos ou lentes de contato.
A imagem borrada juntamente com um tamanho desigual chegando ao cérebro é responsável pela tontura e não raramente até mesmo enjoo e dor de cabeça associados.
O astigmatismo cega?
Não, nunca cega. Apesar de poder diminuir bastante a visão, a depender do grau, jamais cegará o paciente.
Como podemos corrigir o astigmatismo?
Pode ser corrigido através de óculos, lentes de contato ou através da cirurgia refrativa a laser.
O astigmatismo pode causar fotofobia (dificuldade com a claridade)?
Sim, pode sim. Quem tem astigmatismo costuma sofrer bastante com a claridade e ter muita fotofobia.
Por isso, o mais indicado é corrigi-lo por menor que seja o grau e também utilizar lentes fotocromáticas (que filtram a radiação ultravioleta do sol e diminuem a fotofobia).
O astigmatismo causa dor de cabeça?
Sim, conforme comentado anteriormente, pode sim causar dor de cabeça (cefaléia) caso não seja corrigido corretamente.
O astigmatismo diminui ou regride?
Não, não costuma diminuir ou regredir sozinho. O que acontece é que ele geralmente estabiliza por volta dos 18 ou 21 anos de idade.
Para que o astigmatismo diminua ou regrida, somente através da cirurgia refrativa a laser.
O astigmatismo deixa vesgo?
Não, não causa estrabismo e nem deixa vesgo.
O astigmatismo estabiliza?
Sim, conforme comentado anteriormente, o astigmatismo costuma estabilizar entre os 18 e 21 anos de idade.
É comum astigmatismo e miopia?
Sim, é muito comum a associação de astigmatismo e miopia.
Existe astigmatismo e hipermetropia?
Sim, existe e também é bastante comum.
O astigmatismo infantil tem cura?
Não, não tem cura mas tem tratamento. O tratamento consiste em óculos com lentes corretivas.
Em alguns casos, até pode ser necessário lentes de contato gelatinosas ou rígidas gás permeáveis, quando o astigmatismo é muito alto ou irregular. Ou seja, nos casos em que não conseguimos corrigir o astigmatismo com os óculos.
Como sabemos, é totalmente contra-indicado a cirurgia refrativa a laser em crianças e por essa razão não conseguimos curar o astigmatismo em crianças.
O astigmatismo diminui a visão para longe e perto?
Sim, o astigmatismo pode diminuir a visão tanto para longe quanto para perto, dependendo do seu tipo.
Seus diferentes tipos são: miópico simples, miópico composto, hipermetrópico simples, hipermetrópico composto e astigmatismo composto (hipermetrope e míope ao mesmo tempo).
O astigmatismo melhora com o tempo ou pode sumir?
Não. O astigmatismo não melhora com o tempo e nem pode sumir. O astigmatismo ou aumenta com o tempo ou se mantém igual (estabiliza).
É verdade que em raríssimas ocasiões ele pode diminuir um pouco, mas isso é a exceção à regra.
O único jeito do astigmatismo melhorar ou sumir é através da operação refrativa a laser.
O astigmatismo reprova na PM?
Essa pergunta não pode ser respondida de maneira geral e automática.
Cada concurso possui seu edital específico e seus critérios oftalmológicos quanto aos erros refrativos.
Portanto, é necessário que o candidato observe atentamente o seu edital de concurso quanto as especificações relacionadas ao astigmatismo, pois como mencionado anteriormente, cada caso é um caso.
Como é a operação de astigmatismo?
A cirurgia de astigmatismo é feita através da cirurgia refrativa a laser, através da técnica de LASIK ou PRK.
Ela pode ser tanto da forma convencional como da forma personalizada, que é a forma mais avançada e moderna da cirurgia de astigmatismo.
Atualmente, com a diminuição do preço da operação de correção do astigmatismo, pacientes de qualquer nível de renda podem se beneficiar da cirurgia corretiva de astigmatismo, principalmente com a possibilidade do pagamento parcelado em cartão de crédito.
Outro ponto a considerar antes da cirurgia de astigmatismo é o quanto você deixará de gastar em óculos e lentes de contato ao realizar esse procedimento. Fazendo as contas, você perceberá que em poucos anos a sua cirurgia se pagará.
Além disso, alguns planos de saúde cobrem parte ou até mesmo a totalidade dos custos referentes a sua operação a laser.
Outro ponto importante a se considerar é que todo o valor de sua cirurgia de correção a laser poderá ser reembolsada através da restituição de sua declaração de imposto de renda.
Para entender melhor sobre Astigmatismo e solucionar todas as suas dúvidas, entre em contato agora com nossos especialistas: 21 96867-9193 / Abra um chat conosco pelo Whatsapp
Ou agende uma avaliação completa com nossos especialistas em Astigmatismo