Cirurgia refrativa customizada: o que é e como é realizada?

cirurgia de miopia, astigmatismo ou hipermetropia

Os problemas visuais afetam nossa vida de uma maneira marcante. Nossa visão é essencial para nos relacionamos com o mundo, e ter esse sentido funcionando perfeitamente é algo no mínimo desejável para todas as pessoas.

No entanto, uma série de problemas e patologias pode afetar nossos olhos e fazer com que a qualidade da nossa visão diminua, causando desconforto e insatisfação. Dentro desse contexto, a medicina sempre buscou soluções e diversos métodos paliativos e corretivos foram surgindo. E uma das técnicas mais modernas e impressionantes para isso é a cirurgia refrativa a laser.

Essa operação tem resultados incríveis e faz com que cada caso consiga sua solução de forma individual e precisa. Continue lendo e saiba um pouco mais sobre esse procedimento tão interessante!

O que é a Cirurgia Refrativa Customizada (Personalizada)?

Na medicina, é de conhecimento comum que cada pessoa é única e deve ser tratada de forma individual. Na saúde dos olhos, porém, essa frase é ainda mais importante, pois qualquer diferença pode afetar muito o resultado de um procedimento.

As cirurgias dos olhos são extremamente delicadas, e cada detalhe deve ser bem captado e analisado. Na cirurgia refrativa customizada (personalizada), é possível mapear as irregularidades na córnea de cada paciente com o objetivo de corrigi-las de maneira muito mais precisa.

Como funciona?

Através de aparelhos modernos, o oftalmologista emite ondas ao fundo do olho e captura as que retornam, comparando-as às ondas que seriam refletidas caso o sistema visual do paciente não possuísse nenhum tipo de distorção.

Esse exame permite a criação de uma espécie de mapa em três dimensões, que vai apresentar para o médico as irregularidades especificas de cada olho de cada paciente, de forma individual. Ele vai representar de maneira clara qualquer alteração, tanto de baixa quanto de alta complexidade, se tornando um verdadeiro guia para o laser.

Dessa maneira, durante a cirurgia refrativa, o oftalmologista vai saber exatamente onde atuar para modelar a córnea de forma personalizada e altamente eficiente. Os resultados, então, são muito mais bem-sucedidos.

Para quem é indicada?

A espessura da córnea e a existência ou não de doença preexistente também são levadas em conta como fatores determinantes para a possibilidade de utilizar essa técnica.

No mais, se você tem um problema visual que não consegue ser adequadamente corrigido ou até se consegue, mas o uso de óculos ou lentes de contato é desconfortável para você, a cirurgia refrativa customizada (também conhecida como personalizada) pode ser a solução perfeita para as suas necessidades.

Esse tipo de método também é ideal para casos de pessoas que tiveram alguma complicação numa cirurgia prévia, bem como para casos em que houve um resultado razoável, mas nos quais ainda é possível obter uma melhora através dessa técnica mais precisa.

Se você se encaixa no perfil de quem pode se submeter à cirurgia refrativa, entre em contato conosco ou procure seu oftalmologista o quanto antes. Ela pode aumentar sua qualidade de vida e, definitivamente, fazer você enxergar o mundo de outra forma!

Você tem mais dúvidas sobre cirurgia refrativa a laser? Comente e confira também nossos outros posts sobre o assunto:

E não deixe de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente.

Dr. Mario Filippo

Dr. Mario Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários