Conjuntivite: entenda suas causas mais comuns e possíveis tratamentos

Saiba tudo sobre conjuntivite, seus sintomas e tratamento

Em um consultório oftalmológico, dúvidas sobre a conjuntivite, suas causas e seus sintomas são comuns. Pois se você também não sabe ao certo do que se trata esse mal, é melhor conferir nosso post de hoje. Antes de mais nada, já vale adiantar que a conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana fina que recobre toda a porção branca dos olhos e o interior das pálpebras. Mas não precisa se preocupar, porque, na grande maioria dos casos, a inflamação é benigna e se resolve sem nenhuma sequela.

Esse quadro pode ocorrer por diversos motivos: por invasão de vírus, bactérias ou mesmo por alergia. Saiba mais detalhes sobre a conjuntivite, suas causas, sintomas e cuidados que você pode ter para evitá-la. Temos tudo bem explicadinho logo aqui abaixo!

Mas antes, assista um vídeo explicativo sobre tudo a respeito da conjuntivite:

Quando a conjuntivite é mais comum?

O calor, o tempo seco durante o verão e os ventos propiciam a conjuntivite, o que faz com que a inflamação apareça com mais frequência durante o verão. Nessa época, há maior proliferação de vírus e bactérias, e costumamos frequentar mais ambientes como clubes e praias, onde têm muitas pessoas, o que facilita o contágio.

Na primavera é comum que apareçam infecções causadas por alergia, devido a resíduos que estão no ar, como pólens e poeira. Já no inverno, quando ficamos mais quietinhos dentro de casa, o ambiente fechado e sem ventilação pode favorecer o aparecimento da conjuntivite viral.

Quais são os sintomas da conjuntivite?

A conjuntivite pode se desenvolver em apenas um dos olhos ou nos dois. Os sintomas principais que aparecem quando se está com esse tipo inflamação são: vermelhidão, se os olhos estão lacrimejantes, inchados, ardidos, irritados e doloridos. Há também uma sensação incômoda de estar com areia nos olhos. Ocorre secreção de muco, que é a liberação de um líquido pelos olhos que pode chegar a colar os cílios, tamanha sua produção — a cor do muco em infecções bacterianas é amarelada, enquanto a infecção por vírus produz um muco transparente. A pessoa também pode ficar mais sensível à luz, o que chamamos de fotofobia.

Causas mais comuns

Primeiramente, não se desespere! Em geral, as conjuntivites são benignas e não deixam nenhuma sequela. Mas para que tudo saia bem, trate com cuidado e seguindo todas as recomendações do seu oftalmologista, pois, caso a infecção se agrave, há a possibilidade do desenvolvimento de quadros perigosos, como lesões na córnea ou mesmo cegueira.

Podemos dizer que em 95% dos casos, a inflamação é causada por vírus. No caso de infecção bacteriana, ela pode ser causada por estreptococos ou estafilococos, por exemplo. Já em casos de alergia, é geralmente ocasionada por diversos motivos, como o contato com pólen, poeira, fumaça, cloro de piscina, maquiagem ou ácaros.

Há ainda como ter conjuntivite em decorrência de algum acidente, o que chamamos de conjuntivite traumática. A córnea pode ser machucada por algo que atingiu os olhos, como estilhaços de vidro, metal ou contato com produtos químicos.

Tratamentos

O tratamento depende do que causou a conjuntivite. Caso tenha sido uma infecção gerada por vírus, não há um medicamento específica antiviral, então o tratamento é feito a partir do uso de colírios lubrificantes, antissépticos e compressa de água fria.

Quando causada por bactérias, que é a causa mais rara, a conjuntivite é tratada com antibióticos, que podem ser receitados na forma de colírio ou pomada, visando reduzir a inflamação e curar a conjuntivite.

Na conjuntivite traumática, tem-se de remover o corpo estranho e utilizar colírios antibióticos e anti-inflamatórios.

Caso aconteça devido a alguma alergia, deve-se aplicar colírios antialérgicos para sua melhora.

Cuidados a serem tomados

Essa infecção é contagiosa, portanto, quem quer evitar o contágio, deve se distanciar por um tempo de quem está com conjuntivite, assim como quem está nessa condição deve ter o bom senso de evitar locais fechados ou que haja outras pessoas, ficando de repouso por alguns dias, não indo ao trabalho ou à escola, por exemplo. Além disso, é recomendado que a pessoa fique atenta à sua higiene: lave as mãos com mais frequência, troque as fronhas do travesseiro e as toalhas todos os dias.

É interessante utilizar óculos escuros, pois, assim, a sensibilidade à luz é reduzida — como já falamos, a condição de conjuntivite pode tornar o ambiente iluminado um pouco incômodo.

Apesar da grande vontade que dá, é importante não coçar os olhos, porque o movimento pode causar danos à córnea. É recomendado não utilizar maquiagem durante o tratamento, nem lentes de contato, ou até mesmo entrar em piscinas. A pessoa deve ficar atenta e realizar o tratamento até o fim para que os sintomas não voltem.

Previna-se

• Não compartilhe com outras pessoas objetos que exijam contato direto com os olhos, como maquiagens, toalhas de rosto, travesseiros, óculos de mergulho ou de proteção no trabalho;
  • Não utilize medicamentos sem prescrição médica, como colírios ou pomadas;
  • Evite também coçar os olhos e lave as mãos sempre que precisar encostar neles;
  • Redobre sua atenção com a higiene pessoal, assim, você reduzirá bastante a possibilidade de contrair a doença.

Soluções caseiras

É essencial que você vá a um médico especializado em oftalmologia para saber o que de fato tem e como cuidar efetivamente. Tratamentos caseiros podem agravar o quadro, ao invés de melhorá-lo, visto que não se sabe ao certo qual foi o agente causador da infecção.

No entanto, para amenizar a sensação de mal-estar, você pode fazer compressas frias, com um algodão embebido de soro fisiológico ou água gelados que ajudam a aliviar os sintomas.

É importante não colocar em seus olhos nada receitado ou orientado por conhecidos e/ou vizinhos, tais como leite materno, chás, sucos ou quaisquer outros produtos dito caseiros. Além de não ajudarem, podem piorar ainda mais a inflamação de seus olhos.

Procure um oftalmologista e saiba mais sobre o que está comprometendo sua visão, assim, você descobrirá a melhor forma de tratamento para a conjuntivite. Seus olhos são a porta de entrada para o contato com o mundo! Cuide bem deles, preocupe-se com qualquer sinal diferente que eles possam apresentar e desfrute de uma vida colorida, cheia de formas e movimentos!

O que achou do nosso post? Comente sua opinião e aproveite para saber mais sobre os 6 sinais de que é hora de visitar um oftalmologista.