Aprenda como pingar colírios corretamente

saiba o modo correto de pingar os colírios da maneira certa

Apesar de os colírios serem os remédios mais comumente prescritos pelos consultórios de oftalmologia, poucos pacientes realmente se preocupam em tirar um tempinho para aprender a usá-los corretamente. Afinal de contas, a aplicação deve ser feita em pé? É preciso contar com a ajuda de outra pessoa, puxar a pálpebra ou fechar o olho depois da aplicação para espalhar o medicamento?

Também desconhece as respostas para essas perguntas? Então esclareça já suas dúvidas e primeiramente veja nosso vídeo explicativo e didático abaixo (Dra Roberta Campos):

Como pingar os colírios corretamente?

Antes de seguir nosso passo a passo e efetivamente partir para a ação, é preciso conferir a data de validade do produto, uma vez que muitas das reações adversas a medicamentos ocorrem exatamente por seu uso fora do prazo. Nos olhos, colírios vencidos podem provocar vermelhidão, coceira e, no pior dos cenários, prejudicar a visão. Conferida a data e estando tudo certinho, siga nossas dicas:

Higienizando as mãos

O primeiro e primordial passo consiste em lavar suas mãos. Como os olhos são muito sensíveis e vulneráveis a infecções, é importante ter as mãos limpas antes de tocá-los de qualquer forma.

Preparando o terreno

Agora incline sua cabeça para trás e puxe com cuidado, com a ponta do dedo, a pálpebra inferior para baixo e um pouquinho para a frente. O objetivo é criar uma bolsinha entre o olho e a pálpebra inferior para a penetração do colírio.

Pingando as gotinhas

Aplique o colírio, mantendo o olhar para cima, a fim de reduzir as chances de errar o olho e aplicar o medicamento sobre a pálpebra superior. Só tenha cuidado para não encostar o frasco no olho ao aplicar exatamente o número de gotas prescrito pelo oftalmologista. Lembre-se de que o uso do medicamento em doses abaixo ou acima do prescrito prejudica a eficácia do tratamento e acrescenta riscos de sofrer efeitos colaterais.

Dando tempo ao tempo

Depois de aplicado o colírio, não feche imediatamente os olhos. O ideal é dar um tempinho para que o remédio possa ser absorvido antes de acabar provocando um extravasamento do colírio. Nesse momento você pode pressionar um pouco o canto do olho mais próximo do nariz, o que ajuda a reduzir o transbordamento do colírio e consequentemente a aumentar sua absorção.

Se for preciso aplicar o remédio em ambos os olhos, basta repetir os passos para o outro lado.

E se não conseguir seguir o passo a passo?

Uma boa alternativa — especialmente para crianças, que não costumam cooperar muito com a aplicação do colírio diretamente nos olhos — é realizar o procedimento deitado, de preferência contando com a ajuda de uma segunda pessoa. Veja como é simples:

  • Deite confortavelmente e feche os olhos;
  • Peça para alguém aplicar o colírio no cantinho do olho mais próximo do nariz;
  • Abra os olhos e incline a cabeça para o lado em que foi aplicado o colírio — assim, se o colírio foi aplicado no olho direito, vire a cabeça para a direita;
  • Espere o colírio penetrar no olho;
  • Repita o procedimento no outro olho, se necessário.

Como os colírios devem ser armazenados?

Para guardar seus colírios da forma certa, siga as instruções de armazenamento presentes nas embalagens para garantir que o produto se manterá conservado. Há inclusive alguns colírios que devem ser mantidos na geladeira, enquanto outros não exigem esse cuidado. Em geral, simplesmente não os expor a ambientes com luz direta ou muita umidade já basta, não havendo perigo em deixá-los na bolsa ou no porta-luvas do carro, por exemplo.

O que mais é preciso saber sobre os colírios?

Por último, mas não menos importante, lembre-se de não compartilhar seu frasco de colírio com outras pessoas, para evitar a transmissão de infecções. E se você precisa usar dois ou mais colírios, espere alguns minutos ( cerca de 20 minutos ) entre as aplicações, porque o espaço entre o olho e a pálpebra é pequeno, não comportando grandes quantidades de líquido. Assim, se você aplica diversas gotas ao mesmo tempo, corre o risco de a maioria acabar escorrendo pelo rosto e não sendo absorvida.

E aí, gostou das nossas dicas? Deixe nos comentários suas dúvidas e aproveite para descobrir o que mais pode causar conjuntivite — além de frascos de colírio contaminados!

E não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários