Pesquisa revela: Brasileiro não cuida da saúde ocular

Pessoa passando por exame oftalmológico

Vermelhidão nos olhos é o sintoma mais comum entre os pacientes que buscam clínicas oftalmológicas

A Clínica de Oftalmologia Integrada (COI), realizou pesquisa, à nível nacional,  para entender os motivos que levam um paciente a visitar o oftalmologista. Muitos buscam atendimento apenas em casos emergenciais

O costume de ir ao oftalmologista deveria ser algo regular. Segundo o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), José Ottaiano, a indicação é a de visitar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

 Caso a necessidade seja maior, considerando doenças sistêmicas e histórico familiar de doenças oculares, o número de consultas fica a cargo do paciente. 

Entretanto, segundo uma pesquisa realizada pela Clínica de Oftalmologia Integrada (COI) com seus pacientes, cerca de 47% dos entrevistados vão ao oftalmologista apenas 1 vez por ano, e outros 30% marcam uma consulta apenas quando apresentam algum problema na visão.

Oftalmologia brasileira é reconhecida mundialmente

De acordo com estudo das condições de saúde ocular do Brasil de 2019, feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o segmento é destaque mundial. 

Numericamente pela excelência científica de seus profissionais e pelos engajamento dos profissionais que buscam aperfeiçoamento constante. 

Contudo, alguns desafios permeiam a profissão. Apesar de ser uma das modalidades médicas que mais avançou nos últimos anos, o tamanho geográfico do Brasil e os desafios que o engajamento do oftalmologista exigem vão além da formação acadêmica. 

Distribuição de oftalmologistas por região do País

Para uma população de 208.494.900 habitantes (IBGE para 2019), existem 20.455 oftalmologistas. 

Ou seja, há 1 profissional para cada 9,224 habitantes. Deste montante, a região Sudeste é a que mais possui profissionais. Ao todo, são 12.087. Ou seja, para cada, 7.257 pessoas há 1 oftalmo. 

Entre todas as adversidades, ainda assim é preciso entender o porquê é tão importante mudar a visão do brasileiro quanto a necessidade de manter uma rotina de consultas oftalmológicas que caiba em sua realidade. 

Deficiência visual e cegueira no mundo

Os primeiros dados mundiais são de 1972. A OMS (organização Mundial da Saúde) apontou que existiam de 10 a 15 milhões de pessoas cegas no mundo. 

Já em 1990, outro estudo da OMS apontou que o número de pessoas cegas e com baixa visão atingiu 38 milhões para cegos e 110 milhões para baixa visão. 

O que mais cega as pessoas?

60% dos motivos da cegueira são devido à catarata ou erros de refração na visão. Outros motivos, em menor porcentagem, estão relacionados com tracoma, ausência de Vitamina A, oncocercose, retinopatia diabética ou glaucoma. 

Outros caos de cegueira são atribuídos à velhice  como a DMRI e ouras doenças!

Ainda segundo o estudo 75% de toda a cegueira do mundo poderia ter sido evitadas ou curadas. 

tabela da CBO sobre os motivos de cegueira no mundo

fonte: CBO

Por que procurar oftalmo apenas em urgências pode ser um perigo? 

Deixar para ir ao médico apenas quando está muito doente é um costume comum.  Segundo pesquisa realizada em 2014 pelo Data Popular, 6 em cada 10 brasileiros só passam por alguma consulta médica quando já estão doentes, ou seja, a procura por um oftalmologista se enquadra neste número. 

Procurar por uma consulta oftalmológica apenas quando já existe algum sintoma ou dor pode apresentar perigo devido ao fato de que muitas das doenças oculares podem ser tratadas com um diagnóstico precoce. Esse cuidado evita possíveis sequelas e a necessidade de cirurgias e tratamentos mais agressivos. 

6 Principais causas que levam a procura emergencial de um oftalmologista

Alguns sintomas e problemas específicos são mais alarmantes, fazendo com que a ida ao oftalmologista seja a única opção.

Conheça algumas das principais causas levantadas segundo a pesquisa realizada pela COI com seus pacientes:

  1. Perder a visão: cerca de 79,4% dos entrevistados citaram este medo
  2. Dores de cabeças: cerca de  38% citaram esta causa 
  3. Vermelhidão nos olhos: cerca de 46% citaram esta causa
  4. Catarata: cerca de 24,1% citaram esta causa  
  5. Problemas de retina: cerca de 8,2% citaram esta causa
  6. Inflamação nos olhos: cerca de 4,3% citaram esta causa

Confira abaixo um infográfico completo da pesquisa:

A partir do gráfico acima, podemos perceber a tendência de a maior procura por consultas oftalmológicas vir de idosos, que já apresentam algum tipo de problema ocular.

E, ainda, segundo uma pesquisa do Ibope, em parceria com o CBO, cerca de 34% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista.

Ou seja, compreende-se um padrão de sempre “deixar para depois”, que pode potencialmente acarretar problemas futuros que, com a idade, são mais frequentes em vista que idosos estão mais vulneráveis e propensos a ter doenças oculares, como a catarata

Quanto mais cedo o cuidado com a visão começar, mais o paciente poderá garantir uma melhor saúde de seus olhos.

Sendo assim, o  ideal é que, sempre que possível, agende uma consulta de rotina para checar se tudo está bem.

 

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários