Saúde dos Olhos em Home Office, como cuidar da visão trabalhando de casa

mulher de óculos tomando café enquanto está sentada a uma mesa de frente para um monitor

Conheça os males que o home office pode causar à visão e descubra como evitar problemas oculares com algumas medidas simples

O Home Office, que já era uma tendência no Brasil, se intensificou ainda mais neste ano. O cenário de pandemia que estamos vivenciando acabou agilizando esse processo e trabalhar de casa agora faz parte do novo normal. O grande problema é que as pessoas estão ficando cada vez mais em frente à tela do computador, celular, entre outros dispositivos. Essa situação tem levantado o debate a respeito da saúde dos olhos em home office.

Você está cuidando da sua visão corretamente? Selecionamos as principais informações sobre a importância do cuidado com os olhos durante o trabalho remoto e que medidas devem ser tomadas para não prejudicar a visão.

Riscos que o home office oferece para saúde ocular

Normalmente, nós piscamos de 8 a 10 vezes por minuto quando estamos realizando atividades rotineiras. Quando lemos um livro ou ficamos diante do celular, televisão ou computador, essa frequência de piscadas é reduzida para 4 ou 5 vezes por minuto.

Isso acaba comprometendo a lubrificação da superfície ocular, causando assim ressecamento. Essa condição poder implicar em outros problemas, como alergias, irritações e sensibilidade à luz.

Outro sinal de que a saúde dos olhos em home office está prejudicada é a dor de cabeça, causada pela tensão muscular do globo.

Por fim, a diminuição de consultas com o médico oftalmologista a da realização de exames preventivos também é um dos problemas que podem comprometer a visão nesse novo contexto de trabalho.

 

mulher de óculos sentada a uma mesa enquanto faz anotações e fala ao celular

Para entender melhor: Como cuidar dos olhos, 07 dicas para manter a saúde ocular em dias

Cuidados necessários para manter a saúde dos olhos em home office

Quando estamos trabalhando em casa, é fundamental estabelecer um limite de tempo que será dedicado ao computador. O ideal é tirar pausas ao longo do dia. No entanto, não adianta sair de uma tela e se conectar com outra.

Evite televisão, celular. Se possível, passe um tempo em contato com luz natural, seja no quintal de sua casa ou na sacada do seu apartamento. Outra opção é fazer caminhadas ao ar livre no horário de almoço ou antes ou depois do expediente.

O melhor de tudo é que, além de manter saúde dos olhos em home office, você ainda cuida de outros órgãos, como coração, pulmão, entre outros. Isso sem contar na saúde mental, que também é de extrema importância.

Com todas as medidas de prevenção necessárias, agende uma consulta com seu oftalmologista. O profissional fará uma avaliação da sua estrutura ocular para identificar se há ou não a necessidade de prescrever colírios lubrificantes.

Criar um ambiente ergonômico também fará toda diferença na saúde ocular.  Para reduzir a exposição ocular à luz do computador, o recomendado é ficar a uma distância de, aproximadamente, 70 centímetros do monitor e deixa-lo à altura dos olhos.

Escolha locais bem iluminados para trabalhar e, se possível, dê preferência para a luz natural. Faça pausas de 5 a 10 minutos a cada hora para propiciar um momento de descanso aos olhos.  

Quem usa óculos deve manter a receita em dia e usar de acordo com as recomendações do oftalmologista. Lembre-se de que todas as medidas que você toma agora vão garantir seu bem-estar na velhice.

É possível prevenir uma série de doenças oculares com a adoção de hábitos saudáveis no trabalho e no dia a dia. Vale ressaltar que o acompanhamento com um especialista em saúde ocular não é destinado apenas a quem usa óculos.

Toda população deve se consultar com o profissional pelo menos uma vez por ano. Conte com a Clínica de Oftalmologia Integrada para manter a saúde dos olhos em home office.

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários