Como cuidar da saúde dos olhos? Conheça dicas e hábitos para manter uma boa visão

Foto dos olhos de uma pessoa.

Entender como cuidar da saúde dos olhos é essencial para manter uma visão saudável e garantir uma boa qualidade de vida. Saiba aqui como fazer isso da forma correta.

Quem aprende como cuidar da saúde ocular obtém vários benefícios ao longo da vida. O principal deles é prevenir o desenvolvimento de doenças que comprometam a visão e a qualidade de vida.

Apesar da importância desses cuidados, muitas pessoas ainda desenvolvem problemas oculares que poderiam ser evitados com alguns cuidados simples.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 285 milhões de pessoas apresentam algum problema de visão. Estima-se que 60 a 80% desses casos poderiam ser evitados ou possuem tratamento.

No Brasil, o Censo Demográfico de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que mais de 35 milhões de pessoas no país têm algum grau de dificuldade visual. 

No entanto, o número de brasileiros com problemas oculares e dificuldade visual poderia ser reduzido se as pessoas soubessem como cuidar da saúde dos olhos.

Neste artigo, explicaremos quais hábitos e dicas podem ser utilizados para cuidar da saúde dos olhos e prevenir o desenvolvimento de doenças oculares.

A importância de cuidar da saúde dos olhos desde jovem

Pessoas que aprendem como cuidar da saúde dos olhos desde cedo têm menos chances de desenvolver problemas oculares complexos ao longo da vida. 

Isso porque esses cuidados ajudam a evitar irritações, desconforto, infecções e doenças que podem comprometer a saúde ocular do indivíduo a curto, médio e longo prazo. 

Alguns problemas oculares, como a degeneração macular e o glaucoma, por exemplo, podem começar a se desenvolver em idades mais avançadas. 

No entanto, o risco de desenvolvê-los está relacionado aos hábitos adquiridos ao longo dos anos. Por esse motivo, começar a proteger a saúde dos olhos desde ainda jovem pode reduzir o risco de desenvolver essas e outras doenças oculares.

Além disso, quem adota cuidados relacionados à saúde ocular desde cedo, normalmente também é mais atento a sinais de problemas que afetam a visão. 

Esses sinais os levam a buscar ajuda, o que permite o diagnóstico e o tratamento precoce de problemas oculares. Isso evita complicações e protege a qualidade de vida das pessoas.

Vale lembrar que manter uma visão saudável é essencial para garantir uma vida funcional e ativa até a terceira idade.

5 hábitos essenciais para manter a saúde ocular

Conforme explicado, investir na manutenção da saúde ocular desde jovem é fundamental para assegurar uma visão saudável em todas as fases da vida. Mas como cuidar da saúde dos olhos?

O primeiro passo para isso é conhecer os 5 hábitos essenciais de cuidados com os olhos.

Confira abaixo cada um deles. 

1. Mantenha uma alimentação equilibrada

Uma alimentação saudável e equilibrada assegura o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo, incluindo os olhos. A saúde ocular é beneficiada principalmente quando a pessoa mantém uma dieta rica em alimentos e vitaminas que fazem bem para a visão

Alimentos ricos em vitamina C, vitamina A, zinco, ômega 3, entre outros macro e micronutrientes, fornecem o combustível necessário para processos fisiológicos que protegem e melhoram a visão. 

Para ingerir esses nutrientes, é importante manter uma dieta rica em frutas, verduras, castanhas e carnes magras, por exemplo. Além disso, é fundamental evitar o consumo excessivo de açúcar refinado, alimentos processados, gorduras e sódio.

Vale lembrar que uma alimentação saudável previne uma série de doenças sistêmicas, como hipertensão, diabetes, entre outros males.  

2. Lubrifique os olhos

O ressecamento ocular pode causar o desenvolvimento de diversos problemas, como irritação, ardência, vermelhidão e até a síndrome do olho seco. 

Esse ressecamento pode ser resultado de diversos fatores, como a baixa umidade do ar associada ao clima seco e a ambientes com ventilador e ar-condicionado. 

Para evitar o desenvolvimento de problemas associados ao ressecamento, é fundamental manter os olhos hidratados nessas situações. 

A hidratação deve ser feita de acordo com as recomendações do médico oftalmologista e normalmente envolve o uso de colírios específicos e até lágrimas artificiais. 

3. Use óculos de sol

A exposição prolongada aos raios ultravioletas (UV) não só prejudica a pele, mas também coloca em risco a saúde ocular. Isso porque essa exposição pode aumentar o risco de catarata e outros problemas oculares.

Por esse motivo, é fundamental utilizar óculos de sol com proteção UV sempre que estiver ao ar livre, mesmo em dias nublados.

Mais do que um acessório estiloso, ele também protege a retina do contato com poeira, insetos, entre outras micropartículas que podem prejudicar a visão. 

4. Durma bem 

Ter um sono de qualidade é fundamental para assegurar uma boa saúde ocular. Isso porque dormir bem ajuda a aliviar a fadiga ocular, especialmente se você passa longos períodos olhando para telas de computador, smartphones e TVs.

Além disso, durante o sono profundo, o corpo passa por um processo de regeneração celular. A rodopsina, por exemplo, substância da retina sensível à luz, precisa ser regenerada durante a noite. 

Quando a pessoa dorme menos tempo do que o necessário para essa regeneração ou tem insônia, ela pode desenvolver problemas como olhos secos, desconforto ocular, entre outros problemas.

5. Faça a higiene ocular

Fazer a higiene ocular significa cuidar da limpeza dos olhos. Esse hábito é fundamental para evitar problemas como entupimento das glândulas lacrimais e o acúmulo de oleosidade nas pálpebras.  

No entanto, é importante entender como lavar os olhos da forma correta para evitar esses problemas. O ideal é lavar externamente as pálpebras apenas com água e soluções específicas de limpeza ocular. 

Dicas para cuidar da saúde dos olhos 

Além dos hábitos certos, seguir algumas dicas de cuidados com a saúde ocular também é fundamental para manter uma visão saudável ao longo da vida.

Confira abaixo quais são essas dicas e como colocá-las em prática.

Cuide dos olhos durante o uso de telas

Passar muito tempo em frente à tela do computador ou do celular exige que as pessoas mantenham os olhos abertos e piscar menos. 

O problema é que isso reduz a lubrificação natural do globo ocular, o que pode provocar o ressecamento dos olhos por desidratação.

A desidratação dos olhos pode desencadear alergias, irritações, entre outros problemas. Para evitar esse quadro, é importante fazer pausas de alguns segundos a cada 20 minutos diante da tela.

Outra dica é manter o monitor a 50 centímetros de distância e configurar o brilho da tela, de modo que ela não fique clara demais. Caso seja necessário, é importante usar o colírio recomendado pelo oftalmologista. 

Evite coçar os olhos

Coçar os olhos pode causar diversos problemas, como descolamento de retina, alergias, inflamações, entre outros. Isso porque, em geral, as pessoas não lavam as mãos antes de tocar nos olhos. 

Como as mãos estão entre os órgãos que mais acumulam sujeira, bactérias, fungos, entre outros microrganismos, ao colocá-las em contato com os olhos, todos esses elementos nocivos são transferidos para o globo ocular.

Para evitar problemas relacionados a essa prática, é importante seguir algumas dicas. Sempre que a vontade de coçar começar, o ideal é piscar os olhos ou lavá-los com água em abundância.

Sempre retire a maquiagem

Esquecer de remover a maquiagem antes de dormir não só prejudica a pele, mas também coloca em risco a saúde ocular. 

Isso porque as substâncias que compõem a maquiagem em contato com as pálpebras e áreas próximas aos olhos podem entrar em contato com o globo ocular.  

Como resultado, a pessoa pode desenvolver alergias, irritações, entre outros problemas. Por esse motivo, é fundamental utilizar produtos de limpeza apropriados para remover a maquiagem todos os dias. 

Inclua exercícios físicos na rotina

A prática regular de atividades físicas promove benefícios que impactam todos os órgãos do corpo, inclusive os olhos. 

Afinal, essa prática é fundamental para evitar e controlar o diabetes e a hipertensão, doenças que também afetam a saúde ocular.

Retire e higienize as suas lentes de contato

Quem usa lentes de contato no seu dia a dia precisa adotar alguns cuidados para preservar sua saúde ocular. 

Primeiro, é importante lembrar que essas lentes precisam ser retiradas antes de dormir e armazenadas em um estojo apropriado. 

Além disso, elas devem ser higienizadas de acordo com as recomendações do oftalmologista. Isso é fundamental para evitar problemas oculares, como infecções e alergias, causadas pelo uso inadequado de lentes de contato.

Faça consultas regulares ao oftalmologista

Ao contrário do que muita gente imagina, o médico oftalmologista não deve ser procurado apenas em casos de dificuldade para enxergar. 

Isso porque várias doenças oculares são silenciosas e só apresentam sintomas quando estão em estado avançado.

Por outro lado, realizar exames oftalmológicos periódicos é importante para detectar e tratar esses problemas oculares de forma precoce.

Por esse motivo, é fundamental fazer consultas regulares ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano ou na frequência indicada pelo médico. 

Dessa forma, será mais fácil obter a ajuda e as orientações necessárias para manter a saúde ocular em dia.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de um atendimento especializado? Entre em contato com a equipe da Clínica de Oftalmologia Integrada e agende já sua consulta!

Agende sua consulta
Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.
Mulher sorrindo usando o computador de óculos

O que é a falsa miopia?

A falsa miopia é um problema ocular que afeta de forma temporária a capacidade da pessoa enxergar objetos distantes. Veja quais os sintomas dessa condição

Imagem de um teste de diabetes sendo realizado na mão

Como a diabetes pode afetar a visão?

A diabetes afeta a visão quando o nível de glicose do sangue está alto, provocando alterações oculares que podem causar o desenvolvimento de doenças como

Comentários