O bebê, quando nasce, precisa fazer vários exames e testes médicos para que sejam detectadas doenças que podem atingir a sua saúde desde o início da vida. Os testes mais popularmente realizados em bebês são os do Pezinho (obrigatório pelo Ministério da Saúde brasileiro) e da Orelhinha, que ajudam a diagnosticar doenças metabólicas e déficits na audição da criança. Porém, muitos médicos agora têm sugerido também a realização de um outro teste menos conhecido em bebês ou recém-nascidos: o teste do olhinho. Você sabe o que ele detecta e por que seu filho deve realizar esse procedimento? Então confira abaixo todas as informações sobre esse exame!
O que é o teste do olhinho?
O teste do olhinho é um exame oftalmológico simples que consiste na utilização de um feixe de luz para iluminar o olho do bebê, estimulando a produção de um reflexo vermelho natural no globo ocular. A produção desse reflexo, sem nenhum tipo de obstáculo ou formação de coloração branca, é sinal de que a criança apresenta uma visão saudável.
O que ele previne?
O teste do olhinho é feito para ajudar a prevenir e diagnosticar doenças relacionadas com a saúde ocular, como a catarata congênita, o glaucoma, infecções, cegueira, retinoblastoma e outros quadros clínicos que podem ser desenvolvidos ainda na infância. Em muitas crianças, essas doenças só são diagnosticadas em uma idade muito avançada, situação que dificulta o tratamento de qualquer um desses quadros clínicos, resultando em graves problemas de visão. A intenção do teste do olhinho é detectar precocemente os problemas para poder, quando necessário, começar o tratamento imediatamente.
Por que meu filho deve fazer?
Seu filho deve fazer esse teste porque a criança, no início da vida, ainda não sabe manifestar o que pode estar acontecendo de errado com sua visão. Como ela nunca enxergou de maneira diferente antes, ela não saberá detectar problemas de visão ao longo do seu desenvolvimento.
Ele é obrigatório?
Não existe uma legislação federal que obriga pais a realizarem o teste do olhinho em seus filhos, por isso, a grande maioria das maternidades particulares e públicas em todo o país não sugere a realização do teste logo após o nascimento da criança. Desde o ano de 2010, entretanto, o teste do olhinho já é coberto por todos os planos de saúde, seguindo as exigências da Agência Nacional de Saúde. Por isso, se você é conveniado de algum plano, é possível exigir a realização do teste. No SUS, todos os municípios que participam do programa Rede Cegonha têm a realização do exame garantida.
Quando ele deve ser feito?
Recomenda-se a realização do teste do olhinho logo após o nascimento do bebê por um oftalmologista ou um pediatra. Se não for possível fazer o teste nesse momento, ele pode ser realizado na primeira consulta da criança ao médico e aplicado novamente nas visitas seguintes ao consultório, caso exista alguma suspeita de problemas na visão. O tratamento dos quadros clínicos detectados é realizado por um oftalmologista.
O teste do olhinho pode machucar meu filho?
O teste do olhinho não dói e é muito rápido e simples de ser realizado. Sua duração é de, no máximo, três minutos, e é necessário somente um oftalmoscópio para a realização do teste.
Meu filho não fez o teste. O que fazer para evitar problemas?
Se o seu filho não realizou esse teste durante os primeiros meses de sua vida, você também pode ajudar a diagnosticar problemas na visão da criança:
- Observe as fotos que você tirou do seu filho. O olho da criança aparenta ter uma mancha branca? Se sim, leve a criança ao oftalmologista.
- Converse com o pediatra do seu filho sobre a possibilidade de realizar um teste do olhinho no seu filho. Como é simples e indolor, provavelmente ele poderá fazer o teste rapidamente.
Realizar o teste do olhinho é mais uma alternativa de garantir uma infância saudável para seu filho e aumentar a sua tranquilidade com relação à saúde da criança. Quer ler um pouco mais sobre como garantir a saúde e qualidade da visão em crianças? Dê uma conferida neste texto sobre o assunto e continue visitando o nosso blog regularmente!
E que tal ler um pouco mais sobre as crianças em nossos artigos relacionados:
- Olhos dos bebês lacrimejando e remelando: o que pode ser?
- Celulares, tablets e computadores prejudicam a visão das crianças?
- Áreas da oftalmologia: o que é oftalmopediatria?
- Retinoblastoma: causas, diagnóstico e tratamento
- Como detectar problemas na visão das crianças?
- Saiba mais sobre o uso de óculos escuros para crianças
- Catarata congênita: você sabe o que é?
- Saiba mais sobre a ambliopia e entenda suas causas
- Descubra o segredo da cor dos olhos
- Descubra com quantos meses o bebê começa a enxergar
- Por que a cor dos olhos do bebê muda?
- O que é estrabismo?
- 4 dicas para garantir a saúde nos olhos das crianças
- Ver televisão de perto ou ler com pouca luz prejudica a visão?
E não se esqueça de consultar o seu oftalmologista de confiança regularmente !!!
Veja também agora mesmo um vídeo explicativo sobre o teste da orelhinha:
E agora sobre o teste do pezinho:
Até a próxima!