Quanto custa cirurgia de miopia em 2022?

Homem de óculos olha pela janela e pensa sobre quanto custa cirurgia para miopia

Saber quanto custa cirurgia de miopia é uma dúvida que se torna cada vez mais frequente, especialmente porque houve um aumento de casos da doença nos últimos anos. 

A pandemia de Covid-19 atingiu as pessoas em todo o mundo de diferentes formas. Além da gravidade da doença em si, a população também se viu obrigada a mudar comportamentos, o que provocou diversas mudanças tanto na saúde mental quanto física. 

Embora as pessoas tenham se adaptado à situação — por exemplo, aproveitando as vantagens do home office —, não é possível ignorar os danos que a pandemia provocou como um todo. 

O sedentarismo afetou algumas pessoas, enquanto que outras tiveram que enfrentar questões relacionadas à saúde mental (ansiedade, depressão, etc.). 

Quando se trata da saúde dos olhos, casos de miopia em crianças cresceram durante a pandemia. Afinal de contas, todos passaram mais tempo em casa, sofrendo com uma exposição maior a telas de computadores, televisões, smartphones e assim por diante. 

Dito isso, é comum que as pessoas queiram saber quanto custa cirurgia de miopia em 2022. Além disso, elas desejam compreender melhor o que é a miopia e como ela pode ser tratada. 

Se você também tem interesse em saber mais sobre a cirurgia de miopia e descobrir qual é a média de preço do procedimento, continue a leitura! 

Quem pode fazer cirurgia de miopia?

A miopia é uma condição ocular muito conhecida, mas nem todas as pessoas sabem como ela realmente funciona. 

Quando um paciente tem miopia, quer dizer que ele sofre com um distúrbio de refração de luz, que é gerada pelo alongamento do globo ocular. Como resultado, o paciente tem uma “visão borrada” quando precisa enxergar objetos mais distantes. 

Antes de saber quanto custa em média uma cirurgia de correção de miopia, é importante entender quem pode realizar o procedimento. Geralmente, para corrigir o problema, as opções mais indicadas são o uso de óculos ou de lentes de contato

No entanto, essas recomendações podem trazer certas dificuldades para o dia a dia, como a prática de atividades físicas, riscos de infecções — devido ao ato de colocar e retirar os óculos e as lentes —, e assim por diante. 

Com isso, muitos pacientes com miopia desejam realizar uma cirurgia para que o problema seja corrigido e não seja mais necessário utilizar óculos ou lentes de contato. 

Porém, a cirurgia de miopia só deve ser realizada em pessoas com mais de 18 anos de idade. Além disso, não é indicada para pacientes que possuem doenças preexistentes que podem tornar a cirurgia de risco. 

O procedimento não pode se realizado em pacientes que tenham:

  • Ambliopia — conhecido como olho preguiçoso;
  • Ceratocone — que é uma doença que altera o formato da córnea;
  • Diabetes;
  • Glaucoma;
  • Herpes ocular. 

Além das condições citadas acima, a cirurgia de miopia não é indicada para grávidas e lactantes. 

Vale dizer que, hoje em dia, esse procedimento cirúrgico é muito moderno, rápido e seguro. Além disso, quando o paciente tem acima de 5 graus de miopia, geralmente o plano de saúde cobre a cirurgia. 

Cirurgia de miopia no SUS

Se o paciente não tiver plano de saúde e não tiver condições de realizar a cirurgia de miopia de forma particular, é possível que ele realize o procedimento com o SUS (Sistema Único de Saúde), sem pagar pela cirurgia. 

Todavia, é importante ter em mente que a solicitação e a realização do procedimento via SUS costuma ser muito demorado. Isso acontece porque existe uma grande lista de espera para esse tipo de cirurgia. 

Para fazer isso, é fundamental que você marque uma consulta com o oftalmologista da rede pública de saúde e fale sobre a possibilidade de realizar a cirurgia de miopia. A aprovação do procedimento pelo SUS vai depender do grau da miopia do paciente e da indicação médica.

Veja a seguir os diferentes tipos de cirurgia de miopia disponíveis no Brasil.

Tipos de cirurgia para miopia 

Quando o assunto é quanto custa cirurgia de miopia, é muito importante compreender que o preço dependerá muito de diferentes fatores. Uma dessas questões é a técnica que será utilizada durante o procedimento cirúrgico. 

Cada cirurgião ou clínica terá seus critérios para definir o preço da cirurgia, por exemplo: local onde a cirurgia será realizada, reputação do cirurgião no mercado, grau de dificuldade e assim por diante. 

No entanto, a técnica a ser utilizada é, sem dúvida, um dos fatores que mais afetam o valor total da cirurgia. Veja a seguir quais são os principais tipos de cirurgia para miopia: 

  • PRK: essa cirurgia consiste em realizar a raspagem da membrana (epitélio da córnea) que cobre o olho. Feito isso, é necessário fazer a aplicação do laser sobre a córnea. Essa é a técnica mais antiga para correção de miopia. Porém, também é a opção que tem o pós-operatório mais incômodo e demorado. 
  • LASIK: a técnica é uma evolução da PRK. Neste caso, não é necessário raspar a membrana, mas sim realizar um corte na mesma (um flap) para que posteriormente o laser seja aplicado sobre a córnea. 
  • SMILE: por fim, a técnica mais avançada é a SMILE. Quando essa cirurgia é realizada, não é necessário que o cirurgião faça a raspagem ou o corte, já que o laser é aplicado através da membrana. Essa técnica costuma promover melhores resultados, e tem um pós-operatório mais tranquilo. 

Imagem ilustrativa de cirurgia refrativa a laser

Mas, afinal de contas, qual é a melhor cirurgia para miopia? 

A melhor cirurgia para miopia é a que o seu oftalmologista recomendar. Claro, você pode verificar com o seu médico se é possível realizar o procedimento que deseja. No entanto, somente um especialista poderá dizer qual é a opção que melhor atende a sua necessidade. 

Também é importante deixar claro que, na maioria das vezes, a cirurgia de miopia dura cerca de 15  minutos em cada olho. Além disso, dependendo do tipo de procedimento cirúrgico, é possível corrigir não somente a miopia, mas também o astigmatismo

E quanto custa uma cirurgia de miopia e astigmatismo? É exatamente isso que você descobriu a seguir! 

Quanto custa uma cirurgia de correção de miopia? 

Como já citamos, o preço de cirurgia de miopia pode variar muito devido a diferentes fatores. Além do tipo de técnica que será utilizada, outro fator que influencia muito no valor final do procedimento é a região do país onde ela será realizada. 

Por exemplo, no Rio de Janeiro, a média de valor do procedimento varia entre R$2.500 e R$4.500 por olho. 

Portanto, não importa se você deseja saber quanto custa cirurgia de miopia LASIK ou outro tipo de técnica, é fundamental procurar por um especialista. Somente dessa maneira você poderá tirar as suas dúvidas, especialmente sobre os custos que terá ao realizar o procedimento. 

Tenha em mente que quando o assunto é quanto custa cirurgia de miopia e astigmatismo, não é somente o valor da cirurgia em si que está em jogo. Você também terá custos com o pré e pós-operatório, por exemplo. 

Cuidados necessários com a cirurgia de miopia 

Agora que você já sabe quanto custa uma cirurgia de correção de miopia, também é importante que compreenda como funciona o pré e o pós-operatório do procedimento, inclusive os seus riscos. 

Pré-operatório

Na semana anterior à realização da cirurgia, é importante que o paciente comece a fazer a limpeza dos cílios. Isso deve ser feito com shampoo neutro. Além disso, também é importante que o uso de lentes de contato seja suspenso. 

No dia anterior à cirurgia, é importante evitar o uso de cremes, bem como de maquiagem. Outra questão necessária é a limpeza dos olhos para evitar possíveis infecções. Não é necessário fazer jejum, entretanto, não é permitido ingerir bebidas alcoólicas. 

Pós-operatório

A recuperação da cirurgia de miopia costuma ser muito tranquila. Todavia, o paciente deve evitar esforços físicos por cerca de 10 a 15 dias. 

Além disso, é essencial seguir todas as recomendações feitas pelo cirurgião. Em outras palavras, é necessário fazer o uso de colírios e medicações prescritos pelo profissional. 

Riscos cirurgia de miopia

Assim como ocorre em qualquer outro tipo de cirurgia, o procedimento para correção de miopia também tem os seus riscos. 

Entretanto, como se trata de um procedimento cirúrgico moderno e seguro — desde que seja realizado por um profissional capacitado —, o índice de complicações é baixo. Entre os principais riscos estão:

  • Olho seco;
  • Infecção;
  • Dor e desconforto;
  • Dificuldade de cicatrização da córnea (haze).

Dito isso, para ter o melhor resultado possível com a cirurgia de miopia, vale reforçar, que é muito importante escolher um profissional experiente para realizar o procedimento. 

A COI é uma clínica oftalmológica no Rio de Janeiro que conta com uma equipe formada por profissionais que entendem as necessidades dos pacientes. 

Se você ainda tem dúvidas sobre quanto custa cirurgia de miopia a laser, ou deseja verificar se pode realizar este tipo de procedimento, entre em contato com a COI e agende a sua consulta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Ricardo Filippo

Ricardo Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários