Ao longo da vida, precisamos estar sempre atentos à nossa visão. Mas é após os 60 anos que alguns problemas nessa área aparecem mais. Por conta disso, é necessário termos mais cuidados com a visão na terceira idade, a fim de que a qualidade de vida se mantenha.
Isso se aplica principalmente às mulheres que, de acordo com dados de pesquisas científicas, têm mais chances de desenvolver doenças como catarata e glaucoma.
Principais doenças que os cuidados com a visão podem evitar
Existem diversas doenças e problemas com a visão dos idosos que precisam ser evitadas. Vamos citar algumas delas.
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
A DMRI é a principal causa de cegueira em pessoas acima dos 60 anos. Ela causa a degeneração da parte posterior do olho. Seu primeiro sintoma é o embaçamento da vista. Porém, caso descoberto inicialmente, é possível ser tratada e controlada.
Algumas formas de perceber o início da doença é reparar se há dificuldade para ler, pontos escuros e distorção de formas.
Olho seco
Com o passar dos anos, nossas glândulas lacrimais podem ser alteradas. Isso faz com que o olho fique seco e, assim, incomode a visão. Assim como outras doenças, o olho seco ataca principalmente as mulheres, por conta das mudanças hormonais causadas pela menopausa.
Presbiopia
A presbiopia é uma das doenças que mais atinge as pessoas, e isso inclui a terceira idade. Comumente conhecida como cansaço de visão, ela atinge a qualidade de enxergar de perto.
Outros sintomas são:
- Dificuldade com imagens pequenas
- Visão borrada
- Dores de cabeça por conta do esforço
- Necessidade de mais luz
Retinopatias
Pessoas que têm diabetes e hipertensão normalmente apresentam, também, a retinopatia. Essa doença atinge os vasos sanguíneos da retina e, assim, causa visão borrada, pontos pretos e flashes laterais.
Catarata
A catarata é uma das doenças mais comuns após os 60 anos. A visão embaçada é causada pela transparência do cristalino. Se não tratada de maneira correta, pode causar cegueira, reversível por meio de operação. Além disso, os sintomas podem ser acelerados pela falta de uma vida saudável.
Glaucoma
Essa doença também pode levar à cegueira irreversível, se não tratada a tempo. Ela é causada por conta de uma lesão no nervo óptico e pelo aumento da pressão ocular.
Vamos às dicas
Para prevenir essas doenças, é preciso que tenhamos alguns cuidados com a visão na terceira idade. Por isso, trouxemos seis dicas para você se cuidar mais nesse momento.
1. Alimentos coloridos
Frutas, legumes e verduras têm a característica de serem muito coloridos. Assim, colocar esses alimentos na dieta do dia a dia é fundamental para a saúde como um todo, e isso inclui a visão.
Olho seco e catarata, por exemplo, são prevenidos com cenoura, couve, alho e cebola. Isso porque esses alimentos contêm vitamina A, que é um nutriente bom para a visão.
2. Cuidado com as quedas
As quedas após os 60 anos são muito comuns. Por conta disso, é necessário prestar atenção nesse problema, que acaba afetando diversas partes do corpo (não só a visão). Porém, dependendo da forma que for a queda, ela pode, sim, afetar parte do rosto e, consequentemente, a capacidade de enxergar.
3. Cuidado com a saúde
De maneira geral, é preciso ter cuidado com a saúde. Isso auxilia a prevenir problemas com a visão. Por exemplo: diabetes e pressão alta são doenças que afetam, muito, a qualidade de enxergar, além de causarem outras doenças.
Além de um acompanhamento regular com um oftalmologista, o ideal é fazer, também, exercícios físicos e se alimentar de forma correta. Inclusive, buscar nutricionistas nesse momento é fundamental. Eles saberão quais os alimentos mais recomendados para qualquer problema de saúde e também suas quantidades.
4. Evite o sedentarismo
Essa dica poderia estar dentro da anterior. Porém, por ser tão importante, decidimos separar. O sedentarismo é um dos maiores problemas da terceira idade. Assim, para evitar diversas doenças, inclusive as oftalmológicas, evitar o sedentarismo é fundamental.
A oxigenação e a circulação sanguínea melhoram a visão e evitam problemas relacionados a ela. Essas duas características são alcançadas praticando exercícios físicos. Pilates, caminhada e hidroginástica são algumas das opções.
Porém, é importante lembrar de tomar cuidado com quedas e com o Sol, caso os exercícios sejam praticados ao ar livre. Ambas as situações podem prejudicar o corpo como um todo, inclusive a visão. Utilizar óculos solares também é importante.
5. Durma bem
Um dos momentos onde os olhos mais descansam é no momento em que dormimos. Com isso, eles são lubrificados corretamente e ficam longe de substâncias que agridem a visão, como poluição e luminosidade. Assim, o ideal é manter uma quantidade de sono de até 8 horas por dia.
6. Procurar ajuda médica
Outra forma de cuidar bem da visão é fazer exames com frequência. A Clínica de Oftalmologia Integrada (COI) pode ajudar você com isso! Entre em contato com um de nossos atendentes. Não deixe para se cuidar amanhã.