Como fazer teste de astigmatismo e quando ele é indicado

criança sentada na cadeira de oftalmologista com aparelho de teste ocular no rosto

O teste de astigmatismo é realizado por oftalmologistas, sendo essencial para fazer o diagnóstico e tratamento da condição. Saiba mais informações sobre ele a seguir!

Sabe aquela dificuldade, comum em muitas pessoas, para focar em objetos próximos ou distantes? Esse tipo de problema, apesar de comum, aponta uma condição na visão, que pode ser facilmente tratada.

A visão turva, quando existente, indica necessidade de busca por um médico profissional para a realização de exames oftalmológicos, como o teste de astigmatismo.

No entanto, é comum que existam muitas dúvidas relacionadas aos testes oftalmológicos, inclusive quando se trata do teste feito para diagnosticar astigmatismo.

Neste artigo, falaremos sobre o que é essa doença ocular, como fazer teste de astigmatismo e como o exame funciona. Continue a leitura e confira!

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é uma condição ocular que causa visão turva ou distorcida, para visão de perto e de longe.

Uma córnea normal deve ser mais ou menos esférica. Alguém com astigmatismo, no entanto, tem uma córnea com a forma de uma bola de futebol. Isso altera a forma como a luz é normalmente desviada ao entrar na retina, resultando em visão embaçada.

O astigmatismo geralmente não é uma condição adquirida — a maioria das pessoas que têm esse problema de visão o tem desde o nascimento.

Um erro refrativo comum, o astigmatismo pode ser corrigido de várias maneiras, incluindo óculos graduados, lentes de contato e cirurgia.

Esse problema de visão pode causar os seguintes sintomas:

  • Visão embaçada;
  • Visão distorcida, especialmente em casos graves;
  • Vista cansada;
  • Olhos secos;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas;
  • Dificuldade para enxergar durante a noite; 
  • Hábito frequente de apertar os olhos para conseguir enxergar;
  • Olhos lacrimejando. 

Exames oftalmológicos regulares são importantes para identificar alterações na visão dos pacientes.

Inclusive, se uma pessoa tiver problemas para enxergar com seus óculos ou lentes de contato, pode ser que o astigmatismo não esteja sendo corrigido.

Leia também: Conheça os 8 principais tipos de exames de vista realizados

Como é a imagem de quem tem astigmatismo?

Oftalmologista examinando criança

Uma dúvida muito comum quando se trata de astigmatismo, é como é a imagem de quem tem esse problema de visão.

Essa condição é um erro refrativo que “distorce” a luz quando ela entra nos olhos. Com isso, a vista fica embaçada para enxergar, tanto de perto quanto para longe.

É importante deixar claro que as causas do astigmatismo podem estar ligadas a fatores genéticos. Entretanto, também pode estar relacionado a questões ambientais, como a exposição à luz artificial, como de computadores.

Como funciona o teste de astigmatismo?

Aparelho de exame oftalmologico

Quanto se trata de teste de astigmatismo, existem diferentes tipos que podem ser conduzidos pelo médico. Aqui estão algumas opções de exames comuns a serem realizados por um oftalmologista:

1. Teste de refração

Existem dois tipos de testes de refração. Um teste de refração automatizado, ou auto refrator, é um instrumento que emite uma luz em seu olho. Uma medida objetiva do erro de refração, junto com sua prescrição de óculos e lentes de contato, é calculada automaticamente.

Embora convenientes, os testes de refração automatizados não são adequados para pacientes com certas condições oculares, como má fixação, erro de refração excepcionalmente alto e catarata.

A versão manual do teste de refração envolve olhar para um gráfico de olho enquanto seu oftalmologista coloca uma série de lentes corretivas em sua frente, e pergunta quais pares de lentes são os mais claros.

2. Topografia da córnea

Esta tecnologia mapeia uma imagem computadorizada da córnea. Em um teste tridimensional, a topografia da córnea pode encontrar distorções em sua curvatura.

Além de diagnosticar o astigmatismo, este teste pode identificar crescimentos malignos e ajudar seu oftalmologista a escolher lentes de contato com melhor ajuste.

A topografia da córnea é rápida e indolor. Descansando o queixo em um dispositivo, você será solicitado a olhar para um alvo fixo enquanto um computador tira fotos de seus olhos. 

3. Ceratometria

Um ceratômetro é outro instrumento que pode medir a curvatura da córnea. A ceratometria pode detectar astigmatismo, mas também ceratocone (uma doença que afeta a curvatura do olho), avaliar a viabilidade da cirurgia de catarata e ajudar na adaptação de lentes de contato.

Como outros testes para astigmatismo, a ceratometria também é indolor e envolve olhar para um objeto fixo ou imagem com o queixo apoiado em um dispositivo.

Como saber o grau de astigmatismo?

Depois que você fizer uma consulta com o oftalmologista, realizar o teste de astigmatismo e receber um diagnóstico, saberá qual é o seu grau.

Para isso, basta verificar o “cilindro” ou “grau cilindro” que estará preenchido na receita. Vale destacar que, a partir de 4 graus, o astigmatismo é considerado alto.

Porém, para que fique mais claro como entender o seu grau, existem três questões importantes em todas as receitas para confecção de óculos. São elas:

  1. Grau esférico: faz a indicação de miopia ou hipermetropia. Verifique o sinal antes do número, se ele for negativo, quer dizer que você tem miopia, se for positivo, indica a existência de hipermetropia;
  2. Grau cilíndrico: se ele estiver preenchido, quer dizer que você tem astigmatismo;
  3. Eixo: faz a indicação da posição do astigmatismo na visão, podendo variar de 0 a 180 graus.

Portanto, se o grau cilindro estiver preenchido na receita, é necessário que o eixo também esteja especificado.

Quando procurar um especialista?

A procura por um especialista deve acontecer assim que qualquer tipo de sinal de erro refrativo seja identificado. No entanto, tenha em mente que, mesmo que não observe alteração em sua visão, é importante procurar um oftalmologista pelo uma vez por ano.

Assim, o médico pode avaliar como está sua saúde ocular e identificar precocemente qualquer tipo de doença caso ela exista.

De execução de exames – como teste de miopia e de astigmatismo – a realização de cirurgia refrativa, a procura por um especialista é essencial para que você possa ter uma melhor visão e, consequentemente, melhor estilo de vida.

Agora que você já sabe o que é teste de astigmatismo e como ele funciona, não esqueça que existe uma grande quantidade de pessoas que sofrem com erros refrativos.

Inicialmente, eles podem parecer “inofensivos”, mas, com o passar do tempo, podem evoluir e prejudicar ainda mais a visão. Portanto, é muito importante redobrar os cuidados com a saúde dos olhos para evitar problemas mais graves.

Se você está em busca de uma Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro, agende sua consulta com um especialista da COI Oftalmologia. Nossa equipe está preparada para te atender e esclarecer todas suas dúvidas sobre erros refrativos e outros problemas oculares!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários