Como cuidar do óculos de grau? 07 Super Dicas para o seu

Saiba como conservar e proteger os seus óculos de grau da maneira correta

Como bons óculos de grau nunca são baratos, é preciso tomar certos cuidados para fazer o investimento realmente valer a pena, não concorda?

Como cuidar do óculos de grau? Aproveite estas dicas e mantenha o seu sempre com cara de novo.

E a verdade é que, quando você consegue cuidar bem deles, preservando as lentes em bom estado e não abusando da armação, eles podem durar por muitos e muitos anos.

Pronto para aprender a garantir essa longevidade? Então aqui vão algumas dicas valiosas para você cuidar dos seus óculos de grau da maneira certa:

Guarde os óculos em um estojo apropriado

Guardar os óculos de grau dentro de um estojo é uma ótima ideia para quando você não for utilizá-los por algumas horinhas.

Assim, além de garantir que saberá exatamente onde encontrá-los quando precisar, você ainda ajuda a protegê-los contra quaisquer acidentes.

Com esse cuidado pra lá de simples, se o estojo cair da mesa ou até se alguém acidentalmente se sentar sobre a caixinha, provavelmente nada de tão grave acontecerá.

Como cuidar do óculos de grau: Higienize adequadamente suas lentes

Flanelas de microfibra estão disponíveis em qualquer ótica e são perfeitas para a limpeza das lentes.

O tecido desses paninhos remove completamente as partículas de pó e de sujeira que se depositam sobre a lente durante o dia e, pela praticidade no transporte, podem ser utilizadas a qualquer momento.

Isso significa que não há desculpas para usar beiradinhas de peças de roupa na hora da limpeza, a menos que você queira correr o risco de arranhar a lente.

Mas quando as lentes estiverem muito sujas, a flanela de microfibra pode não ser suficiente para a limpeza completa.

Nesses momentos você deve lavar as lentes com água fria e uma gotinha de detergente, secando-as com um papel macio ou com as próprias flanelas de microfibra.

Atenção: jamais use sabonetes oleosos, porque esses produtos podem deixar manchas sobre as lentes. Se você preferir, no entanto, ao invés de água e sabão pode usar algum spray próprio para a limpeza de lentes, secando-as com a flanelinha de microfibra.


Pegue os óculos sempre com as duas mãos

Usar apenas uma mão para pegar os óculos inevitável e gradualmente desalinha a armação e vai afrouxando os parafusos.

Para evitar acabar com uma armação linda, mas toda bamba, tanto ao tirar como ao colocar os óculos no rosto, use ambas as mãos!

Leve os óculos na óptica de vez em quando

Algumas ópticas oferecem serviços específicos de limpeza de óculos, contando com equipamentos especiais para realizar a tarefa delicadamente e de modo bem eficaz.

A vantagem de ter esse cuidado especial é que assim, além de limpar a lente, você consegue também limpar a armação através de um banho ultrassônico e apertar os parafusos, se for preciso, para que os óculos não fiquem deslizando pelo nariz abaixo.

Evite apoiar os óculos sobre as próprias lentes

Por mais que possa parecer óbvio, ainda tem muita gente que, na hora de colocar os óculos de lado, acaba apoiando as lentes diretamente na superfície, não se dando ao trabalho de, com apenas mais dois segundinhos, dobrar as hastes e apoiar os óculos de grau sobre a armação.

Lembre-se de que qualquer contato com superfícies já pode ser o suficiente para arranhar as lentes dos óculos!

Proteja os óculos de grau de temperaturas extremas

Painéis de carro, luz solar direta, aquecedores e saunas, pelo lado do calor, e Woman near Eye Chart — Image by © Royalty-Free/Corbiscongeladores ou qualquer outra possibilidade de frio intenso podem, sim, prejudicar a estrutura dos óculos.

Então, sempre que possível, evite expô-los a temperaturas extremas, sejam muito altas ou muito baixas, para não correr o risco de danificar seus óculos de grau.

Considere dar um tratamento antirreflexo às lentes

Tratamentos antirreflexos também auxiliam na proteção das lentes contra água e sujeiras, além de oferecerem propriedades antiestáticas.

Essas características tornam a limpeza das lentes um processo bem mais rápido, prático e de necessidade menos frequente.

Mas, tem algumas perguntas que todo mundo faz por aí. Vamos responder elas agora!

Pode tomar banho com óculos de grau?

Não é aconselhado. O vapor do banheiro pode danificar o antirreflexo das lentes.

O que é bom para limpar óculos de grau

Antes de tudo, lave bem as suas mãos. O ideal é passar as lentes em água corrente. Feito isso, passe um sabão neutro e esfregue gentilmente com os polegares das mãos. Enxague bem, elimine o excesso de água. Para secar, um papel toalha mais macio são os ideais para limpar. Essa ação também ajuda a retirar as gorduras das lentes.

Viu como cuidar direitinho dos seus óculos de grau nem é tão complexo assim? Então aproveite o momento para descobrir se usar óculos vicia e quais são os perigos de usar óculos falsos! Ficou ainda alguma dúvida? Compartilhe-a conosco aqui nos comentários!

E não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente !

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários