Quais as principais causas para mancha vermelha no olho e como tratar

Entenda o que acontece para que ocorra o surgimento de mancha vermelha no olho e quando isso é algo preocupante

Embora uma mancha vermelha no olho possa ser indício de algo preocupante, geralmente não é tão grave quanto parece. 

Uma situação que pode acontecer é pequenos vasos sanguíneos do olho “romperem” ou vazarem por causa de uma tosse ou espirro, por exemplo. No entanto, essa é apenas uma das causas que podem provocar esse tipo de mancha no olho.

Dito isso, a melhor coisa a fazer ao perceber qualquer coisa diferente na visão, é marcar o quanto antes uma consulta com o oftalmologista

Vale dizer que, durante os dois últimos anos, devido ao isolamento social – e mais tempo que passamos em casa –, muitos problemas afetaram a saúde da população mundial. Inclusive, houve um aumento de miopia em crianças

Portanto, é extremamente importante entender o máximo que for possível sobre condições oculares para saber como proceder caso elas aconteçam, por exemplo, quando surgir alguma mancha no olho. 

Continue lendo para saber algumas causas de manchas vermelhas no olho, além de sinais de que pode ser algo mais sério! 

Principais causas para o surgimento de mancha vermelha no olho

Como já citamos brevemente, uma mancha vermelha no olho pode ser algo simples, que surge por conta do rompimento de um pequeno vaso sanguíneo. Nesse caso, estamos falando de uma hemorragia subconjuntival. 

No seu olho, existem pequenos vasos sanguíneos sob a conjuntiva – revestimento transparente que cobre a esclera (parte branca do olho). Quando um desses vasos se rompem, o sangue fica visível sob a conjuntiva. 

Quando isso acontece, pode surgir uma mancha vermelha no canto do olho. Caso um vaso sanguíneo de tamanho maior se rompa, o sangue pode se espalhar por toda a parte branca do olho, o que gera muita preocupação. 

Embora isso possa acontecer por conta de um espirro ou tosse, a hemorragia também pode ocorrer por outras causas, como: 

  • Trauma no olho;
  • Tensão provocada por constipação;
  • Tensão provocada por vômito;
  • Pressão por levantar algo pesado;
  • Diabetes;
  • Hipertensão. 

Algumas pessoas têm dúvida se pode ocorrer mancha vermelha no olho por estresse. Bem, sim, isso pode acontecer como consequência em pessoas que sofrem de hipertensão. 

O que é uma mancha de sangue no olho?

Uma hemorragia subconjuntival é parecida com uma contusão na pele. No seu olho, no entanto, a cor vermelho-sangue é mais fácil de ver. Isso acontece porque ela está sob a conjuntiva, que é clara e transparente, e na parte branca do olho.

Geralmente, essa condição ocular não exige nenhum tipo de tratamento. A mancha geralmente desaparece sozinha, geralmente dentro de uma semana. 

Por outro lado, se a hemorragia for maior, pode ser que demore um pouco mais para a mancha sumir. À medida que cicatriza, pode parecer semelhante a um hematoma amarelado.

Se a mancha for grande, seu médico pode recomendar algum colírio ou compressas frias. Isso pode ajudá-lo a se sentir confortável se houver inchaço. 

Mesmo se você achar que sua mancha vermelha é uma hemorragia subconjuntival, é sempre melhor consultar seu médico. Às vezes, manchas vermelhas no olho podem ter causas mais graves.

Outras causas de manchas vermelhas nos olhos

Existem algumas outras condições que seu oftalmologista deve considerar caso você tenha uma mancha no olho. Algumas delas são: 

1. Arranhão no olho

Se você coçar o seu olho com força, ou um corpo estranho cair nele – como um cisco –, você pode arranhar o seu olho e provocar uma mancha vermelha nele. 

Isso acontece porque a conjuntiva é muito frágil. Lembre-se, essa parte do olho possui vasos sanguíneos que podem se romper. 

2. Episclerite

Episclerite é um distúrbio inflamatório da episclera, o tecido fino entre a conjuntiva clara e a esclera branca. Os distúrbios inflamatórios fazem com que parte do seu corpo, neste caso a episclera, fique vermelha e inflamada. A episclerite é aguda, o que significa que surge de repente.

A episclerite geralmente parece muito pior do que é. A maioria dos casos de episclerite desaparece por conta própria. Cerca de um terço dos casos, porém, estão ligados a condições inflamatórias que afetam outras partes do corpo. 

3. Pinguécula

Uma pinguécula é um crescimento comum ou espessamento do tecido que reveste a parte externa do olho. Pode aparecer levantada e amarela na cor. Acredita-se que seja causado pela exposição aos raios ultravioleta do sol ou irritação a longo prazo. 

Você pode não saber que tem uma pinguécula. Você pode notá-lo quando fica inflamado. Isso pode acontecer se você passar muito tempo ao sol e ao vento.

Quando uma pinguécula está inflamada, é chamada de pingueculite. Pode ficar vermelho e inchado e aparecer de repente em seu olho.

Na maioria das vezes, essa condição não precisa ser tratada. Você pode removê-la cirurgicamente, porém, se causar sintomas desconfortáveis. Algumas pessoas também os removem por razões estéticas.

4. Hemangioma Conjuntival

Um hemangioma conjuntival é um aglomerado de vasos sanguíneos torcidos que se desenvolve no branco do olho. Esta condição é quase sempre congênita, o que significa que você nasce com ela. 

Geralmente, a hemangioma conjuntival aparece algumas semanas depois do nascimento do bebê. Na maioria das vezes, desaparecerá à medida que a criança cresce. 

Em casos raros, os hemangiomas conjuntivais podem aparecer em adultos com mais de 60 anos. Embora geralmente sejam inofensivos, algumas pessoas preferem removê-los cirurgicamente. Se não forem removidos, devem ser examinados uma vez por ano.

Outras informações importantes sobre mancha vermelha no olho

Se você ainda tem dúvidas sobre mancha de sangue no olho, aqui estão mais algumas informações importantes que você precisa saber sobre o assunto. 

É normal aparecer uma mancha vermelha no olho?

A resposta para a pergunta acima é: depende! Como já falamos, a causa para o surgimento de mancha vermelha no olho pode ou não ser preocupante. 

Também é importante que se lembre que isso pode acontecer tanto com adultos quanto com crianças, inclusive em bebês. 

Mancha vermelha em olho de bebê

O surgimento de mancha vermelha em olho de bebê é algo comum de acontecer, já que eles costumam levar as mão frequentemente aos olhos. 

No entanto, assim como acontece com os adultos, a mancha geralmente passa em alguns dias e não é algo grave. 

Porém, se o bebê apresentar outros sintomas, é muito importante que ele seja levado ao pediatra ou oftalmologista o quanto antes, já que a mancha vermelha pode ser indício de alguma doença, como a conjuntivite. 

O que fazer quando tem uma mancha de sangue no olho?

Aqui estão algumas maneiras de tratar esse tipo de condição ocular: 

Remédios caseiros

Colírios ou compressas frias, podem ajudar a manter o olho confortável. Isso é no caso de algum tecido se elevar devido a uma hemorragia maior.

Tratamento profissional

Geralmente, o tratamento consiste em uma avaliação médica e garantia de que o ponto vermelho desaparecerá. 

Se você tem retinopatia diabética, a perda de visão resultante da condição médica pode ser irreversível. No entanto, o tratamento pode reduzir o risco de cegueira em 95%.

O tratamento da retinopatia diabética inclui:

  • Corticosteróides injetados;
  • Injeções anti-VEGF para evitar a proteína que desencadeia o crescimento de vasos sanguíneos anormais e com vazamento;
  • Tratamento a laser para diminuir o inchaço e o vazamento de fluido;
  • Cirurgia ocular para reparar uma retina descolada, remover tecido cicatricial ou remover o vítreo (vitrectomia);
  • Gerenciamento de diabetes.

Quando procurar um médico? 

Não ignore uma mancha em seu olho. Caso dure mais do que alguns dias, é importante procurar um oftalmologista. O médico realizará exames oftalmológicos para descartar condições graves. 

Além disso, é importante procurar um médico caso o paciente tenha histórico de pressão alta ou distúrbio hemorrágico. 

Alguns outros sintomas que podem indicar algo mais grave são: 

  • Dor no olho;
  • Dor de cabeça;
  • Sangramento nos dois olhos;
  • Mudança na visão;
  • Sangramento na gengiva;
  • Hematomas ao redor do olho. 

Se você ou alguém que você conhece está com mancha vermelha no olho, procure um oftalmologista para esclarecer qualquer outra dúvida que tenha e descobrir o que realmente está acontecendo. 

A COI é uma clínica oftalmológica no Rio de Janeiro, que conta com uma equipe formada por profissionais capacitados, que estão prontos para atender as necessidades dos pacientes. 

Quer marcar a sua consulta com um de nossos oftalmologistas? Clique aqui e fale conosco

Agência Hedgehog

Agência Hedgehog

Comentários