Maquiagem nos olhos: 17 cuidados importantes

dicas sobre maquiagem nos olhos

O uso de maquiagem é quase unanimidade entre as mulheres e os olhos são uma das áreas preferidas quando o assunto é realçar a beleza feminina. E não é para menos: rímel, lápis, delineador, sombras… são muitas as tentações para deixar os olhos mais bonitos, não é mesmo?

Porém, o que muita gente não sabe é que, por se tratar de uma região sensível, é preciso ter muito cuidado ao maquiar os olhos, para que não ocorram irritações ou até mesmo doenças e problemas oculares graves.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, duas em cada dez mulheres que fazem uso constante de maquiagem apresentam problemas oculares. A causa de tantas complicações está no seu uso indevido. Compartilhar maquiagem, usar produtos vencidos, não higienizar corretamente os pincéis, descuido na hora de aplicar o produto e até mesmo a falta de higienização da pele podem tornar os olhos vulneráveis a problemas graves.

O acúmulo de maquiagem, principalmente na região das pálpebras e cílios, pode causar o entupimento do canal lacrimal levando à irritação, lacrimejamento e, em casos mais graves, infecções que podem evoluir para baixa visão e até mesmo cegueira.

 

Principais problemas

Dentre os principais problemas oculares causados pelo uso indevido da maquiagem nos olhos, podemos citar:

  • Lacrimejamento, coceira e irritação;
  • Conjuntivite;
  • Calculose de pálpebra: acúmulo de resíduos na pálpebra causando a obstrução do canal lacrimal;
  • Olhos secos;
  • Blefarite: inflamação da pálpebra. Causada, principalmente, pelo acúmulo de maquiagem nos olhos, essa inflamação pode desencadear episódios de coceira, vermelhidão e irritação tanto na pálpebra quanto no olho;
  • Ceratites traumáticas: inflamação da córnea. Em casos mais sérios, pode levar a pessoa a ter baixa visão e até mesmo desenvolver a cegueira.

Mas não precisa ficar desesperada e aposentar todas as maquiagens! Com alguns cuidados especiais na hora de usar os produtos, é possível continuar enfeitando os olhos e garantir a saúde da região. Confira nossas dicas e saiba como maquiar os olhos sem causar problemas à sua saúde!

 

17 cuidados para usar maquiagem nos olhos com segurança

 

Lápis de olhos e delineador

Dois dos maiores responsáveis pelos problemas oculares, o lápis de olho e o delineador devem ser manipulados com cuidado no momento da aplicação para evitar traumas mais sérios na córnea.

1. Dê preferência a materiais de ponta macia;

2. Não aplique o produto dentro do carro ou em outras situações em que o risco de ferimentos é maior;

3. Aplique o delineador ou lápis de olho somente por baixo da borda palpebral ou por volta da linha d’água, a fim de evitar tanto o entupimento das glândulas da pálpebra quanto possíveis traumas dentro do olho.

 

Rímel

4. Dê preferência ao rímel a base de água;

5. Lave as escovas do rímel com frequência e troque-as a cada três meses. Assim, o risco de contaminação por bactérias e micro-organismos é menor;

6. Evite os produtos à prova d’água: eles são mais difíceis de retirar.

 

Clique para agendar sua avaliação de exames oftalmológicos.

 

Sombra

7. Evite sombras com glitter, purpurina ou brilhos. Eles podem cair dentro do olho causando irritações e arranhões mais graves;

8. Dê preferência às sombras compactas em detrimento das líquidas ou cremosas;

9. Higienize os pincéis com frequência para evitar a contaminação.

 

Cuidados gerais

10. Sempre utilize produtos de qualidade atestada;

11. Lave as mãos antes de aplicar a maquiagem nos olhos;

12. A data de validade deve ser observada e respeitada;

13. Feche os cosméticos após o uso para evitar contaminações;

14. Dê preferência a produtos hipoalergênicos, produzidos justamente para evitar as possíveis irritações;

15. Não compartilhe a maquiagem;

16. Sempre remova a maquiagem antes de dormir. Para tanto, use demaquilantes próprios para a região dos olhos.

17. Em caso de irritação, descontinue o uso do produto. Insistir pode piorar o quadro e causar inflamações mais severas.

E você, já teve problemas com o uso de maquiagem nos olhos? Como são os seus cuidados na hora de aplicar os produtos nessa região? Use os comentários e conte sua experiência!

E não deixe de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Ricardo Filippo

Ricardo Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.
Pessoa tendo o olho examinado com uma lupa de aumento

Trauma Ocular: o que é e como tratar

Muitas pessoas não sabem, mas uma lesão nos olhos, também conhecida como trauma ocular, pode provocar danos permanentes se não for tratada rapidamente.  Os olhos

Comentários