Maquiagem nos olhos: 17 cuidados importantes

dicas sobre maquiagem nos olhos

O uso de maquiagem é quase unanimidade entre as mulheres e os olhos são uma das áreas preferidas quando o assunto é realçar a beleza feminina. E não é para menos: rímel, lápis, delineador, sombras… são muitas as tentações para deixar os olhos mais bonitos, não é mesmo?

Porém, o que muita gente não sabe é que, por se tratar de uma região sensível, é preciso ter muito cuidado ao maquiar os olhos, para que não ocorram irritações ou até mesmo doenças e problemas oculares graves.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, duas em cada dez mulheres que fazem uso constante de maquiagem apresentam problemas oculares. A causa de tantas complicações está no seu uso indevido. Compartilhar maquiagem, usar produtos vencidos, não higienizar corretamente os pincéis, descuido na hora de aplicar o produto e até mesmo a falta de higienização da pele podem tornar os olhos vulneráveis a problemas graves.

O acúmulo de maquiagem, principalmente na região das pálpebras e cílios, pode causar o entupimento do canal lacrimal levando à irritação, lacrimejamento e, em casos mais graves, infecções que podem evoluir para baixa visão e até mesmo cegueira.

Principais problemas

Dentre os principais problemas oculares causados pelo uso indevido da maquiagem nos olhos, podemos citar:

  • Lacrimejamento, coceira e irritação;
  • Conjuntivite;
  • Calculose de pálpebra: acúmulo de resíduos na pálpebra causando a obstrução do canal lacrimal;
  • Olhos secos;
  • Blefarite: inflamação da pálpebra. Causada, principalmente, pelo acúmulo de maquiagem nos olhos, essa inflamação pode desencadear episódios de coceira, vermelhidão e irritação tanto na pálpebra quanto no olho;
  • Ceratites traumáticas: inflamação da córnea. Em casos mais sérios, pode levar a pessoa a ter baixa visão e até mesmo desenvolver a cegueira.

Mas não precisa ficar desesperada e aposentar todas as maquiagens! Com alguns cuidados especiais na hora de usar os produtos, é possível continuar enfeitando os olhos e garantir a saúde da região. Confira nossas dicas e saiba como maquiar os olhos sem causar problemas à sua saúde!

17 cuidados para usar maquiagem nos olhos com segurança

Lápis de olhos e delineador

Dois dos maiores responsáveis pelos problemas oculares, o lápis de olho e o delineador devem ser manipulados com cuidado no momento da aplicação para evitar traumas mais sérios na córnea.

1. Dê preferência a materiais de ponta macia;

2. Não aplique o produto dentro do carro ou em outras situações em que o risco de ferimentos é maior;

3. Aplique o delineador ou lápis de olho somente por baixo da borda palpebral ou por volta da linha d’água, a fim de evitar tanto o entupimento das glândulas da pálpebra quanto possíveis traumas dentro do olho.

Rímel

4. Dê preferência ao rímel a base de água;

5. Lave as escovas do rímel com frequência e troque-as a cada três meses. Assim, o risco de contaminação por bactérias e micro-organismos é menor;

6. Evite os produtos à prova d’água: eles são mais difíceis de retirar.

Sombra

7. Evite sombras com glitter, purpurina ou brilhos. Eles podem cair dentro do olho causando irritações e arranhões mais graves;

8. Dê preferência às sombras compactas em detrimento das líquidas ou cremosas;

9. Higienize os pincéis com frequência para evitar a contaminação.

Cuidados gerais

10. Sempre utilize produtos de qualidade atestada;

11. Lave as mãos antes de aplicar a maquiagem nos olhos;

12. A data de validade deve ser observada e respeitada;

13. Feche os cosméticos após o uso para evitar contaminações;

14. Dê preferência a produtos hipoalergênicos, produzidos justamente para evitar as possíveis irritações;

15. Não compartilhe a maquiagem;

16. Sempre remova a maquiagem antes de dormir. Para tanto, use demaquilantes próprios para a região dos olhos.

17. Em caso de irritação, descontinue o uso do produto. Insistir pode piorar o quadro e causar inflamações mais severas.

E você, já teve problemas com o uso de maquiagem nos olhos? Como são os seus cuidados na hora de aplicar os produtos nessa região? Use os comentários e conte sua experiência!

E não deixe de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários