Preço da Topografia da Córnea e quando fazer?

Se você tem interesse em saber qual é o preço da topografia da córnea, antes é importante que entenda a importância desse exame e quando ele deve ser realizado. 

A topografia da córnea é um tipo de exame oftalmológico extremamente importante para manter a saúde dos olhos, sendo um dos mais solicitados para pacientes. 

O exame oferece aos oftalmologistas informações detalhadas sobre a curvatura da córnea — parte transparente na frente do olho. Com isso, é possível identificar possíveis problemas de visão. 

Dito isso, uma das principais vantagens desse tipo de exame é a sua capacidade de identificar doenças que não podem ser detectadas com outros tipos de procedimentos. 

Por esse motivo, se você precisa realizar esse tipo de exame, provavelmente está se questionando sobre qual é o preço da topografia da córnea.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre esse exame para que você compreenda para quais casos ele é indicado e sobre qual é a sua média de preço. Continue a leitura e confira! 

O que é uma córnea?

Para entender como funciona a topografia da córnea, antes você precisa, de fato, compreender o que é a tal da córnea. 

Você provavelmente já ouviu falar em córnea, mas, como muitas pessoas, pode ser que tenha dúvidas sobre o que realmente se trata. 

Como já citamos, basicamente, a córnea é a parte transparente que cobre a frente do olho e faz a proteção da pupila e da íris dos olhos. Ela é muito importante quando se trata da qualidade da visão de um paciente. 

Portanto, é extremamente importante que as pessoas procurem por médicos oftalmologistas para verificar como anda a saúde dos olhos, especialmente da córnea. 

Para que serve o exame de topografia da córnea?

Como já citado, a topografia da córnea é muito importante para identificar determinados tipos de condições nos olhos — que dificilmente seriam identificadas com outro exame. 

Uma das doenças que podem ser identificadas com topografia de córnea é a ceratocone

Esse é um distúrbio em que ocorre afinamento progressivo da córnea, projetando-a para fora em formato de cone. A consequência disso é uma visão embaçada, visão dupla e miopia. 

No entanto, quando se trata de condições que podem afetar a córnea, os erros de refração são alguns dos mais comuns, incluindo: miopia, hipermetropia e astigmatismo

No entanto, essas não são as únicas condições que podem afetar a córnea. Outros incluem:

  • Abrasões da córnea;
  • Olhos secos;
  • Úlceras da córnea;
  • Distrofia da córnea;
  • Ceratite por Acanthamoeba.

Vale dizer que o seu oftalmologista deve avaliar a sua necessidade e indicar a melhor técnica de topografia da córnea para você. 

Como é feito o exame de topografia de córnea?

A topografia da córnea faz uma análise e cria um mapa da córnea. Isso permite que o médico possa formular uma perspectiva 3D do formato dessa parte do olho. 

Geralmente, para realizar o exame, o médico solicita que o paciente fique sentado em frente ao equipamento que é utilizado para a realização do procedimento, e  mantenha a cabeça pressionada contra uma barra. 

Feito isso, alguns anéis de luz são projetados na córnea e a imagem refletida é capturada. Um software de computador é utilizado para digitalizar essa imagem e representar a forma da córnea. 

Como resultado, é possível visualizar tons frios de azul e verde — que indicam as áreas mais planas da córnea —, e tons quentes de laranja e vermelho — que indicam quais são as áreas mais íngremes. 

O exame é indolor e dura poucos minutos — aproximadamente 5 minutos. Além disso, diferente de alguns outros tipos de exames oftalmológicos, para realizar a topografia da córnea não é necessário fazer a dilatação da pupila do paciente. 

Geralmente, o exame é realizado nos dois olhos, sendo conhecido como topografia corneana binocular. No entanto, caso o procedimento seja realizado em apenas um dos olhos, é conhecido como topografia corneana monocular. 

O resultado da topografia da córnea pode ser a identificação de possíveis condições oculares e, com isso, ocorre a indicação de um tratamento adequado para o paciente. 

Topografia da córnea vs. tomografia da córnea: são as mesmas técnicas? 

É comum que as pessoas confundam topografia da córnea com tomografia da córnea, porém, tratam-se de coisas diferentes. Entretanto, ambos exames são importantes para fazer diagnóstico e, consequentemente, a cirurgia de ceratocone

Entenda melhor como cada técnica funciona: 

  • A topografia da córnea geralmente oferece um mapa da superfície frontal da córnea Como resultado, é possível avaliar a curvatura da córnea. 
  • A tomografia da córnea também proporciona um mapa da superfície frontal, mas também oferece informações adicionais sobre a curvatura da superfície posterior da córnea (dentro do olho). O exame também pode medir a espessura de diferentes áreas da córnea.

Qual é o preço de topografia da Córnea

Mas, afinal de contas, qual é o preço da topografia da córnea? A primeira coisa que precisamos dizer é que qualquer tipo de exame tem seu preço definido de acordo com diferentes fatores. 

O preço pode variar de acordo com a experiência do médico, localização, tipo de clínica ou hospital, técnica aplicada e assim por diante. 

No entanto, o preço da topografia da córnea é de R$150 à R$250, a média.  Vale dizer que esse exame costuma ser coberto pelos convênios. 

Além disso, você também pode fazer topografia de córnea pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Apenas tenha em mente que estamos falando sobre entrar em uma fila de espera até que chegue a sua oportunidade de realizar o exame. 

Portanto, caso tenha condições de realizar o exame de forma privada — e caso o seu caso seja urgente —, faça isso para ter o quanto antes um resultado assertivo. 

Onde fazer topografia de córnea?

Agora que já esclarecemos algumas dúvidas sobre o procedimento, incluindo qual é o preço da topografia da córnea, está na hora de falarmos sobre onde fazer o exame. 

Não importa em qual estado ou cidade você esteja, é fundamental procurar por um médico ou clínica confiável para realizar esse ou qualquer outro tipo de exame. 

Afinal, estamos falando sobre a saúde dos seus olhos. Qualquer pequeno erro pode não somente prejudicar sua visão, como também pode fazer com que você perca tempo e dinheiro. Isso porque o resultado do exame não será eficiente — no caso de realizá-lo com uma pessoa que não é especialista. 

Portanto, se você realmente precisa fazer esse exame – ou precisa descobrir se deve ou não realizá-lo — faça pesquisas e procure por uma clínica especializada. 

A COI é uma clínica oftalmológica que leva muito a sério a necessidade individual de cada cliente e conta com uma equipe de médicos capacitados e confiáveis. 

Quer saber mais sobre topografia da córnea ou outros tipos de exames e procedimentos oftalmológicos? 
Clique aqui e agende agora mesmo sua consulta com um de nossos especialistas!

admin

admin

Comentários