Tire sua dúvida: chorar faz bem ou mal aos olhos?

olho chorando

O choro é causado por diversos fatores — dor, riso, felicidade ou tristeza. No entanto, muito além das causas, há uma dúvida que constantemente é colocada em debate: chorar faz bem aos olhos?

Alguns especialistas afirmam que as lágrimas são essenciais para a saúde ocular, limpeza da região e para evitar o ressecamento e as alergias.

No post de hoje, vamos analisar esse assunto de perto. Confira!

 

Chorar faz bem?

De acordo com os profissionais da área, a lágrima mantém a lubrificação dos olhos, protegendo-os de agentes externos — poeira e bactérias, por exemplo, responsáveis por inflamações. Isso explica porque lacrimejamos sempre que um “cisco” entra em contato com a área.

Além disso, é com a hidratação da mucosa que a visão se mantém em perfeitas condições, auxiliando até mesmo no tratamento da alergia.

Em apenas alguns minutos a solução é capaz de combater bactérias, já que contém lisozima, uma substância responsável por proteger o organismo de germes que causam várias doenças, incluindo o resfriado.

 

Existe comprovação científica?

Alguns profissionais da saúde já se questionaram se chorar também faz bem à saúde. O resultado de suas pesquisas pode ajudar a revelar que nem sempre a crença popular está certa quando o assunto é o choro e as emoções.

Especialistas da Universidade do Sul da Flórida decidiram avaliar se o choro fazia mesmo bem para as pessoas, em especial no âmbito emocional. Para comprovar o que pais e avós nos repetem anos após ano, mais de 90 voluntárias mantiveram um diário no qual contavam suas experiências, incluído os episódios de choro.

Ao fim do estudo, todas as mulheres haviam chorado pelo menos uma vez. Mas, ao contrário do que se imaginava, mais de 60% das voluntárias documentaram que não se sentiam melhor após os episódios.

Além disso, também se constatou que as mulheres que se sentiam mais fortes após o choro eram as que relatavam crises de intensidade maior e por um período de tempo mais longo.

Chorar pode auxiliar a saúde?

Diante de tantos resultados contraditórios, algumas ações comprovam o benefício do choro para a saúde. Entre elas estão a diminuição do estresse, eliminação de toxinas, diminuição da pressão arterial e também a limpeza do nariz.

  • Tensão e estresse: como dissemos acima, o choro pode ter várias causas, e uma delas é a alta significativa do estresse. Por isso, as lágrimas auxiliam na liberação da tensão;
  • Eliminação de toxinas: assim como acontece com o suor, as lágrimas também carregam uma série de toxinas que são liberadas durante o choro;
  • Diminuição da pressão arterial: depois do choro, a frequência cardíaca e a pressão sanguínea se normalizam;
  • Limpeza do nariz: você já reparou que, algumas vezes quando chora, seu nariz começa a escorrer? Isso acontece porque existe uma comunicação entre o canal lacrimal do olho e a mucosa do nariz. Com isso, o choro ajuda a diminuir o acúmulo do muco nasal, liberando-o com facilidade.

É preciso levar em contar que chorar, apesar de representar a liberação de emoções intensas, também pode ajudar você a prevenir doenças e diminuir o estresse e a tensão.

E não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários