O glaucoma é uma doença ocular que atinge cerca de 70 milhões de pessoas ao redor do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Inclusive, esse problema é considerado a segunda maior causa de cegueira. Mas você conhece os sintomas e os mitos sobre o glaucoma?
Neste texto vamos falar de todos os pontos principais e importantes que você precisa saber para entender melhor a doença e saber como tratá-la.
O que é e quais são os sintomas do glaucoma?
Inicialmente assintomático, o glaucoma é causado por uma elevação da pressão intraocular. Isso faz com que o nervo óptico seja lesionado e, assim, afete a visão. Normalmente, ele atinge pessoas com mais de 40 anos, mas pode ser que pacientes de outras idades apresentem a doença.
Por não conter sintomas de início, é preciso que os exames oculares sejam feitos com frequência. Assim, por meio do exame de fundo de olho é possível averiguar se a pressão intraocular está mais alta que o normal e se há alterações no nervo óptico.
Pessoas negras, que têm pressão alta ou diabetes precisam estar ainda mais atentas e fazer exames de maneira mais regrada.
Existem quatro tipos principais de glaucoma, que são:
- Glaucoma Primário de Ângulo Aberto
- Glaucoma de Ângulo Fechado
- Glaucoma Secundário
- Glaucoma Congênito
O primeiro é o tipo mais comum e atinge 80% dos pacientes. Causado principalmente pelo aumento da pressão, faz com que o nervo óptico seja lesionado aos poucos. O segundo também é conhecido como glaucoma agudo.
Ele é causado pela obstrução do sistema de drenagem do líquido intraocular. Ao contrário do glaucoma primário, o agudo causa muita dor, tanto nos olhos quanto na cabeça, além de visão embaçada e náusea.
O terceiro tipo de glaucoma é causado por algumas doenças inflamatórias e oftalmológicas, como cataratas, hemorragias, entre outros. Isso porque elas fazem com que a pressão intraocular também aumente.
Por fim, o glaucoma congênito é conhecido como glaucoma infantil. A criança pode nascer com ele ou ele se instala logo após o nascimento. Os sintomas são globo ocular aumentado e córnea branco-azulada.
Tratamento do glaucoma
O tratamento para o glaucoma primário não é complexo. Na verdade, inicialmente é necessário apenas acompanhamento clínico e colírios. Apenas em casos mais graves é que remédios por via oral são utilizados.
Porém, como existem diversos tipos de glaucoma, é necessário analisar qual o tratamento adequado para cada um deles. Além disso, é preciso que as doenças causadoras do glaucoma também sejam controladas, como é o caso do diabetes e da pressão alta.
Mitos sobre o glaucoma
Como o glaucoma é uma doença que afeta tantas pessoas ao redor do mundo, nada mais comum do que ter diversos mitos sobre ele. Vamos conferir alguns.
MITO 1: os sintomas são perceptíveis
Como vimos, na maioria dos casos, o glaucoma inicia de maneira assintomática. Ou seja, os sintomas não são perceptíveis. Por conta disso, é preciso reforçar a importância do exame preventivo e periódico.
MITO 2: é possível reverter a cegueira causada pelo glaucoma
Infelizmente, essa não é uma realidade. Isso torna ainda mais importante o acompanhamento médico, principalmente em pessoas que apresentam diabetes, pressão alta e casos na família.
MITO 3: o glaucoma pode ser prevenido
Esse é outro mito muito comum em relação à doença. Porém, isso não significa que podemos deixar todos os cuidados de lado. Evitar uma vida desregrada e que leve a doenças como a diabetes é uma forma de amenizar a situação. Além disso, é possível prevenir a cegueira com o tratamento correto e a descoberta precoce do glaucoma.
MITO 4: o glaucoma tem cura
O glaucoma, infelizmente, não tem cura. Ele pode ser controlado e tratado, por meio de colírios e até mesmo cirurgias que amenizam seus efeitos. Mas a cura para essa doença ainda não foi descoberta.
MITO 5: o glaucoma não causa cegueira
Na verdade, o glaucoma é a segunda principal causa de cegueira em todo o mundo. Isso porque ele lesiona o nervo óptico, que é responsável pela comunicação com o cérebro. O diagnóstico precoce da doença é fundamental para evitar que chegue a esse ponto.
MITO 6: apenas pessoas mais velhas têm glaucoma
Como vimos acima, isso não é uma realidade. O glaucoma congênito é um tipo da doença que atinge 1 em casa 10 mil crianças, de acordo com pesquisas científicas.
Descoberta precoce é a solução
O glaucoma é uma doença séria e que precisa de muitos cuidados. Apesar de não poder ser prevenido, ele pode ser descoberto de maneira precoce e, assim, os sintomas são diminuídos.
Fazer exames com frequência e cuidar da qualidade de vida são algumas formas de amenizar essa situação. Para isso, a Clínica de Oftalmologia Integrada (COI) pode ajudar você! Entre em contato com um de nossos atendentes. Não deixe para se cuidar amanhã.