A lente pode ser usada inclusive para casos estéticos, como por exemplo, dependendo da quantidade de grau necessário, a lente dos óculos acaba ficando muito grossa. Por isso, sugere-se escolher essa outra opção. Mas será que a indicação no uso de lentes de contato é para todos?
A resposta é não. Na verdade, todos os problemas de visão podem receber a lente como forma de tratamento. Mas pessoas com olhos muito secos, por exemplo, devem evitar esse tipo de procedimento. Além disso, alergias e alterações nas pálpebras também são uma contraindicação quando o assunto são lentes de contato.
Existem muitas pessoas que utilizam lentes de contato sem ter essa necessidade médica. A função, nesses casos, é alterar a coloração dos olhos. É uma questão estética. Apesar de existirem diversas tecnologias que deixam as lentes próprias para o uso, é necessário analisar caso a caso para ter certeza que esse apetrecho não fará mais mal do que bem.
Usar lentes de contato para quem têm problemas oftalmológicos têm diversos benefícios. Alguns deles são:
- Facilidade para praticar esportes;
- Conforto de não precisar usar óculos;
- Para quem usa maquiagem, usar lente é melhor que usar óculos;
- Aumenta o campo de visão;
Cuidados higiênicos com as lentes
Mas para ter a lente de contato, é preciso cuidar bem delas. Elas necessitam de cuidados higiênicos e de armazenamento específico para que continuem proporcionando qualidade para a visão.
Existem soluções específicas para esse objetivo, que devem ser pingadas em casa uma das lentes. Para limpá-las, as mãos também devem estar lavadas. O estojo de armazenamento também deve ser limpo todas as vezes que elas forem retiradas. Essa limpeza previne infecções e micro-organismos que podem causar problemas nos olhos.
Colocar corretamente a lente também é uma forma de impedir infecções nos olhos. Aliás, antes de colocá-las ou retirá-las dos olhos, é preciso também lavar as mãos. Por fim, a limpeza das lentes deve ser realizada antes e depois do uso, todas as vezes.
Miopia, hipermetropia e astigmatismo: a lente é a solução?
A miopia é um problema ocular que causa dificuldades para enxergar objetos de longe. Isso acontece porque tanto a curvatura quanto o cumprimento dos olhos são maiores do que o esperado. Dessa forma, a lente de contato ajusta esse problema, direcionando a luz para a retina de maneira correta. Para isso, elas são mais grossas na área das bordas.
O oposto da miopia é a hipermetropia, ou seja, pessoas que têm esse problema têm dificuldades de enxergar objetos que estão mais próximos. Nesse caso, a lente também corrige esse defeito. Dessa forma, elas são mais grossas na área central.
O astigmatismo é um dos problemas mais difíceis quando o assunto é lente. Isso porque esse problema causa dificuldades de enxergar tanto de longe quanto de perto. Ou seja, independente da distância, a visão será embaçada. Mas com o avanço das tecnologias, hoje já existem lentes que podem ser utilizadas por essas pessoas.
Indicação no uso de lentes de contato: só com o oftalmologista!
Apesar de ser a vontade de muitas pessoas, por conta dos benefícios que o uso de lentes apresenta, apenas um médico oftalmologista poderá definir se elas são necessárias ou se podem ser utilizadas, inclusive em casos em que o uso for apenas estético.
Além de saberem exatamente se a indicação no uso de lentes de contato é indicada, os oftalmologistas também podem recomendar quais os tipos e quais os graus necessários. Para quem não é acostumado, as lentes podem causar desconforto. Esse é outro motivo pelo qual é necessário escolher se consultar com um médico especialista: ele poderá analisar esse desconforto e auxiliar para uma melhora.
A Clínica de Oftalmologia Integrada (COI) pode auxiliar você com todas essas dúvidas. Basta entrar em contato conosco para marcar uma consulta. Por que adiar o cuidado com os olhos? Um de nossos especialistas está esperando.