Valor da Cirurgia de Calázio e Indicações

Médico oftalmologista realiza cirurgua de calázio em jovem mulher

É importante não somente descobrir qual é o valor da cirurgia de calázio, mas também entender como o procedimento é feito e quais são as suas indicações. 

É comum que as pessoas não saibam o que significa a palavra “calázio“. No entanto, muitas delas já passaram ou conhecem alguém que já sofreu com esse tipo de problema ocular, que nada mais é do que um nódulo inflamatório firme e indolor, que geralmente provoca inchaço na pálpebra. Ao visitar o oftalmologista, sem saber o que é o tal nódulo, muitos pacientes questionam sobre a cura deste problema e o valor da cirurgia de calázio.

Além da dúvida sobre o preço de cirurgia de calázio em 2022, também pode ser que você esteja se perguntando se existe cirurgia de calázio gratuita. Se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura, e esclareça algumas dúvidas sobre o procedimento.

Diferenças entre calázio e terçol: conheça as principais

Como é a cirurgia para retirar um calázio? 

Antes de saber qual o valor da cirurgia de calázio, é essencial que você entenda o que é e como funciona esse tipo de cirurgia. 

A cirurgia de calázio envolve a remoção de um nódulo inflamatório que contém inchaço, firme e indolor. O calázio pode surgir na pálpebra superior ou inferior, embora seja mais comum que ocorra na superior. 

Esse nódulo inflamatório ocorre devido ao bloqueio de uma glândula produtora de óleo na pálpebra, chamada de glândula meibomiana. 

Geralmente, a cirurgia para retirar o calázio não é necessária. Isso porque o nódulo principalmente quando é pequeno tende a sumir por conta própria em questão de alguns dias ou semanas. 

No entanto, quando eles não somem, ou são grandes e provocam sintomas como irritação nos olhos, por exemplo, o procedimento cirúrgico é indicado. 

Assim como outras cirurgias nos olhos, a cirurgia de calázio deve ser realizada por um oftalmologista ou cirurgião oculoplástico médico especializado em cirurgias plásticas e reconstrutivas que envolvem pálpebras e outras partes do rosto. 

A cirurgia de calázio leva cerca de 20 a 45 minutos para ser realizada. Durante o procedimento, o cirurgião faz uma incisão na pálpebra e remove o conteúdo oleoso do calázio com uma ferramenta cirúrgica chamada cureta. 

A cirurgia pode ser realizada em adultos ou crianças, com anestesia local ou anestesia geral. 

É possível retirar o calázio em casa? 

Como citamos anteriormente, na maioria das vezes a cirurgia de calázio não é necessária. Quando isso acontece, é comum que as pessoas queiram resolver o problema ocular em casa. 

Não é que você pode remover o calázio em casa, mas pode tratá-lo. Porém, é extremamente importante que fale com um médico para receber o diagnóstico e uma orientação adequada de tratamento. 

Aqui estão alguns cuidados que você pode ter em casa para tratar o calázio. 

  • Aplique compressas mornas na pálpebras por 10 minutos, diversas vezes ao dia. Fazer isso ajudará a desinchar a região. 
  • Massageie a região, de forma delicada, várias vezes ao dia. Isso ajudará a drenar o nódulo inflamatório. Entretanto, antes de fazer isso, tenha certeza que suas mãos estão limpas. 
  • Siga as recomendações do médico. Ou seja, aplique pomadas e colírios, desde que sejam recomendados pelo oftalmologista. 

Qual o valor da cirurgia de calázio? 

Assim como acontece com qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico, o valor da cirurgia de calázio pode variar muito de acordo com algumas questões. 

O preço que você pagará pela remoção do calázio será determinado por fatores como: 

  • Localização (cidade onde realizará o procedimento);
  • Profissional que realizará a cirurgia;
  • Clínica em que realizará a cirurgia;
  • Grau de gravidade do problema ocular.

No entanto, caso você more na cidade do Rio de Janeiro, a média de valor da cirurgia de calázio é de R$2.000. Porém, a melhor forma de saber o preço exato que você precisará pagar, é consultar um especialista! 

É possível fazer a cirurgia de calázio pelo SUS? 

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a realização de diversas cirurgias oculares. Entretanto, tenha em mente que, na maioria das vezes, os pacientes precisam esperar muito tempo para conseguirem realizar o procedimento cirúrgico. Isso pode agravar o problema ocular.

Dito isso, se você tem condições de realizar a cirurgia de calázio de forma particular, faça isso. Afinal, se o médico está recomendando o procedimento, é porque é necessário fazer isso para manter a saúde dos seus olhos. 

Oftalmologista realiza cirurgia a preço popular e faz sinal de positivo

Quais são os cuidados necessários ao realizar a cirurgia?

Embora a cirurgia de calázio seja relativamente simples, ela também precisa que o paciente tenha muita atenção sobre como funciona o seu pré e pós-operatório, bem como quais são os seus riscos.  

Pré-operatório

No dia da cirurgia, é importante usar roupas largas e confortáveis. Opte por usar uma camisa ou blusa que tenha zíper ou botões na parte da frente. Assim, você não precisará puxá-la pela cabeça para tirá-la. 

Também não é recomendado que aplique maquiagem no dia da cirurgia. Além disso, não use lente de contato

Geralmente, os pacientes podem tomar seus medicamentos habituais no dia da cirurgia. No entanto, existem algumas exceções, como o uso de medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento. Portanto, tenha muita atenção às orientações do seu médico. 

Pós-operatório e recuperação

O pós-operatório da cirurgia de calázio deve ocorrer conforme o oftalmologista indicar. 

Como já citamos, provavelmente seu médico receitará o uso de pomadas e colírios durante o período de recuperação. Além disso, ele também pode recomendar a aplicação de compressas geladas. 

A recuperação da cirurgia costuma demorar de 7 a 14 dias e pode existir um hematoma local, que some naturalmente. 

Riscos da cirurgia de calázio

Será que a cirurgia de calázio é perigosa? Essa é uma dúvida que você pode ter caso precise realizar o procedimento. A realidade é que a cirurgia não é considerada perigosa. Porém, tem seus riscos, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico. 

Dito isso, alguns dos potenciais riscos da cirurgia de calázio são:

  • Riscos gerais da cirurgia (por exemplo, sangramento, hematomas, infecção);
  • Recorrência de calázio ou desenvolvimento de um novo nódulo é raro, mas o problema pode voltar;
  • Entalhe ou covinha da pálpebra;
  • Pálpebras mal direcionadas ou mal posicionadas (triquíase);
  • Perda de cílios;
  • Lesão ocular;
  • Cicatriz da pálpebra.

Cirurgia de calázio segura no Rio de Janeiro

A melhor maneira de você ter a certeza de que estará realizando uma cirurgia de calázio segura, é buscando por um especialista e/ou clínica especializada e confiável. 

Lembre-se que estamos falando de um procedimento cirúrgico em uma área do corpo muito sensível, que é o olho. Portanto, conte com um profissional que realmente esteja apto para realizar a cirurgia de calázio. 

Na COI você conta com uma equipe capacitada de Oftalmologistas em Campo Grande RJ, que dará o apoio necessário desde o atendimento até o seu pós-operatório. 

Agora que você já sabe qual é a média de valor da cirurgia de calázio no Rio de Janeiro, e sabe como o procedimento funciona, entre em contato conosco. Será um prazer receber você na COI para dar um diagnóstico correto e um tratamento adequado. 

Clique aqui e agende uma consulta com um oftalmologista da COI! 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Ricardo Filippo

Ricardo Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários