4 cuidados para evitar as complicações da cirurgia de catarata

Cuidados antes e depois da cirurgia de catarata

A catarata é uma doença em que ocorre a opacificação do cristalino, que afeta a chegada da luz na retina comprometendo o processo de percepção das imagens. É um tipo de cegueira reversível e o tratamento mais eficaz é o cirúrgico.

A indicação de cirurgia de catarata é feita quando a incapacidade visual interfere nas atividades diárias e quando também já foram descartadas outras enfermidades que causam baixa de visão (glaucoma, retinopatia diabética, etc).

Na cirurgia ocorre o processo de facoemulsificação em que o cristalino é emulsificado e permite a colocação de uma lente intra-ocular dobrável com menor agressão às estruturas oculares. Assim como qualquer procedimento esta cirurgia não está isenta de complicações.

As complicações da cirurgia de catarata podem ser dor e vermelhidão nos olhos e inchaço nas pálpebras que pode caracterizar uma doença chamada endoftalmite. Também pode aparecer edema de córnea deixando a visão turva e em casos mais graves o deslocamento da retina. Nos casos de dor forte é aconselhável buscar socorro médico imediato.

Para garantir uma recuperação sem problemas, é necessário seguir as orientações médicas e algumas regras essenciais.

Veja, a seguir, 4 cuidados para evitar as complicações no pós-operatório da cirurgia de catarata.

Não praticar atividades físicas ou fazer grandes esforços

A prática de atividades físicas ou a realização de tarefas que exigem muito esforço devem ser adiadas até a liberação pelo médico.

Essas atividades aumentam o fluxo sanguíneo, que pode alterar a pressão intraocular e causar desconfortos ao paciente.

banner pré consulta catarata

Não utilizar maquiagem na região dos olhos

Após a cirurgia de catarata não é recomendável a aplicação de maquiagem na região dos olhos. Os cosméticos podem conter substâncias irritativas para os olhos e acabar prejudicando a recuperação.

Também não é recomendável que o paciente esfregue os olhos e evite locais com muita iluminação ou calor intenso.

Use corretamente o colírio que foi prescrito pelo médico

Primeiramente, não se deve utilizar outro colírio a não ser aquele prescrito pelo médico. Observe atentamente a prescrição médica ou peça ao seu acompanhante para verificar o nome do medicamento, a posologia e a duração do tratamento.

Lave as mãos adequadamente antes da aplicação. Recline a cabeça para trás, faça isso de preferência assentado para ficar mais confortável. Aplique a quantidade de gotas recomendada na prescrição e aguarde pelo menos 30 segundos com o olho fechado para repetir a operação no outro olho.

Procure seu oftalmologista sempre que necessário

Os resultados da cirurgia serão proporcionais aos cuidados no pós-operatório. Por isso é importante que o paciente siga as orientações clínicas repassadas pelo oftalmologista. Caso ocorra alguma alteração intensa deve-se buscar imediatamente o serviço médico.

A percepção da visão se aprimora aos poucos e em alguns casos ela se tornará perfeita após um ano de cirurgia. Por isso, o paciente precisa ter paciência e intensificar os cuidados nos primeiros dias para garantir a recuperação total da visão.

As complicações da cirurgia de catarata podem prejudicar o bem estar do paciente. As orientações demonstradas no texto são básicas, mas cruciais para a evolução bem sucedida da cirurgia.

__

Então, gostou do nosso conteúdo? Então baixe o e-Book Guia Definitivo da Cirurgia de Catarata gratuitamente, e acabe com todas as dúvidas que você possui referentes a este procedimento.

banner pré consulta catarata

Se você está próximo à Zona Oeste do Rio de Janeiro, já possui o diagnóstico de catarata e possui dúvidas sobre se é possível realizar ou não a cirurgia para correção, agende uma consulta com a COI para uma avaliação completa.

1 Comentário

• Realizei ontem a cirurgia de catarata, e hoje já tirei o tampão. Fiquei um pouco assustado em razão da visão estar bastante turva, ao contrário do que eu esperava! Lendo seu excelente artigo, porém, fiquei bem mais tranquilo. Muito obrigado pela prestação de informações que são de muita utilidade para os que necessitam!

Resposta