Você já ouviu falar de diplopia? Conhecida popularmente como visão dupla, a diplopia é caracterizada pela visão duplicada de um objeto. Existem dois tipos: a diplopia monocular (quando há apenas um olho aberto) e a diplopia binocular (que acontece quando os dois olhos estão abertos). Mas afinal, o que causa visão dupla?
O que causa visão dupla?
Como existem dois tipos de diplopia, as causas para essa condição também se diferem. No caso da visão dupla monocular, ela pode ser causada por alguma distorção da luz que passa do olho para a retina.
Aliás, nesse caso, pode ocorrer ainda mais de duas imagens. Quando isso acontece, o nome que se dá é poliopia, mas essa condição é mais rara.
Tanto na diplopia quanto na poliopia, apenas uma das imagens permanece com qualidade, enquanto a outra (ou as outras) acaba sendo prejudicada.
Existem algumas causas comuns para a diplopia monocular, que são:
- Catarata;
- Ceratocone;
- Formato da córnea com algum problema ou córnea com cicatriz;
- Astigmatismo;
- Cristalino fora do lugar correto;
Causas da diplopia binocular
Por outro lado, a diplopia binocular é causada, principalmente, pelo desalinhamento da visão dos olhos. Por exemplo, quando olhamos para um objeto e vemos ele de forma única (sem a visão dupla) significa que os dois olhos estão alinhados, apontando para o mesmo objeto. Quando isso não acontece, há a diplopia binocular.
Muitas vezes, essa condição não é percebida quando os olhos estão em linha reta, vendo objetos exatamente à frente. Assim, para que a visão dupla aconteça, os olhos precisam ir para um lado ou para o outro de maneira extrema.
Algumas das causas para a visão dupla binocular são:
- Paralisia de nervos ligados ao músculo extraocular;
- Miastenia grave;
- Botulismo;
- Síndrome de Guillain-Barré
- Obstrução de alguns movimentos dos olhos;
- Estrabismo;
Aliás, qualquer outra doença ou problema que interfira em nervos e músculos oculares podem causar a diplopia.
É preciso estar atento
Como as causas da diplopia podem ser algumas doenças mais sérias, é necessário estar atento para os motivos desse problema. Ou seja, a visão dupla pode ser um sinal de alerta para outros estados, principalmente no caso da diplopia binocular.
Essa preocupação deve ser ainda maior quando a visão dupla vier junto com fraquezas, paralisias, dormências, vertigem e qualquer outra disfunção do sistema nervoso. Além disso, quando houver dor ocular, também é necessário procurar ajuda médica.
Como a visão dupla pode ter diversas causas diferentes, é necessário que o médico especialista faça um histórico da saúde do paciente e investigue todas as possibilidades.
Além disso, os médicos também verificam a qualidade da visão do paciente, que é a parte mais importante do exame. Com algumas perguntas, chegarão ao diagnóstico e, assim, se iniciará o tratamento.
Tratamento para visão dupla
Como as causas podem ser muitas, o tratamento também será diferenciado dependendo dos motivos pelos quais a diplopia é causada. Sendo assim, tratando a doença base, é possível tratar a visão dupla, que normalmente é apenas sintomática.
Por exemplo, a catarata, que pode causar a diplopia monocular, deve ser tratada por meio da cirurgia, que remove a lente turva do olho. Essa lente pode ser substituída por uma lente intraocular (LIO). Dessa forma, a visão dupla (diplopia) e até mesmo a visão múltipla (poliopia) podem ser eliminadas.
Já o astigmatismo, que é outra causa da diplopia monocular, pode ser tratado de maneira mais simples, apenas com óculos ou lentes de contato. Ele é um dos problemas de visão mais comuns que existem.
O estrabismo é outra condição que pode causar diplopia binocular, isso porque os músculos oculares estão em disfunção. Como existem vários tipos de estrabismo, também é preciso identificar qual deles é para conseguir realizar o tratamento da visão dupla.
Ele pode ser causado por genética, erros de refração, desequilíbrio na força dos músculos oculares, doenças e síndromes neurológicas, entre outros. Algumas vezes, é necessária cirurgia para corrigir o problema.
O botulismo é ainda outra doença que pode ser o motivo da diplopia binocular. Ele é uma doença neuroparalítica grave, causada pela bactéria Clostridium botulinum. Para trata-lo, é necessário suporte, monitorização cardiorrespiratória (normalmente em uma UTI) e a eliminação da bactéria.
Você já teve alguma vez visão dupla? Ainda tem alguma dúvida em relação a esse problema? A Clínica de Oftalmologia Integrada (COI) pode auxiliar você. Entre em contato com um de nossos atendentes.