O que é Ceratocone? Quais os sintomas? Quais são os melhores tratamentos? Descubra.

O que é ceratocone

O ceratocone é uma doença ocular progressiva que afeta a estrutura da córnea, a parte frontal transparente do olho. Nessa condição, a córnea começa a afinar e a curvar para fora em forma de cone, em vez de ter uma curvatura suave e regular. Saiba mais sobre Ceratocone neste artigo.

O ceratocone é uma enfermidade do olho em que a córnea fica mais fina e seu formato se altera, com uma aparência cônica em vez de uma esférica adequada, e consequentemente causa a distorção do que se vê. No post de hoje vamos conferir mais sobre o que é ceratocone e mais informações sobre a doença, que deve ser sempre tratada por um especialista em ceratocone. Confira!

O que é ceratocone?

A doença ceratocone é uma ectasia da córnea que se caracteriza por tornar o órgão mais fino. Conforme a córnea se torna fina, a pessoa nota uma acuidade baixa dos olhos, podendo variar de moderada a grave, o que vai depender do quanto o tecido corneado foi prejudicado. Muitos pacientes não notam que sofrem dessa enfermidade já que ela começa como um astigmatismo ou miopia. O ceratocone pode evoluir de forma rápida ou levar anos para se manifestar.

Assista nosso vídeo exclusivo sobre ceratocone e fique por dentro:

Quais os sintomas do ceratocone?

Os indivíduos com o ceratocone, afirmam que começam a enxergar de forma desfocada, e assim procuram um médico para a receita de lentes com o intuito de corrigir o problema. Nas fases precoces, os sintomas da enfermidade podem ser iguais ao de outro problema refrativo do nosso olho. Com a evolução do ceratocone a visão fica deteriorada e em alguns casos de maneira muito rápida. Geralmente a doença não apresenta manifestação de dor, e um de seus sintomas mais clássicos é a poliopia, em que o paciente tem a percepção de multiplicidade do objeto.

Quais as causas do ceratocone?

As causas para o ceratocone podem se associar a alterações físicas, moleculares e bioquímicas no tecido da córnea. É provável que o ceratocone é o resultado de várias condições, e a medicina já reconhece sua associação com enfermidades alérgicas, hereditárias, sistêmicas, além da utilização prolongada de lentes de contato. Mesmo sem conhecer a causa, o que se sabe, é que podem ser percebidos períodos de estabilidade e de agravamento do ceratocone. O diagnóstico da doença é baseado em detalhes clínicos e com exames como a topografia, que indica em imagem a forma exata da córnea.

Ceratocone é grave?

O ceratocone é grave quando não tratado, principalmente por ser uma condição que pode evoluir e ocasionar até mesmo a perda de visão do paciente. Caso o diagnóstico seja feito precocemente e o tratamento realizado da forma correta, é uma condição que não costuma gerar grandes problemas.

Quais os tratamentos para ceratocone?

O tratamento da doença depende muito da gravidade do estado do paciente.

Correção

De início os óculos conseguem corrigir o problema do astigmatismo e da miopia. Mas, conforme a doença evolui a visão do paciente já não se adapta de forma correta e exige a utilização das lentes de contato para regularizar a superfície da córnea e, assim, melhorando o foco dos raios luminosos e proporcionando uma visão mais apurada. Depois, se as lentes não garantem uma visão satisfatória ou ainda se o paciente sofre uma intolerância a elas, um transplante da córnea é recomendado pelo médico.

Cirurgias

Na cirurgia penetrante saiba que o transplante da córnea da pessoa é o tipo de tratamento mais comum. No processo, a córnea do paciente que sofre da doença é removida e o órgão da pessoa que doou é reinserido na pessoa enferma.

Já na lamelar o órgão do paciente é removido na profundidade e o botão da córnea que foi doada é suturado na região.

Saiba mais: Cirurgia de ceratocone: quem pode fazer e indicações

Crosslinking

O procedimento é uma cirurgia que faz uso da luz ultravioleta e da vitamina B12 (riboflavina), com o objetivo de estacionar a doença e, dessa forma, evitar a evolução ou piora do quadro do paciente. O tratamento é indicado em casos de pacientes que apresentaram uma piora do ceratocone, comprovada por exames de topografia de córnea.

_
 
Então, gostou do nosso conteúdo? Então baixe o e-Book Guia Definitivo sobre Ceratocone gratuitamente, e acabe com todas as dúvidas que você possui referentes a este procedimento.
Se você está próximo à Zona Oeste do Rio de Janeiro, e possui dúvidas sobre se é possível realizar ou não a cirurgia para correção do ceratocone, agende uma consulta com a COI para um diagnóstico completo.
Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.
Mulher sorrindo usando o computador de óculos

O que é a falsa miopia?

A falsa miopia é um problema ocular que afeta de forma temporária a capacidade da pessoa enxergar objetos distantes. Veja quais os sintomas dessa condição

Imagem de um teste de diabetes sendo realizado na mão

Como a diabetes pode afetar a visão?

A diabetes afeta a visão quando o nível de glicose do sangue está alto, provocando alterações oculares que podem causar o desenvolvimento de doenças como

Comentários