Cirurgia de catarata em idosos: benefícios, riscos e cuidados pós-operatórios

Paciente deitado na cama hospitalar, durante a cirurgia de catarata.

Os idosos são o grupo de maior risco para a catarata, uma doença progressiva que contribui para a perda da visão. Além do fator envelhecimento, a catarata pode ser desencadeada pela exposição ao sol, diabetes, uso de medicamentos e herança genética. Pessoas maiores de 60 anos correm maior risco; entenda!

A visão turva é um sintoma da catarata que pode chegar de mansinho e comprometer a visão das pessoas na terceira idade. Com o passar do tempo, essa opacificação do cristalino em idosos dificulta a realização de tarefas simples, como costurar, cozinhar, ler e até mesmo dirigir o próprio carro.

Apesar de assustadora, a catarata é uma doença reversível, comum em pessoas que estão envelhecendo, e pode ser tratada por meio de uma cirurgia moderna e pouco invasiva. Em poucos dias, o paciente volta a viver normalmente, enxergando tudo e todos ao seu redor.

Quer saber mais a respeito da cirurgia? Então você veio ao lugar certo! Nesse artigo, vamos te contar tudo sobre a visão turva em idosos, como funciona a cirurgia, riscos envolvidos, quem pode ou não fazer o procedimento e muito mais. Confira a seguir!

O que é a catarata e por que é comum em idosos?

A catarata é uma doença dos olhos na qual o cristalino, lente natural que ajuda a focalizar a luz nos nossos olhos, se torna opaca ou turva. Se não tratada, essa opacificação leva a uma cegueira completa.

Ela é comum em pessoas idosas porque resulta de um processo natural de envelhecimento das estruturas que compõem os nossos olhos. Desse modo, costuma se desenvolver a partir dos 60 anos.

Além do envelhecimento, a principal causa da catarata, podemos citar outros fatores que desencadeiam a condição, como:

• Exposição prolongada à luz ultravioleta (UV) que danifica as proteínas do cristalino;
  • Histórico familiar, sugerindo predisposição genética;
  • Doenças metabólicas, como diabetes;
  • Uso prolongado de medicamentos corticosteróides;
  • Tabagismo e consumo excessivo de álcool, ambos associados a danos nas células oculares;
  • Traumas oculares ou inflamações que podem afetar o cristalino.

Para acompanhar a saúde ocular em idosos, é preciso ficar atento aos sintomas, sendo alguns deles a visão embaçada, com a sensação de olhar por uma janela suja ou nublada; sensibilidade à luz (fotofobia); visão de cores desbotadas ou amareladas e a dificuldade para ler ou realizar atividades que exigem foco visual.

Como funciona a cirurgia de catarata?

Para idosos, a cirurgia é comum e eficiente, capaz de restaurar a visão. Nela, o objetivo é remover o cristalino opaco (que causa a visão turva) e substituí-lo por uma lente intraocular (LIO) artificial, que devolve a clareza visual.

O procedimento é feito com anestesia local (gotas anestésicas no olho) ou uma leve sedação para deixar o paciente confortável e sem dor. Assim, ele fica acordado, mas não sente a operação.

Para ter acesso ao cristalino, o cirurgião faz uma pequena incisão na córnea, camada frontal transparente do olho. Esse corte é muito pequeno e não requer pontos na maioria dos casos, pois se fecha naturalmente.

A técnica mais usada para remover a catarata é chamada de cirurgia de facoemulsificação. Nesta modalidade, o cirurgião usa uma sonda ultrassônica que emite vibrações para fragmentar o cristalino opaco, transformando-o em pequenas partículas aspiradas cuidadosamente para fora do olho.

Depois que o cristalino danificado é removido, uma lente intraocular dobrável é colocada através da mesma pequena incisão, posicionando-se adequadamente no lugar do cristalino removido.

Após o implante da lente, o cirurgião verifica se a lente está corretamente posicionada e fecha a incisão, que não precisa de pontos, pois é auto selante.

Quanto tempo dura uma cirurgia de catarata em idoso?

A cirurgia é rápida, durando entre 15 e 30 minutos por olho. Nos casos em que os dois olhos estão opacos, o cirurgião costuma operar um olho de cada vez, com um intervalo de alguns dias ou semanas entre as cirurgias.

Quais são os benefícios de realizar a cirurgia de catarata em idosos?

Sem dúvidas, um dos principais benefícios da cirurgia de catarata é a restauração da clareza visual, já que ela consegue eliminar a opacidade causada pela doença. A partir daí, o paciente desfruta do:

• Aumento da qualidade de vida, pois ela facilita a realização de atividades diárias, como ler, dirigir e ver televisão;
  • Maior independência para tarefas que exigem visão nítida;
  • Redução do risco de quedas em ambientes domésticos e externos;
  • Melhor percepção de cores, que ficam mais nítidas e brilhantes;
  • Conforto visual, com a diminuição da sensibilidade à luz e o desconforto com reflexos;
  • Possível redução da dependência de óculos, principalmente para visão à distância.

Quais são os riscos envolvidos na cirurgia de catarata?

Embora esse procedimento oftalmológico seja considerado seguro e tenha altas taxas de sucesso, como qualquer cirurgia, ela envolve riscos. Para te ajudar a se preparar, listamos os principais riscos da cirurgia de catarata abaixo:

• Infecção: é raro, mas existe o risco de infecção ocular (endoftalmite) após a cirurgia;
  • Inflamação: pode ocorrer inflamação leve nos primeiros dias após o procedimento, controlada com colírios;
  • Pequenos sangramentos durante a cirurgia;
  • Descolamento da retina, mas essa condição também é rara;
  • Aumento da pressão ocular temporária;
  • Turbidez na cápsula posterior, causando visão turva (conhecido como “catarata secundária”), que pode ser corrigida com um procedimento a laser;
  • Deslocamento da lente intraocular, exigindo um ajuste ou uma nova cirurgia;
  • Visão dupla ou distorcida;
  • Reação alérgica a medicamentos;
  • Cegueira: muito rara, mas uma complicação grave pode levar à perda de visão.

Qual o limite de idade para cirurgia de catarata?

A cirurgia pode ser feita em pacientes de qualquer idade, caso estejam em boas condições de saúde e não apresentem contraindicações específicas. Nos idosos, esse procedimento é comum, e muitos pacientes com 80, 90 ou até mais de 100 anos passam por ele com sucesso.

Como é o processo de recuperação pós-operatória?

A recuperação pós-cirurgia de catarata  costuma ser rápida e com pouca dor. Nas primeiras 24 a 48 horas, a visão pode ficar um pouco embaçada e a sensação de desconforto leve é comum. Além disso, o paciente pode sentir uma leve irritação ou coceira.

Contudo, não se desespere! A visão tende a melhorar rapidamente nos primeiros dias, e em algumas semanas se estabiliza completamente, basta seguir as recomendações do oftalmologista para garantir uma recuperação bem-sucedida.

Quais cuidados devem ser tomados após a cirurgia?

Os cuidados após cirurgia de catarata envolvem o uso de colírios indicados pelo oftalmologista, para prevenir infecções e controlar a inflamação. Além disso, você precisa:

• Evitar esfregar os olhos e usar óculos de sol ou uma proteção ocular, especialmente ao sair;
  • Evitar levantar pesos, exercícios extenuantes e atividades que possam causar pressão nos olhos nas primeiras semanas;
  • Não molhar os olhos com água ou produtos de beleza durante a recuperação inicial, como ao tomar banho;
  • Evitar ambientes com poeira e fumaça para reduzir o risco de irritação e infecção

Quando é recomendado realizar a cirurgia de catarata?

O tratamento de catarata em idosos é recomendado quando a visão turva, embaçada ou desfocada causada pela catarata começa a afetar significativamente a qualidade de vida do paciente, dificultando atividades diárias.

Além disso, a cirurgia é indicada quando o desconforto visual, a sensibilidade à luz e a dificuldade em adaptar a prescrição óptica não podem ser resolvidos com óculos ou lentes de contato.

Quem não pode fazer cirurgia de catarata?

Infelizmente, os pacientes que sofrem das seguintes comorbidades não podem realizar a cirurgia de catarata para tratar a visão turva, e precisam verificar com seus médicos a possibilidade de tratamentos secundários:

• Infecções oculares ativas;
  • Doenças oculares graves (como glaucoma avançado ou degeneração macular);
  • Problemas de saúde geral não controlados (como diabetes descontrolado ou doenças cardíacas graves);
  • Expectativas irreais sobre os resultados;
  • Outras condições oculares complexas;
  • Distúrbios graves de coagulação.

Quais são as alternativas para quem não pode fazer a cirurgia?

Para pacientes que não podem se submeter à cirurgia de catarata, algumas alternativas incluem:

• Óculos ou lentes de contato para melhorar a visão;
  • Ajustes na iluminação da casa e lentes de aumento para reduzir o impacto da catarata na visão;
  • Uso de dispositivos de assistência visual, como lupas eletrônicas e dispositivos de leitura;
  • Tratar ou gerenciar outras condições oculares ou sistêmicas que possam estar afetando a visão;
  • Acompanhamento regular para reavaliar as opções de tratamento, conforme necessário.

Este artigo revelou que a cirurgia de catarata é um procedimento eficaz e comum para restaurar a visão em idosos, melhorando a qualidade de vida ao eliminar a opacidade do cristalino. A recuperação pós-operatória é rápida, com cuidados específicos para garantir um resultado bem-sucedido e minimizar riscos.

Apesar de segura, a cirurgia para restaurar a visão turva não é adequada para todos, especialmente para aqueles com infecções oculares ativas, doenças oculares graves, problemas de saúde não controlados, complicações pós-operatórias ou distúrbios graves de coagulação.

Se você está lidando com a catarata e outras dificuldades visuais, nossa equipe especializada pode oferecer uma avaliação detalhada e tratamentos avançados para restaurar a clareza da sua visão.

Não deixe a catarata limitar sua qualidade de vida, agende uma consulta na COI e descubra como podemos ajudar você a ver o mundo com novos olhos!

Banner com botão para agendar sua consulta.
Picture of Dr. Ricardo Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Dr. Ricardo Filippo é especialista em oftalmologia e produz conteúdos sobre saúde ocular.