Qual é a diferença entre a cirurgia de catarata pelo SUS e a paga

existe cirurgia e catarata pelo sus?

A catarata é caracterizada pela opacidade do cristalino — a lente natural do olho. A doença deixa a visão nebulosa e, sem o tratamento adequado, pode levar à cegueira. Por isso, é motivo de preocupação para tantos pacientes, que ficam na dúvida se é possível conseguir a cirurgia de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A catarata é uma doença progressiva e suas causas são variadas, como avanço da idade, diabetes, traumas, inflamações, deficiência congênita, glaucoma, entre outras. O importante é buscar o tratamento adequado, assim que surgirem os primeiros sintomas, para evitar a perda de visão.

Atualmente a cirurgia de catarata é a única forma de curar a catarata, isso porque por meio dela a lente natural do olho é substituída por uma nova lente que devolve a visão perfeito ao paciente.

Quer saber se você pode fazer a cirurgia de catarata pelo SUS? Confira nosso post e tire todas as suas dúvidas!

É possível fazer a cirurgia de catarata pelo SUS?

Sim é possível fazer cirurgia de catarata pelo SUS pois essa é uma das cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS). Para poder realizar a cirurgia de catarata pelo SUS é necessário passar por um médico oftalmologista do SUS em algum dos hospitais públicos para que ele possa avaliar o caso, e se é preciso ou não fazer a cirurgia de catarata.

A fila de espera para uma consulta no Rio de Janeiro é de 161.037 pessoas, isto atualizado na data de 18 de Fevereiro de 2022, com o tempo médio de 55 dias para consultas e 37 dias para exames, de acordo com o levantamento do Portal da Transparencia SISREG.

O problema é que, dependendo do município, a espera pode ser grande. O Ministério da Saúde lançou, em 2004, a Política Nacional de Cirurgias Eletivas, com o objetivo de ampliar a oferta de procedimentos cirúrgicos já disponíveis, incluindo nessa listagem os de catarata.

cinco fatores que influenciam o aparecimento da catarata ocular

Como conseguir o agendamento?

Para realizar esse procedimento no sistema público, o primeiro passo é agendar uma consulta com um médico do SUS. Ele fará a avaliação do paciente e, constatando a doença, solicitará a cirurgia.

Com esse pedido em mãos, é preciso se dirigir ao posto de saúde do seu bairro, que verificará quais hospitais realizam o procedimento. Feito isso, o pedido entra na fila de espera. Quando surgir a vaga, o atendente do posto de saúde telefona, avisando que a cirurgia de catarata está marcada.

Como agir em casos de urgência?

Em casos de urgência e demora na fila de espera do SUS, o recomendado é que o paciente procure um advogado ou a Defensoria Pública. Dessa maneira, ele pode conseguir um mandado judicial para que o governo seja obrigado a pagar a cirurgia em um hospital particular — devido à gravidade da doença.

Como o procedimento cirúrgico é feito?

A cirurgia de catarata consiste em dissolver a catarata com o ultrassom e inserir uma (um novo cristalino artificial) para que o paciente volte a enxergar. É um procedimento cirúrgico considerado de baixa complexidade, realizado com anestesia local e que leva, em média, meia hora. O melhor é que não há necessidade de internação.

Passo a passo da cirurgia de catarata

Para o indivíduo que estava com sérias dificuldades para enxergar, a sensação é de vida nova, pois a visão melhora imediatamente e se restabelece por completo em um mês.

Se você sentir a visão embaçada ou dupla, estiver com dificuldades de enxergar objetos distantes ou com muita sensibilidade à luz, não hesite em procurar um oftalmologista. É possível fazer a cirurgia de catarata pelo SUS, mas é importante ficar atento para que uma longa espera não traga consequências graves, como a cegueira.

Por que você deve procurar por um bom especialista

Temos o péssimo hábito de postergar os cuidados com a saúde ou confiar em qualquer profissional. Isso é um risco! Problemas que não são devidamente tratados podem evoluir para quadros mais graves, por isso é sempre importante procurar o acompanhamento médico adequado.

Com a saúde dos olhos não é diferente. Para encontrar um oftalmologista bem conceituado busque referências, pesquise, veja as avaliações de outros pacientes, observe o currículo e a especialidade do profissional.

O mesmo cuidado vale na hora de escolher uma clínica. Analise indicações e depoimentos de pessoas que já fizeram tratamentos no local, veja a reputação da instituição, conheça o corpo clínico, o nível de especialização e o histórico profissional dos médicos.

Não entregue sua saúde nas mãos de qualquer pessoa! Hoje, é muito mais fácil realizar uma pesquisa antes de escolher um profissional. Você pode acessar informações no site da clínica, entrar em contato e esclarecer todas as dúvidas previamente.

Tratamento com a Clínica de Oftalmologia Integrada

Na Clínica de Oftalmologia Integrada, o tratamento é feito com tecnologia de última geração. A instituição conta com corpo clínico altamente qualificado, equipamentos modernos, centro cirúrgico próprio e muito bem estruturado.

Nela, você é tratado com respeito, humanidade e excelência no atendimento. Todos os profissionais estão preparados para examinar, diagnosticar e cuidar de qualquer problema oftalmológico, sempre priorizando o bem-estar do paciente.

Dentre os diversos tratamentos oferecidos, os mais procurados são cirurgia de catarata e cirurgia refrativa a laser — para casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Não adie mais os cuidados com a saúde dos seus olhos. Seja para realizar a cirurgia de catarata, seja para tratar qualquer outro problema oftalmológico, busque acompanhamento especializado e melhore a sua qualidade de vida.

Se você quiser saber ainda mais sobre o procedimento cirúrgico realizado para a correção da catarata, você pode baixar gratuitamente o nosso e-Book Guia Definitivo Da Cirurgia de Catarata e tirar todas as suas dúvidas, ou ainda, agendar uma consulta com um de nossos especialistas em nossa clínica, localizada na Zona Oeste do RJ!

Saiba mais sobre a Catarata

Perguntas Frequentes sobre Catarata

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários